USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade das sequelas de vítimas do AVC, como a paralisia facial e a perda de movimentos do corpo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conhecido popularmente como cateterismo cerebral, o tratamento basicamente desentope artérias obstruídas do cérebro cerca de 24 horas após os primeiros sintomas. Tal método foi aprovado previamente pela Anvisa.

“Com o tratamento endovascular, às vezes, a gente vê respostas dramáticas. Pacientes que ficariam sequelados pelo resto da vida voltam a andar com esse tratamento. Então, é uma alternativa terapêutica muito interessante”, informou o neurologista Octávio Pontes Neto, da USP.

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC
Cateterismo cerebral em vítimas de AVC está sendo realizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto — Foto: Cláudio Oliveira / EPTV

Octávio diz que o procedimento consiste em “introduzir um microcateter em uma artéria na perna do paciente que avança até a área entupida do cérebro”; neste local, há um coágulo que impede a circulação sanguínea. O microcateter aspira e remove o coágulo com um dispositivo chamado stent, um desobstruidor de vasos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémProjeto registra o cotidiano de sobrevivente de AVC e prova que a vida não está no fim

De acordo com o pesquisador, a técnica é bastante eficiente e pode remover até 80% dos vasos sanguíneos comprometidos, sendo mais eficaz que o atual tratamento convencional, com medicação receitada que dissolve os coágulos formados no cérebro, causadores do AVC.

No entanto, o quão eficiente será o tratamento depende da gravidade da lesão e do tempo em que ocorreu. Octávio explica que quando um AVC ocorre, os neurônios sofrem com a falta de oxigênio e morrem a uma taxa de 1,9 milhão por minuto (um cérebro saudável têm 100 bilhões de neurônios).

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC
Microcateter é introduzido na artéria cerebral para retirada de coágulo — Foto: Reprodução

“É como se fosse uma fogueira queimando um canavial e a gente tem que correr, como um bombeiro, tentando apagar o incêndio, tentando abrir a artéria o mais rápido possível para restaurar o fluxo sanguíneo para o cérebro”, diz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémComo o companheirismo de filho salvou mãe com câncer, fratura e AVC

O sucesso do procedimento depende ainda de um fluxo colateral constante, isto é, que outras artérias estejam levando sangue à área do cérebro afetada pelo Acidente Vascular Cerebral. Por fim, é necessário que o infarto tenha sido identificado em seu estágio inicial.

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC
Pesquisadores da USP usam técnica de cateterismo cerebral para reduzir sequelas em vítimas de AVC — Foto: Cláudio Oliveira / EPTV

“Não é qualquer paciente com AVC isquêmico, mas aquele que tem oclusão de uma grande artéria do cérebro, em que a gente não consegue desentupir só com remédio na veia. Então, muitas vezes, além de receber o remédio, vai ser submetido a esse cateterismo”, conclui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

Entramos em contato com a faculdade, e estamos esperando retorno sobre como as pessoas podem procurar o tratamento.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Só Notícia Boa

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,095,116FãsCurtir
2,692,340SeguidoresSeguir
22,481SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Assista à tocante conversa entre um filho e o pai sobre os atentados terroristas de Paris

Em um dos atos de homenagem às vítimas dos ataques terroristas de Paris, na noite do dia 13 de novembro, o Le Petit Journal...

Parceria entre Razões e Gooders oferece curso pré-ENEM com 50% de desconto

Muita gente está aproveitando a quarentena para estudar bastante e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. E a gente aqui...

Cuba começa a distribuir pílula para prevenir a disseminação do HIV

Mundialmente reconhecida por investir grande parte de suas riquezas em saúde pública, garantindo-lhe índices de mortalidade infantil inferiores até mesmo dos países desenvolvidos, Cuba...

Após perder vaga em concurso, empreendedora cria ferramenta que avisa sobre nomeação

A frustração de perder uma vaga inspirou a concurseira e empreendedora Débora Urizzi a criar a startup Convocações Online.

Contra bullying, professora corta cabelo igual ao de aluna excluída por colegas

A professora de jardim de infância Shannon Grim resolveu dar o exemplo e cortar o bullying pela raiz na Escola Elementar Meador, estado do...

Instagram

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC 1