Empresas brasileiras criam carpete reciclável fabricado com garrafas PET

Duas empresas brasileiras, a Pérola dos Tapetes e a Tapetes São Carlos, se uniram para a fabricação de uma peça que, além de bonita e funcional, ajuda com um dos maiores poluentes do nosso meio ambiente: as garrafas PET.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

empresa cria carpete reciclável
Foto: reprodução CicloVivo

Juntas, as empresas criaram um carpete totalmente reciclável, batizado de Zyklus. A peça possui uma base em fibras de polipropileno reciclável e a superfície com fios de poliéster, extraído de embalagens PET recicladas. E para que um metro quadrado do carpete seja fabricado, a empresa precisa, em média, três quilos de garrafas.

Guilherme Gomes, da Tapetes São Carlos, hoje é muito importante propagar a cultura da economia circular.

Ter consciência ambiental é encarar a realidade que vivemos em um planeta, onde temos um sistema fechado, e finito em termos de recursos. A forma ativa de incorporar a consciência ambiental, é produzir produtos com economia circular, ou seja, produto acabado pós uso, volta a ser insumo básico para outros produtos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Processo de reciclagem

O processo de reciclagem, criado pelas duas empresas parceiras, é bastante objetivo. Quem comprar o carpete, terá por anos com um revestimento confortável e saudável. Ao final da vida útil do produto, ele ainda poderá contribuir para o ciclo sustentável.

Além disso, na hora de trocar o carpete, a Pérola dos Tapetes se responsabiliza por todo o processo. Eles fornecem o novo produto e ainda recolhem o antigo, que será destinado para a Tapetes São Carlos, que recicla completamente o revestimento. Ao final do processo, o cliente também recebe um documento indicando quantos quilos de carpete foram reciclados.

empresa cria carpete reciclável
Foto: reprodução CicloVivo

A marca é a primeira fábrica brasileira a assumir o compromisso de fabricar um carpete em placa efetivamente reciclável e também assumir o processo de reciclagem.

Garantir a nossa atual participação no mercado e ampliar essa participação nos próximos anos obrigatoriamente envolve o comprometimento a sustentabilidade. Essa iniciativa representa um grande passo nesse sentido”,  explica Franklin Delgado, responsável pela A Pérola dos Tapetes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Voluntários socorrem animais vítimas de terremoto na Itália em ambulâncias

O terremoto que atingiu o centro da Itália na última quarta-feira (24) causou a morte de centenas de pessoas e deixou outras tantas feridas....

Uso de drones e inteligência artificial ajudam no avanço das pesquisas sobre a vida animal

Recentemente fizemos um projeto incrível em parceria com a Intel, onde levamos a realidade virtual para uma casa de idosos em São Paulo e...

Amigos caem em golpe do aluguel falso e dono do apartamento toma atitude louvável

Sete amigos de São Paulo alugaram um apartamento no Rio de Janeiro pela internet. Chegando lá, descobriram que foram vítimas de um golpe.

Como uma CEO de 15 anos está mudando a vida de quem precisa de cuidados com a visão

Lillian Pravda é a CEO da "Vision for and from Children", que ajuda pessoas sem acesso a cuidados com a visão. Pravda, com apenas 15...

Nas Filipinas, professores inauguram call center para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem à distância

Se a educação à distância deixou de ser uma tendência e transformou-se em realidade global, este tipo de ensino oferece inúmeros desafios. Por isto,...

Instagram