Cão herói prende 115 caçadores ilegais de rinocerontes na África do Sul

0
1045

O número de rinocerontes mortos na África saltou de 13, em 2007, para 1,2 mil em 2014. A maioria das caças de organizações criminosas, envolvidas na venda de chifres do animal no mercado negro na Ásia por US$ 65 mil dólares (R$ 262 mil), ocorre no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, esse número poderia ser bem maior se não fosse o trabalho do cachorro K9 Killer, que ajudou as autoridades locais a rastrear e prender 115 caçadores de rinocerontes nos últimos quatro anos.

A contribuição desse herói para a preservação dos rinocerontes, ameaçados de extinção nos próximos dez anos, é “realmente notável”, afirmou a ONG britânica PDSA, que homenageou o cão com sua medalha de ouro, honraria concedida a animais heróis.

A Ásia é o maior mercado consumidor de chifres de rinocerontes, onde são usados por praticantes da medicina tradicional que acreditam no seu suposto poder de cura. Os caçadores usam motosserras para cortá-los, ferindo os animais gravemente e deixando-os sangrar até a morte.

K9 Killer e o seu tratador, Amos Mzimba, rastreiam e prendem os caçadores quando eles são visualizados ou quando um rinoceronte morto é descoberto. “É uma honra ter o Killer do meu lado. E significa muito para mim que ele tenha recebido esse reconhecimento por suas habilidades”, afirmou Mzimba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O próprio tratador foi já foi salvo pelo cão, depois que um caçador atirou nele. “Graças ao cachorro, nós prendemos mais caçadores. Mas ainda há muito mais a ser feito se nós realmente quisermos salvar os rinocerontes da extinção”, afirmou.

160104152714_rhinos_poaching_640x360_bbc_nocredit

160109130042_k9_killer_624x351_pdsa_nocredit

via [BBC BRASIL]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.