Reformar a casa de uma família carente com resíduos recicláveis e baixo custo. Assim foi a ideia do arquiteto Sérgio Santos que, voluntariamente, realizou o sonho da cozinheira Euderlene Lima da Costa, 45 anos, moradora do beco Del Rei, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus. A casa dela, de madeira, que comportava nove pessoas em três cômodos, foi totalmente reformada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O resultado do trabalho durou 14 dias e teve um custo de R$ 30 mil reais. Com lágrimas, Euderlene (ou Lene, como é mais conhecida no bairro) lembra que o piso da cozinha cedeu numa noite chuvosa.
Ajuda para construir casa pra idoso que vive em condições desumanas
Estavam no cômodo Lene e a filha dela, de 19 anos. No incidente, um prego enferrujado quase trespassou o joelho da jovem. Já era um sinal de que a estrutura do imóvel desabaria sobre ela e os seus oito filhos a qualquer momento,uma constatação que deixou Lene desesperada.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Ficou um buraco de lama no chão da minha cozinha. Passei a viver com medo desde então. Medo de que a casa desabasse sobre nós; medo de que um ladrão entrasse durante a noite. Não consegui mais dormir direito depois daquele dia. Isso já estava afetando a minha saúde”, recorda, enquanto as lágrimas insistem em descer.
Leia também:
- Homem que dormia em barraca encontra casa reformada na volta de acampamento
- Médico reforma posto de saúde com recursos próprios para amenizar sofrimento de pacientes em Nova Iguaçu (RJ)
“Meu sonho era reformar essa casa e ter um lugar digno pra morar com os meus filhos, mas o dinheiro mal dava pro nosso sustento. A última reforma dessa casa quem fez foi meu pai em 1991”, lembra Lene, que mora na área há 40 anos.
Casa completamente reformada
Diante das dificuldades financeiras, Lene passou a trabalhar como artesã no Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa), um projeto que tem apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e que visa gerar renda aos moradores da rua São Vicente de Paula e adjacentes, na Redenção, através de atividades de baixo custo (como artesanato feito de produtos recicláveis). É dessa atividade, mais a venda de bolos caseiros, que Lene vem conseguindo, a muito custo, sustentar a família.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Enquanto a casa estava sendo reformada, Lene os filhos moraram em uma quitinete alugada, próximo de onde vivem. Sobre voltar à casa onde sempre morou, completamente reformada como ela sonhou a vida toda, ela relata que mal conseguiu dormir de tanta ansiedade nos últimos dias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“No último dia 14 de junho, a dona Cristina [coordenadora do Reusa] convocou uma reunião de última hora e disse que eu não poderia faltar de jeito nenhum. Preparamos um café da manhã e tivemos um momento agradável. Ao final, o Sérgio [o arquiteto responsável pela reforma] revelou que a minha casa seria reformada como parte de um projeto de reconstrução de casas de forma sustentável”, lembra, emocionada.
Ajuda para construir casa pra idoso que vive em condições desumanas
Com a reforma, a casa de apenas três cômodos, passou a ter cinco – sala, cozinha, banheiro e três quartos (um para as duas filhas, outro para os meninos e um só para Lene) – mais uma área de serviço e um “puxadinho” em frente, onde Lene poderá abrir um lanche para ter mais uma fonte de renda.
Toda a parte elétrica foi trocada. As portas e as divisórias foram todas feitas de madeira reciclável, oriundas de resíduos descartados, em sua maioria, por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Ao todo,16 pessoas trabalharam arduamente na obra, entre marceneiros, eletricistas, pintores e pedreiros.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.