Casal lança canal no YouTube para ensinar receitas em língua de sinais

O canal Chef Cenoura no YouTube tem uma peculiaridade que o torna diferente da maioria dos canais de culinária na internet. Em todos os vídeos, Débora Claudio Dable, uma das fundadoras do canal, ao lado do namorado Felipe Dable, interpreta as receitas fazendo a língua de sinais, enquanto Felipe pilota o fogão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O canal é uma versão audiovisual das receitas que os dois publicam há dois anos no blog Chef Cenoura. Outro diferencial é que as receitas são ovo-lacto-vegetarianas. O casal reproduz algumas receitas publicadas no blog e apresenta outras inéditas. Um amigo do casal, Lucas Costa, faz a direção e captação das imagens.

“A língua brasileira de sinais tem uma gramática diferente do português, então não é tão fácil acompanhar um vídeo com legendas para um surdo. Na minha família, sempre falamos em português e Libras ao mesmo tempo, porque minha irmã mais velha é surda profunda”, contou Débora.

A ideia de criar o canal surgiu num feriado, depois que Débora perguntou à irmã se facilitaria para ela entender as receitas em vídeos com Libras. “Ela disse que se pudesse aprender receitas por vídeo cozinharia muito mais. Se não facilitasse para os surdos, não faríamos os vídeos neste formato”.

Débora e Felipe se conheceram na faculdade de psicologia, no Rio Grande do Sul. Ela já falava Libras e ele já cozinhava, influenciado pela mãe, que é especialista em gastronomia francesa, e pelo pai: cozinheiro amador dos melhores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2014, após sete anos juntos, eles criaram o blog para ajudar os familiares e amigos surdos e mudos a entenderem o que comem. Hoje, Débora é interprete na UTFPR e professora de Libras na Universidade Positivo e Felipe dá aulas de Psicologia na mesma universidade. A dupla já publicou 15 vídeos e o retorno tem agradado: “Surdos de todo o Brasil nos procuraram agradecendo. Teve uma menina ouvinte que mandou mensagem e disse que está estudando Libras e que vai aproveitar para estudar cozinha assistindo ao nosso canal”, comemora Débora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

via [bom gourmet]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,782,693SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Canal no Instagram encoraja mulheres a comemorar suas estrias

Duas mulheres, mães, criaram uma conta no Instagram chamada Love Your Lines (Ame suas Linhas), para incentivar as mulheres para postar fotos de suas estrias e comemorar o seus...

Homem tetraplégico volta a caminhar usando traje robótico controlado pelo cérebro

Um homem tetraplégico conseguiu mover todos os seus quatro membros paralisados usando um traje robótico especial controlado pelo seu cérebro! Conhecido como Thibault, o rapaz...

Motoboy flagrado chorando pela moto quebrada compra moto nova graças à vaquinha

As lágrimas agora do jovem Mikael não são mais de tristeza, mas de gratidão!

Vídeo de funcionário de lanchonete ajudando uma idosa a comer viraliza na web

Ridge Charles, que trabalha em uma lanchonete em Louisville, no Estado norte-americano de Kentucky, foi filmado ajudando uma senhora com problemas motores a se...

Projeto indica lugares onde é permitido fazer graffiti nas cidades

Quem é que não gosta de ver o cinza da cidade ser colorido por graffitis que trazem mais vida ao caos urbano? Todo mundo,...

Instagram