Empresas brasileiras criam carpete reciclável fabricado com garrafas PET

0
1564

Duas empresas brasileiras, a Pérola dos Tapetes e a Tapetes São Carlos, se uniram para a fabricação de uma peça que, além de bonita e funcional, ajuda com um dos maiores poluentes do nosso meio ambiente: as garrafas PET.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

empresa cria carpete reciclável
Foto: reprodução CicloVivo

Juntas, as empresas criaram um carpete totalmente reciclável, batizado de Zyklus. A peça possui uma base em fibras de polipropileno reciclável e a superfície com fios de poliéster, extraído de embalagens PET recicladas. E para que um metro quadrado do carpete seja fabricado, a empresa precisa, em média, três quilos de garrafas.

Guilherme Gomes, da Tapetes São Carlos, hoje é muito importante propagar a cultura da economia circular.

Ter consciência ambiental é encarar a realidade que vivemos em um planeta, onde temos um sistema fechado, e finito em termos de recursos. A forma ativa de incorporar a consciência ambiental, é produzir produtos com economia circular, ou seja, produto acabado pós uso, volta a ser insumo básico para outros produtos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Processo de reciclagem

O processo de reciclagem, criado pelas duas empresas parceiras, é bastante objetivo. Quem comprar o carpete, terá por anos com um revestimento confortável e saudável. Ao final da vida útil do produto, ele ainda poderá contribuir para o ciclo sustentável.

Além disso, na hora de trocar o carpete, a Pérola dos Tapetes se responsabiliza por todo o processo. Eles fornecem o novo produto e ainda recolhem o antigo, que será destinado para a Tapetes São Carlos, que recicla completamente o revestimento. Ao final do processo, o cliente também recebe um documento indicando quantos quilos de carpete foram reciclados.

empresa cria carpete reciclável
Foto: reprodução CicloVivo

A marca é a primeira fábrica brasileira a assumir o compromisso de fabricar um carpete em placa efetivamente reciclável e também assumir o processo de reciclagem.

Garantir a nossa atual participação no mercado e ampliar essa participação nos próximos anos obrigatoriamente envolve o comprometimento a sustentabilidade. Essa iniciativa representa um grande passo nesse sentido”,  explica Franklin Delgado, responsável pela A Pérola dos Tapetes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.