Casal transforma garagem numa horta comunitária em SP e o resultado é maravilhoso

Clique e ouça:

Os arquitetos Clara Reynaldo, sócia da CR2 Arquitetura, e Lourenço Gimenes, do FGMF Arquitetos, decidiram criar uma horta comunitária onde antes era a garagem da residência do casal, em São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles acreditam que uma arquitetura segura é aquela que é aberta, sem muros ou grades. A partir desse entendimento, veio a ideia de transformar a área de 2,70x5m em uma horta para uso pessoal e para quem passa pela rua.

“Com o carro sempre estacionado na rua, a área de 2,70x5m era destinada à moto de Lourenço, o que começou a nos incomodar”, explica a arquiteta.

A cozinha da Casa 4×30, como foi batizado o espaço, fica logo na entrada da residência. As sementes das verduras, ervas e legumes são plantadas em módulos vazados de concretos, os mesmos por onde cresce a grama do jardim.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um deck de cumuru faz a transição entre a calçada e a porta da casa, um painel melamínico na cor preta. Um sistema de irrigação automática que molha a horta duas vezes por dia. As paredes laterais do jardim receberam plantas trepadeiras e ladrilhos hidráulicos.

Mas, o espaço cumpre outra função além de proporcionar alimentos sem agrotóxicos para o casal, a poucos metros da cozinha, e para quem estiver passando pela rua.  O jardim refresca o interior da casa naturalmente, pois ajuda a diminui a temperatura do ar que entra na residência pela fachada. Uma alternativa bem mais econômica e sustentável do que os aparelhos de ar condicionado!

São tantos os benefícios, que a troca da garagem pela horta parece uma decisão óbvia, não é mesmo? 😉

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações do FTC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

fotos: Fran Parente

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,151FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,931SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Instagram