João Marcos Cunha Filho, de 24 anos, é estudante de Arquitetura e Urbanismo. Ele se candidatou a vereador de Colatina, no Espírito Santo, mas não foi eleito.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As propostas do estudante eram focadas no meio ambiente e, apesar de não ter sido eleito, o jovem decidiu transformar os 873 votos que recebeu em árvores que serão plantadas em quatro anos.
A ideia surgiu para cumprir uma promessa de campanha: reflorestar nascentes, margens de rios e topos de morros em Colatina, município que sofreu os imactos ambientes do romprimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015. João disse em entrevista ao Catraca Livre que já plantou algumas mudas de paineira rosa, ipê amarelo e pata de vaca.
Depois que soube do resultado da eleição, o estudante fez um post no Facebook para explicar o projeto e mobilizar pessoas interessadas em participar. “Agora, estou em busca de doação de mudas e sementes. Pretendo, com as sementes, criar minhas próprias mudas que serão doadas e também plantadas por mim”, afirma.
Leia Mais
Para conseguir realizar o plantio de 873 árvores, ele pretende se juntar aos professores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A parceria com os professores vai ajudar a fazer um mapeamento das nascentes e locais de risco de demoronamento em Colatina.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Após feita a análise, pretendo buscar ajuda dos profissionais do Instituto Terra para decidir quais espécies trarão melhor resultado para cada região e saber qual a forma correta de reflorestar as nascentes, processo bem mais complexo do que simplesmente plantar árvores no local”, completa.
Foto: Arquivo Pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.