“Caravelas” irão despoluir rios e parques urbanos em Curitiba

Há pelo menos 20 anos, os cientistas sabem a maneira mais eficiente e barata de solucionar a poluição orgânica das águas de rios e parques urbanos, mas só agora a ação começa a ganhar forma, em Curitiba, na forma de pequenas “caravelas”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa é do premiado escritório de design Furf Design, dos sócios Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, em colaboração com o oceanógrafo Bruno Libardoni, que está terminando seu doutorado em Geociências na Universidade Federal Fluminense e passou por renomadas instituições de ensino na Europa. As informações são do Gazeta do Povo.

Com o nome apropriado de “Caravela”, a estrutura é sustentável, eficiente e democrática. Feita a partir de bioplástico com 10 m² e 2 metros de altura, ela otimiza o crescimento das algas, que em simbiose com as bactérias, utilizam a poluição da água para crescer no processo natural. A ideia é delimitar o crescimento das algas e com isso impedir o desequilíbrio ambiental.

caravelas despoluir rios e parques urbanos curitiba

Segundo algumas pesquisas, as algas retiram até 10 gramas de Fósforo das águas e geram 350 gramas de alga seca (biomassa). Durante um ano, uma única Caravela poderá colher 1 tonelada de biomassa. Isso tudo sem uso de energia convencional e com um custo operacional baixo, ao contrário das alternativas já existentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Essa é a honestidade científica do projeto. Não vamos inserir produtos. Vamos utilizar organismos do próprio ambiente. Implementada a Caravela, as algas começam a crescer, a água fica mais clara, com menos poluição”, explica Libardoni.

Depois de duas semanas, quando as algas atingirem seu tamanho máximo, elas poderão ser colhidas e virar combustível, fertilizante para a agricultura, proteína para a indústria alimentícia ou bioplástico para construir novas Caravelas.

caravelas despoluir rios e parques urbanos curitiba

A estrutura da embarcação conta ainda com painéis solares que irão gerar energia elétrica para alimentar luzes de LED vermelhas e azuis que permitirão uma fotossíntese contínua das algas durante a noite, aumentando seu potencial de crescimento em 40%, além de sensores que permitem saber as condições da água em tempo real.

Deixando um pouco de lado sua capacidade despoluidora, a Caravela em si é um show à parte. “O movimento é quase como um balé”, destaca Brenner. Ela assume o formato de uma gota e outras vezes de um barquinho caricato.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

caravelas despoluir rios e parques urbanos curitiba

O projeto será implantado em Curitiba, pelo menos inicialmente. Os primeiros testes acontecerão dentro de três meses, após novos aprimoramentos. Noronha e Brenner ainda avaliam o preço da primeira caravela. A Prefeitura de Curitiba sinalizou através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que apoia a iniciativa em seus parques.

crédito das fotos: Reprodução/Furt Design Studio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,850,818SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Clínica promove bloquinho de rua para crianças especiais

Os pequenos pacientes de terapia neuromotora do Centro Goiano de Reabilitação Neurofuncional (CGRN) pularam Carnaval! Mesmo com as chuvas que caíram em Goiânia (GO), no...

Servente de pedreiro supera a depressão e faz sucesso nas redes sociais como modelo

Modelar e construir são duas funções que podem sim estar juntas. O jovem Francisco Albuquerque, de 26 anos, é quem prova que não precisam...

Cão terapeuta que consolou médicos desde o início da pandemia recebe festa de despedida

Todo mundo tem hoje uma ideia do quanto tem sido exaustivo para os médicos enfrentar o novo coronavírus. Por isso, todo e qualquer apoio...

Empresa chinesa constrói casa com impressões 3D em menos de 3 horas

Em apenas 3 horas, a empresa chinesa ZhuoDa construiu uma casa inédita, toda feita em impressão 3D, ou seja, foi mais como montar um LEGO...

Atendente dá a volta por cima depois de ver sua gentileza sendo exemplo para outros

Sabe aquela história de que o bem que a gente faz sempre retorna pra gente? Não existe situação melhor do que a que vamos...

Instagram