Faltando menos de um mês para o Natal, inúmeras campanhas e iniciativas do bem surgem para prover alimentos, presentes e acolhimento às crianças carentes. Em Jundiaí, no leste paulista, dois projetos buscam atender a outros “tipos” de bebês: os de quatro patas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por meio da campanha “Cãorreios”, a cuidadora Valeria Bianchi, do projeto SOS Animais Abandonados, consegue doações de insumos e alimentos para suprir as necessidades dos animais atendidos por ela.
Valeria prepara cartinhas contando a vida de cada animal, desde que foram encontrados e como eles estão hoje. Todas são impressas e distribuídas em lojas de ração e semáforos da cidade.
Leia Mais
“Coloco fotos deles para as pessoas conhecerem e peço o que cada um precisa: tratamento dentário, ração específica, um brinquedinho, casinha nova, etc. É uma forma de, no final do ano, tentar tocar um pouquinho do coração das pessoas para atender ao pedido dos nossos bichinhos”, explicou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A campanha do bem começou há 5 anos, quando Valeria também ajudava na ação dos Correios.
“A gente pegava umas cartinhas do Correio e juntava panetone, bombom, coisas do tipo, e entregava para as crianças. E foi aí que eu comecei a fazer. A gente ajudava as cartinhas dos Correios e eu comecei a escrever as cartinhas do ‘Cãorreio’, igual as crianças fazem, porque, na verdade, esses bichinhos são nossas crianças, são minhas crianças”, disse.
Valeria atua no trabalho voluntário há quase três décadas: hoje, seu abrigo possui mais de 120 animais, entre cães e gatos, que foram resgatados das ruas. Sua ação ocorre junto com a dos Correios, sempre próximo ao Natal.
Cartinhas para adoção
Já a professora Sara Penteado idealizou o projeto “Pracinha dos Dogs”, que ajuda animais em situação de vulnerabilidade que vivem nos lares temporários da ONG.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A ação consiste no “apadrinhamento” dos animais através de cartas, convidando as pessoas a fazer doações de vacinas, rações e até a adoção dos pets.
“Eu decidi fazer essa campanha porque estou com nove filhotes e eles vão crescendo, aí fica mais difícil para doar. Tenho 12 pets adultos também. Eu pensei em fazer uma situação mais diferente para chamar a atenção e ver se eu consigo doação. Queria acabar o ano pelo menos com o meu lar temporário sem nenhum cachorro adulto”, explicou.
Sara realizará o evento no dia 12 de dezembro, a partir das 10h, na Rua Professor Sebastião Augusto de Miranda, que contará com um café da manhã comunitário para conhecer os filhotes disponíveis para adoção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em entrevista ao portal G1, a ativista contou que todos os animais recolhidos são castrados e recebem cuidados pós-adoção, ou seja, voluntários acompanham o processo de adaptação entre o bichinho e os novos donos.
Sara não trabalha com feiras de adoção e, sim, com lares temporários. No ano passado, seu projeto ajudou na castração de pelo menos 280 bichinhos por meio de parcerias com clínicas veterinárias da região.
“O projeto nasceu para trazer a conscientização dos tutores em relação aos cuidados com os pets após a euforia da adoção”, finalizou.
Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.
Fonte: Tribuna de Jundiaí
Fotos: Arquivo pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.