Canela pode ajudar no controle da diabetes, aponta estudo brasileiro

A diabetes ainda faz parte de um índice preocupante para a saúde pública no Brasil. São cerca de 16,8 milhões de adultos diagnosticados, além daqueles que nem sequer imaginam que sofrem com o problema. Os dados são do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas as boas expectativas de controle da doença podem aumentar, de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Eles descobriram que um item simples e bastante comum em nossas casas pode ser capaz de ajudar no controle da síndrome: a canela. Pois é! Seu consumo diário pode reduzir os níveis de hemoglobina glicada e da glicemia em jejum e melhorar a disponibilidade da insulina no sangue.

canela para o tratamento de diabetes
A canela é capaz de reduzir os níveis de hemoglobina glicada, glicemia em jejum e melhorar a disponibilidade da insulina no sangue | Foto: Pìxabay

Teste apresentou resultados eficazes durante o estudo

A pesquisa da UFC, feita em parceria com outras instituições, teve o resultado publicado no dia 6 de fevereiro no Journal of the American College of Nutrition.

Os pesquisadores iniciaram o ensaio clínico em dezembro de 2019, reunindo 140 voluntários diagnosticados com diabetes tipo 2 que faziam uso de medicamentos orais para a doença e registravam índice de hemoglobina glicada maior ou igual a 6,0%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

canela para o tratamento de diabetes
Foto: Pixabay

Os voluntários foram divididos igualmente em dois grupos. O primeiro ingeriu diariamente 3 gramas (quatro cápsulas) de canela em pó durante três meses. Já o segundo ingeriu placebo da mesma forma e durante o mesmo período. A rotina deles também não foi modificada para que os resultados não sofressem alterações.

As respostas positivas já começaram a surgir nos primeiros 90 dias. Os pacientes que faziam uso da canela tiveram redução média de 0,21% nos índices de hemoglobina glicada e diminuição do índice de glicemia em jejum. Já o grupo que utilizou o placebo teve aumento em todas as duas taxas.

canela para o tratamento de diabetes
Foto; Freepik

Com os dados da glicemia em jejum e insulina, os pesquisadores conseguiram calcular o índice HOMA-IR, que mensura se a resistência à insulina está alta ou não. “Pacientes com diabetes já possuem alteração nesse índice, mas, com o tempo, pode-se avaliar se a resistência à insulina está piorando ou se se mantém estável, com níveis aceitáveis para um bom gerenciamento da doença”, explica José Claudio Lira, principal autor do artigo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

José também explica que os resultados obtidos nos primeiros 3 meses foram muito satisfatórios. “A redução de 0.21% corresponde a cerca de 47 mg/dL dos valores de glicemia. Considerando que o paciente com diabetes deve estar com valores entre 100-160 mg/dL, reduzir 47 mg/dL em três meses é muita coisa, ainda mais considerando que é um produto natural.”

Além da canela, o grupo testou maracujá, cúrcuma e gengibre. José informou que eles também iniciarão os testes com café. “Queremos formar um conjunto de possibilidades para ajudar no controle do diabetes. No futuro, quem sabe poderemos produzir um fitoterápico misturando as substâncias que foram mais efetivas para isso”, completa.

Que descoberta, hein 👏

Fonte: Abori

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conheça no Cafezoom a história da Marina Aguiar, que foi milagrosamente curada de um câncer, formou-se em Medicina e fez residência em Hematologia no mesmo hospital onde finalizou seu tratamento. Saiu como paciente, voltou como médica!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cientistas brasileiros identificam espécie de peixe-boi extinta há 40 mil anos

A fauna brasileira é muito rica e mais uma vez conseguimos provas disso! Pesquisadores brasileiros identificaram uma espécie de peixe-boi que está extinta há...

Após pedido comovente em rodovia, menino ganha festa de aniversário de desconhecidos [VÍDEO]

O menino Gabriel Zacarias nunca teve uma festa de aniversário. Este ano, ele teve a ideia de pedir ajuda para quem passava pela PR-497,...

‘Samu veterinário’ resgata 96 cachorros após um mês de funcionamento em Curitiba (PR)

Dentro da ambulância, os animais recebem os primeiros socorros. Depois, são levados para outro espaço para ter a recuperação completa.

Cãozinho rejeitado por não ter um olho é adotado por homem com condição física igual a sua

Essa é mais uma daquelas histórias que você diz: “um nasceu para o outro”. O americano Jordan Trent ficou cego de um olho aos...

Pequeno herói de 8 anos salva irmã caçula de afogamento nos EUA

Tino está sendo chamado de herói após salvar a irmã de apenas 18 meses de um afogamento na piscina de casa, na Califórnia (EUA)....

Instagram