Vivendo em situação de rua, casal realiza sonho de se casar no RJ: ‘Vida não é fácil, mas sempre estamos juntos’

0
389
Vivendo em situação de rua, casal realiza sonho de se casar no RJ: 'Vida não é fácil, mas sempre estamos juntos'

A união estável da Airlane Gabriel Pereira, 41, e do Lúcio Mauro Oliveira dos Santos, 32, foi um dos atos que marcaram o primeiro Mutirão do “PopRuaJud”, organizado pelo Tribunal de Justiça Federal da 2ª Região na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Juntos desde 2013, os dois se conheceram durante uma ação social que distribuía alimentos em Madureira. Na época, Airlane criava os sete filhos de um relacionamento anterior sozinha na rua.

“Já passamos por muita coisa ruim na rua, a vida não é fácil, mas sempre estamos juntos”, comentou Airlane, que sempre quis ter o relacionamento “no papel passado”.

Entre tantas dificuldades, formaram uma família. Com ajuda das doações, atualmente, o casal vive com os sete filhos de Airlane e dois adotados (de outra moradora de rua) num cômodo do prédio número 53 da Avenida Venezuela, a cerca de cinco minutos da Praça Mauá, na Região Portuária.

Vivendo em situação de rua, casal realiza sonho de se casar no RJ
Casal consagrou união estável na última semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Totalmente deteriorado há décadas, o edifício-fantasma pertence ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O passo para o sonho de Airlane ser realizado foi identificado durante a triagem de atendimento. Tímidos na hora do “sim”, eles demonstram que o amor entre eles pode superar dificuldades. “Ela é minha esposa. Estamos bem e vou casar com ela”, disse Lúcio, recebendo aplausos.

“A união estável é o instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas. Mas para uma parte da população, isso pode ser algo inacessível e estamos aqui hoje para dar assistência no que for preciso e, principalmente, realizar sonhos”, disse a escrevente Gabriela Alamar do 15º Ofício de Notas.

Além da Airlane e Lúcio, mais quatro casais que vivem em situação de vulnerabilidade social declararam a união estável com o cartório. O documento garante a segurança jurídica da relação conjugal e serve como prova para incluir o companheiro(a) em certos benefícios como, órgãos previdenciários ou outros similares em que se faça necessária a comprovação.

PopRuaJud

Durante três dias de evento, o PopRuaJud atendeu centenas de moradores em situação de rua e ofereceu serviços de atenção básica como corte de cabelo, banho, assistência à saúde e odontológica no RJ. Além de emissão de documentos e de atendimento jurídico para pessoas em situação de rua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Fotos: PopRuaJud / Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.