Poderia ser um dia de praia normal para Sharon Haerdrich, 19 anos, e Thiago Kleber, 25 anos, mas o passeio se transformou em uma verdadeira ação de limpeza na praia do Rio Iaco, no Acre.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sharon e Thiago recolheram cerca de 240 quilos de lixo em uma faixa de 500 metros no ramal Santa Rosa, em Sena Madureira.
“Quando eu era criança morava perto do rio e sempre na época do verão tinha o hábito de ir pra lazer e diversão. Na segunda, a gente resolveu ir lá porque pelo dia, pensei que não ia ter muita gente por causa da pandemia e evitar aglomeração”, contou Sharon.
Leia Mais
Leia também: ONG transforma lixo plástico de praias do Sul e Sudeste em brinquedos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas além de encontrarem a praia lotada, os jovens ainda se depararam com muito lixo às margens do rio.
“Tinha muita garrafa de cerveja, pontas de cigarros, embalagens plásticas, fraldas, garrafas e até roupas. Fiquei muito triste, porque é um local que eu gosto muito e eu já tinha envolvimento com o ativismo ambiental e quando chegamos em casa o Thiago falou, você está tão triste então vamos fazer alguma coisa, colocar a mão na massa mesmo”, completou a adolescente.
Sharon explicou que a primeira coisa que sentiu foi impotência por ver um local tão comum de sua infância sujo daquele jeito.
“O primeiro sentimento que a gente tem é de impotência porque além de ser público, o rio Iaco é vital e tem uma importância, tanto no aspecto econômico quanto social da cidade. Me senti muito impotente quando vi a situação porque estamos degradando uma coisa que é nossa, nosso patrimônio”, lamentou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Casal realizou a limpeza sozinho
Sharon e Thiago voltaram para casa, compraram alguns sacos de lixo e voltaram na terça-feira pra fazer a limpeza.
O total recolhido foi de oito sacos de 30 quilos cada um. Eles recolheram apenas os lixos maiores que estavam jogados na areia, na mata da região e nas barracas da praia.
“A gente ficou de 8h às 11h da manhã e conseguimos remover todo lixo que tinha visível na praia. Só não conseguimos remover 100% porque nossos sacos acabaram”, explicou Sharon.
Leia também: Ecoponto preserva praia trocando lixo reciclável por créditos em mercados e lojas
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Após a limpeza, Sharon fez uma publicação mostrando a sua ação, onde deixou o alerta: “parem de poluir o rio Iaco.”
Ela diz que queria fazer a limpeza mais vezes, mas se sente por as pessoas acabarem sujando todo o local novamente. “A origem disso foi uma situação de desrespeito e inconsciência com o meio ambiente e a nossa cidade”, concluiu.
Depois de muitos compartilhamentos nas redes sociais, Sharon alguns profissionais entraram em contato com ela para ver a possibilidade de iniciar um projeto para cuidar mais do rio.
“Espero que se converta em algo prático e não fique apenas nas redes sociais porque muita gente foi lá, comentou, curtiu, então que na prática tenhamos atitudes positivas e que as pessoas passem a se conscientizar”, pediu.
O lixo recolhido por Sharon e Thiago foi deixado em um ponto específico próximo ao rio, onde passa o carro de coleta. Dessa forma fica mais prático a retirada dos resíduos.
[ASSISTA: Segundo episódio do programa do Razões para Acreditar: Era Só O que Faltava!]
FONTE: G1 – Acre
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.