“Caravelas” irão despoluir rios e parques urbanos em Curitiba

Há pelo menos 20 anos, os cientistas sabem a maneira mais eficiente e barata de solucionar a poluição orgânica das águas de rios e parques urbanos, mas só agora a ação começa a ganhar forma, em Curitiba, na forma de pequenas “caravelas”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa é do premiado escritório de design Furf Design, dos sócios Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, em colaboração com o oceanógrafo Bruno Libardoni, que está terminando seu doutorado em Geociências na Universidade Federal Fluminense e passou por renomadas instituições de ensino na Europa. As informações são do Gazeta do Povo.

Com o nome apropriado de “Caravela”, a estrutura é sustentável, eficiente e democrática. Feita a partir de bioplástico com 10 m² e 2 metros de altura, ela otimiza o crescimento das algas, que em simbiose com as bactérias, utilizam a poluição da água para crescer no processo natural. A ideia é delimitar o crescimento das algas e com isso impedir o desequilíbrio ambiental.

caravelas despoluir rios e parques urbanos curitiba

Segundo algumas pesquisas, as algas retiram até 10 gramas de Fósforo das águas e geram 350 gramas de alga seca (biomassa). Durante um ano, uma única Caravela poderá colher 1 tonelada de biomassa. Isso tudo sem uso de energia convencional e com um custo operacional baixo, ao contrário das alternativas já existentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Essa é a honestidade científica do projeto. Não vamos inserir produtos. Vamos utilizar organismos do próprio ambiente. Implementada a Caravela, as algas começam a crescer, a água fica mais clara, com menos poluição”, explica Libardoni.

Depois de duas semanas, quando as algas atingirem seu tamanho máximo, elas poderão ser colhidas e virar combustível, fertilizante para a agricultura, proteína para a indústria alimentícia ou bioplástico para construir novas Caravelas.

caravelas despoluir rios e parques urbanos curitiba

A estrutura da embarcação conta ainda com painéis solares que irão gerar energia elétrica para alimentar luzes de LED vermelhas e azuis que permitirão uma fotossíntese contínua das algas durante a noite, aumentando seu potencial de crescimento em 40%, além de sensores que permitem saber as condições da água em tempo real.

Deixando um pouco de lado sua capacidade despoluidora, a Caravela em si é um show à parte. “O movimento é quase como um balé”, destaca Brenner. Ela assume o formato de uma gota e outras vezes de um barquinho caricato.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

caravelas despoluir rios e parques urbanos curitiba

O projeto será implantado em Curitiba, pelo menos inicialmente. Os primeiros testes acontecerão dentro de três meses, após novos aprimoramentos. Noronha e Brenner ainda avaliam o preço da primeira caravela. A Prefeitura de Curitiba sinalizou através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que apoia a iniciativa em seus parques.

crédito das fotos: Reprodução/Furt Design Studio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nova propaganda da Barbie mostra pais brincando de boneca com suas filhas

Meninas que brincam com seus pais fortalecem sua autoconfiança.

Ex-bilionário doa sua fortuna para educar crianças na Irlanda

Você não deve ter ouvido falar de Chuck Feeney, pois em sua vida sempre fez de sua passagem, uma pessoa bem anônima. Chuck nasceu...

Alunos se mobilizam para construir biblioteca em bairro carente de Cotia (SP)

Um grupo de estudantes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Cotia, em São Paulo, desenvolveu um projeto educacional voltado à comunidade do Jardim Nova Cotia, bairro...

Projeto constrói cozinha e ajuda a tirar moradora da depressão

“Não consigo mais deixar um lugar tão bonito bagunçado”, comemora Cida.

Projeto cria ‘trenzinho’ para conscientizar a população sobre abandono animal

Desde junho, um projeto muito bacana vem acontecendo na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza (CE). A ONG Instituto André Araújo construiu um...

Instagram

“Caravelas” irão despoluir rios e parques urbanos em Curitiba 3