Parlamento de Moçambique finalmente proíbe casamento infantil

O Parlamento de Moçambique, nação de 28 milhões de habitantes no sudeste africano, aprovou um projeto de lei que proíbe o casamento e quaisquer uniões entre adultos e jovens com idade inferior a 18 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A nova legislação também impõe uma pena de até 12 anos de prisão para o adulto que tentar se casar com crianças.

A criminalização do casamento infantil é mais uma boa notícia em um país em constante evolução e transformação social. Em 2015, a nação africana derrubou um decreto da era colonial que condenava e perseguia integrantes da comunidade LGBT.

Parlamento de Moçambique proíbe casamento infantil
Foto: Cristiana Soares/Reprodução

Criminalização do casamento infantil

De acordo com o texto aprovado, o familiar que obrigar uma criança ou adolescente a se casar será punido com até 8 anos de prisão. Já aquele que se casar, receberá uma pena de 12 anos, mais a aplicação de multa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizada de Lei de Prevenção e Combate às Uniões, o projeto foi encaminhado ao parlamento moçambicano há cerca de dois anos, endossado por cerca de 50 organizações da sociedade civil que integram a Coligação para a Eliminação de Casamentos Prematuros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UNICEF Moçambique (@unicef_mozambique) em

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A aprovação do texto ajudará o estado a combater o altíssimo número de casamentos infantis forçados no país, um dos maiores do mundo.

Hoje, as províncias de Nampula, Zambézia, Cabo Delgado, Tete e Manica, no norte e centro do país, são as mais afetadas com esta realidade.

Leia também:

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, deve agora promulgar e publicar a lei no Boletim da República para que esta entre em vigor imediatamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: RFI/Foto destacada: Reprodução/A Crítica

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,944SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina de 10 anos cria kits infantis para vender e salva família da crise

Essa história dá um bom enredo de teatro. Foi o seguinte: a pandemia obrigou os pais de Maria Clara, de 10 anos, que são...

Mostra fotográfica quer mudar o olhar que as pessoas têm das favelas do Rio

Quem visitar a mostra “Favelagrafia”, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, até o dia 4 de dezembro, vai mudar esse olhar das comunidades, através de seus próprios moradores, que conhecem melhor do que ninguém a realidade do lugar onde vivem.

Cabra inicia amizade fofinha com pato com deficiência. “Este relacionamento é muito especial”

Uma amizade inesperada, mas muito fofinha, pegou os administradores do Goats of Anarchy (GOA) de surpresa. Uma cabritinha, Gigi, de apenas 7 meses, se...

Ambev seleciona 50 ONGs para programa de mentoria em gestão

O programa VOA está com inscrições abertas até 21/02; inscreva-se.

Ela perdeu o marido e o emprego na mesma semana, mas superou e hoje é “marida de aluguel”

Algumas pessoas passam por momentos muito difíceis na vida, mas graças a uma imensa força de vontade elas conseguem superar e dar a volta...

Instagram

Parlamento de Moçambique finalmente proíbe casamento infantil 2