E o uso de canudos de plástico para pessoas com deficiência física?

No último dia 25 de junho, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou o projeto de lei que proíbe o fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, padarias, hotéis, clubes noturnos e eventos musicais) na cidade. O texto, de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), prevê que podem ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Lei ainda deve definir as exceções para pessoas com deficiência física que necessitam dos canudos de plástico para ingerir líquidos e também como a fiscalização deve ser feita.

O descumprimento da lei varia de advertência para a primeira vez, passando por multa e até o fechamento do estabelecimento na sexta autuação. No Brasil, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Camboriú (SC), Ilhabela (SP), Santos (SP), Rio Grande (RS) e todo o Estado do Rio Grande do Norte já sancionaram leis de proibição dos canudos.

canudos de plástico pessoa deficiência

Tendo em vista o debate sobre o uso dos canudos de plástico em todo o mundo, a AACD esclarece alguns pontos a respeito da utilização desses materiais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

– Os canudos de plástico são indicados com frequência para as pessoas com deficiência, crianças e adultos. O canudo de plástico possibilita um posicionamento mais adequado para a realização de uma sucção eficiente, além de facilitar o controle da velocidade e do volume de bebida que será ingerido – fatores que, quando não controlados, podem ocasionar engasgos.

– As alternativas para os canudos de plástico – metal, vidro, bambu e papel, por exemplo -, nem sempre são indicados para pessoas com deficiência, pois seus materiais podem causar lesões ou dificultar a sucção, devido aos reflexos patológicos e movimentações incomuns apresentadas por estas pessoas, além de não serem seguros para a ingestão de líquidos quentes.

– Além da questão relacionada ao uso de canudos pelas pessoas com alguma deficiência, ressaltamos a importância da preservação do meio ambiente. Sendo assim, existe a necessidade do descarte correto dos canudos plásticos, bem como de saneamento e tratamento adequado para o lixo, reduzindo a ocorrência de danos.

– Tendo em vista os fatores mencionados acima, a AACD recomenda que os estabelecimentos comerciais disponibilizem canudos plásticos biodegradáveis para as pessoas com deficiência. Assim, será mantido o respeito ao meio ambiente sem prejudicar quem precisa utilizar o material plástico.

Pontos importantes e que devem ser discutidos e colocados em prática pelos estabelecimentos comerciais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fotos: Divulgação/AACD

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




E o uso de canudos de plástico para pessoas com deficiência física? 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo clica a beleza única de pessoas com sardas

O fotógrafo Brock Elbank está em busca de 150 pessoas com sardas para produzir uma exposição registrando essa beleza única. Até o momento, ele...

Morador do Rio doará carne que não é usada em churrasco para famílias necessitadas

Morador da região da Chatuba da Penha ou "Complexo do Alemão", no Rio de Janeiro, Paulo Sergio escreveu um post no seu Facebook dizendo...

República de idosas em BH promove campanha de apadrinhamento de cartinha de Natal

Provavelmente muita gente já ouviu falar da campanha de apadrinhamento de cartas de Natal  de crianças. Só que o pessoal do BHAZ encontrou uma...

Ex-gari, negra e analfabeta cria ONG e transforma a vida de centenas de crianças

Mulher, negra, pobre, gari e analfabeta cria ONG e, há dez anos, transforma a vida de centenas de crianças em Porto Alegre (RS). A...

Programadora de 77 anos desenvolve jogos para melhorar a memória

Aos 77 anos de idade, a aposentada Tereza Brocardo se tornou uma desenvolvedora de jogos! Ela assumiu esse desafio visando melhorar sua memória e...

Instagram

E o uso de canudos de plástico para pessoas com deficiência física? 3