Início SUSTENTABILIDADE Ambiente Adeus ao canudo de plástico: conheça o canudo comestível com sabor de...

Adeus ao canudo de plástico: conheça o canudo comestível com sabor de fruta

Três alunos da faculdade de Química da ETEC Amim Jundi, em Osvaldo Cruz, no interior paulista, desenvolveram um canudo que além de biodegradável, é também comestível, com sabor de fruta.

A invenção faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes e é fruto de seis meses de pesquisas e observações.

Alex Vidotto, Aline Molena e Ariane Guerra produziram um polissacarídeo (substância semelhante ao açúcar) a partir de bagaços e cascas de frutas como abacaxi, morango, uva, manga e maracujá.

O resultado é surpreendente: o canudo é flexível e possui o sabor e a cor característica da fruta utilizada para produzi-lo. Não são utilizados aromatizantes durante o processo e o produto final mantém as propriedades naturais das frutas.

Estudantes de Química desenvolvem canudo comestível em Osvaldo Cruz (SP)

Durante testes para garantir as características biodegradáveis e a solubilidade do canudo comestível, os estudantes o submeteram à água do mar.

Leia também:

Alex, Aline e Ariane afirmam que a invenção tem como objetivo “ajudar a diminuir o consumo de plástico no nosso país”. De acordo com um estudo publicado pelo Banco Mundial, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: JM Online/Fotos: Divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,201FãsCurtir
1,669,987SeguidoresSeguir
8,194SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram