Canudinho comestível é alternativa sustentável ao plástico

Você sabia que a vida útil de um canudinho plástico é de aproximadamente 4 minutos, mas que, no entanto, ele leva mais de 400 anos para se decompor na natureza? A solução para este problema é um canudinho comestível. O Sorbos é comestível, biodegradável, reciclável e feito com açúcar, gelatina e amido de milho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Estudos estimam que, até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes e isso é muito sério. Precisamos mudar este panorama o quanto antes e transformar nossa forma de consumo e foi pensando nisso que os espanhóis, Víctor Sánchez, Enric Juviña, Michael Baraffé e Carlos Zorzano criaram este canudo, que pode ou não ser aromatizado nos sabores de: limão, lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre e possui apenas 24 calorias.
Relacionado: Pesquisadores brasileiros desenvolvem plástico orgânico comestível que se decompõe em 3 meses
Leia Mais
Sánchez trabalhava como bartender em um restaurante e contou ao site Conexão Planeta que viu no problema ambiental uma oportunidade de negócio: “Eu trabalhava como bartender e pensei em fazer um produto que oferecesse uma experiência diferente ao consumidor, mas de maneira sustentável”. Apesar da invenção parecer simples, eles levaram mais de um ano para chegar na fórmula ideal, já que o grande desafio era fazer um canudinho que não se desfizesse nas bebidas e também que, não deixasse gosto algum: “Levamos mais de um ano para conseguir uma formulação exata para que o produto cumprisse sua função de canudo, sem alterar o sabor da bebida e nem desmancha”, afirma Víctor Sánchez em entrevista ao site.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Canudinho comestível premiado
Depois de diversos testes eles finalmente chegaram à fórmula final e hoje o Sorbos é capaz de aguentar até 25 minutos em bebidas frias e geladas, sem derreter. Uma invenção incrível desta pode mudar o futuro da humanidade (sem exagero!), é patenteada por uma startup de Barcelona e já ganhou 2 prêmios na Espanha nas categorias inovação e sustentabilidade.
O canudinho plástico está entre os 10 produtos mais encontrados nas praias e oceanos e apesar de o preço do Sorbos ser um pouco mais caro que o convencional, acredita-se que, esta iniciativa em pouco tempo, estará presente no mundo inteiro, já que, além do mais, atualmente vários países já estão começando a proibir o plástico.
Com informações de Conexão Planeta
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos: Divulgação Sorbos
Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.