Casal interracial brasileiro que viveu romance proibido nos anos 50 celebra 60 anos de casamento
O amor não tem barreiras, tampouco filtros. E ele se impõe, por ser o sentimento humano mais poderoso e acolhedor.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A história de Ambrósio, 85, e Ana Maria Lopes, 77, é um exemplo disso. Os pombinhos se conheceram na década de 1950, época em que havia um forte preconceito e estigma contra casais interraciais.
Ainda que hoje a ideia de haver discriminação com base na cor da pele seja não apenas ridículo, mas passível de punição, sessenta anos atrás a realidade do dia a dia era outra.
Leia Mais
Dona Ana e Seu Ambrósio se conheceram no Rio de Janeiro, antes mesmo do Brasil se tornar campeão da Copa do Mundo pela primeira vez.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Na época, ela havia se mudado do Rio Grande do Norte, e Ambrósio, de São Paulo, após ambos terminarem seus respectivos relacionamentos.
Do primeiro encontro em diante, eles construíram uma linda história de amor. E infelizmente um amor proibido, já que era reprovado pelas próprias famílias devido a questões sociais e raciais.
No entanto, nada disso foi forte ou relevante o bastante para separá-los e o amor só foi crescendo com o passar do tempo.
De acordo com Talita Lopes, neta do casal, Dona Ana saiu de casa no dia em que seu avô foi pedi-la em namoro. O motivo? O relacionamento foi negado pelos irmãos dela, e quando Ambrósio perguntou o que fazer diante daquela situação, Ana Maria simplesmente respondeu que iria fazer suas malas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A promessa era de que eles se casariam e ficariam juntos para sempre… Sonho este que tem sido construído há 6 décadas!
Hoje, Ana e Ambrósio tem 2 filhas e 5 netos. Uma família linda, sem dúvidas, que merecia ganhar um ensaio fotográfico.
Partiu de Talita a ideia de fazer os takes. “É uma vontade antiga minha [fotografar meus avós]”, disse, acrescentando um momento difícil que todos estão passando devido ao diagnóstico de câncer de um membro da família, que está em tratamento.
Confira o ensaio fotográfico abaixo:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Todas as fotos © Steffany Lima
#1
#2
#3
#4
#5
#6
#7
#8
#9
#10
#11
#12
#13
#14
#15
#16
Fotos: Reprodução / Facebook: @SteffanyLimaFotografia
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.