Adeus ao canudo de plástico: conheça o canudo comestível com sabor de fruta

Três alunos da faculdade de Química da ETEC Amim Jundi, em Osvaldo Cruz, no interior paulista, desenvolveram um canudo que além de biodegradável, é também comestível, com sabor de fruta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A invenção faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes e é fruto de seis meses de pesquisas e observações.

Alex Vidotto, Aline Molena e Ariane Guerra produziram um polissacarídeo (substância semelhante ao açúcar) a partir de bagaços e cascas de frutas como abacaxi, morango, uva, manga e maracujá.

O resultado é surpreendente: o canudo é flexível e possui o sabor e a cor característica da fruta utilizada para produzi-lo. Não são utilizados aromatizantes durante o processo e o produto final mantém as propriedades naturais das frutas.

Estudantes de Química desenvolvem canudo comestível em Osvaldo Cruz (SP)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Durante testes para garantir as características biodegradáveis e a solubilidade do canudo comestível, os estudantes o submeteram à água do mar.

Leia também:

Alex, Aline e Ariane afirmam que a invenção tem como objetivo “ajudar a diminuir o consumo de plástico no nosso país”. De acordo com um estudo publicado pelo Banco Mundial, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: JM Online/Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,261,441SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Hospital incentiva a todos a escreverem mensagens de apoio a pacientes com câncer de próstata

Mês passado tivemos o Outubro Rosa, mês voltado para a luta contra o câncer de mama. Este mês temos o Novembro Azul, que está...

Dove lança diferentes embalagens para mesmo produto em apoio à diversidade

Felizmente, parece aumentar o número de marcas que nos incentivam a nos aceitarmos como somos, e que ajudam a desmistificar o padrão de beleza. E...

Jovem faz vaquinha para pedreiros conseguirem ir ao show de Paul McCartney

Com uma boa ação, a jovem de Porto Alegre, Antonella Vanoni conseguiu realizar o sonho de 2 ajudantes de pedreiros que trabalham para a sua...

Pesquisa revela os impactos afetivos e sociais das tecnologias digitais no comportamento dos jovens

Pesquisa Juventudes e Conexões levantou pontos positivos e negativos que jovens entre 15 e 29 anos, das cinco regiões do país, sentem sobre a influência da tecnologia nas suas vidas.

Ação promove novas amizades entre desconhecidos nos ônibus de RS

Quantas amizades começaram com um "Será que vai chover?" ou uma conversa banal sobre a novela de ontem. Com esse pensamento foi colocado nos...

Instagram