Cão-guia faz amizade com golden retriever cego e passa a acompanhá-lo no dia a dia

Os cães-guia são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, principalmente a visual.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao ajudar na locomoção e na realização de pequenas atividades, como preparar uma refeição e se locomover, o doguinho fornece não só segurança mas também independência para seus tutores – e até para outros cachorros que também são cegos.

É o caso de Tao, um golden retriever idoso de 10 anos. Alguns meses atrás, ele foi diagnosticado com glaucoma – um comprometimento no nervo que liga os olhos ao cérebro, resultando em cegueira parcial ou total.

cão-guia faz amizade com golden retriever idoso cego

Melanie, tutora de Tao, percebeu que havia algo de errado com ele quando um dia o viu agindo estranhamente, coçando o olho e choramingando.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Semanas depois do diagnóstico em uma clínica veterinária, ela teve a ideia de adotar um cão-guia para acompanhar e fazer companhia ao golden.

cão-guia faz amizade com golden retriever idoso cego

Infelizmente, o glaucoma estava em estágio bastante avançado: não houve outra solução a não ser remover o olho do cão para dar fim à dor que ele sentia.

Meses depois, o olho restante de Tao teria que ser retirado também… 😞

cão-guia faz amizade com golden retriever idoso cego

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Melanie tentou ensinar e adaptar Tao para a cegueira completa – um processo que levou cerca de 11 meses.

Em entrevista ao portal ‘My Modern Met’, a tutora elogiou o golden retriever por sua força de vontade e adaptabilidade após a cirurgia, mas é inegável que a vida se tornou mais difícil para ele. Porém, tudo mudou quando Oko surgiu em sua vida.

Jovem e enérgico, Oko é o cão-guia de Tao, encarregado em ajudá-lo a se locomover no dia a dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A duplinha se conheceu quando Oko tinha apenas 2 meses de idade e, embora tenham se passado apenas algum tempo, eles desenvolveram uma amizade inseparável.

Melanie tem documentado o relacionamento dos dois e compartilhado em um perfil do Instagram que já é seguido por milhares de pessoas!

Apesar de Oko ser muito jovem e ainda estar em treinamento, ele mudou consideravelmente a vida do seu amigo de 10 anos ao tornar as coisas mais fáceis e seguras.

Enquanto isso, Melanie tem trabalhado para conscientizar outras pessoas sobre o glaucoma canino por meio da ONG The Kennel Club. Além disso, ela doou amostras do DNA de Tao para servir de base de identificação à outros cães propensos a desenvolverem glaucoma.

De toda forma, essa doença pode ser totalmente evitada se for detectada e diagnosticada precocemente – daí a importância da conscientização entre os tutores.

Assim, exames de rotina e visitas ocasionais ao veterinário são essenciais para interromper o glaucoma em sua forma precoce, salvando a visão e dando mais qualidade de vida aos nossos melhores amigos peludos. 😉

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: My Modern Met
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Arquiteta que sofreu AVC se apaixona por médico no hospital e eles engatam namoro após alta

No momento mais difícil de sua vida, quando precisou lutar contra a morte, a arquiteta e urbanista Claudia Abati encontrou sua alma gêmea -...

Maratonista dá seu troféu para garota de 11 anos que participou de competição por puro amor

É tão lindo quando as pessoas correm atrás de seus sonhos. Nada substitui o brilho no olhar de quem faz o que ama, não...

Jovem faz casinhas de papelão para animais de rua em Assis (SP)

Amanda, moradora de Assis, comovida com a situação  dos cachorros de rua resolveu construir casinhas para os animais, utilizando papelão e sacos de lixo....

Caça-níqueis apreendidos viram computadores para crianças carentes, no ES

"A inclusão digital é muito importante para as crianças e adolescentes que frequentam o projeto"

Diretor de zoológico leva animais resgatados de incêndios na Austrália para sua casa

O diretor de um zoológico na Austrália decidiu levar para casa os animais de pequeno porte resgatados dos incêndios florestais que atingem o país...

Instagram