Universidade do Ceará inaugura ‘Árvore Solar’ que abastece até 10 bicicletas elétricas

Bicicletas elétricas são uma ótima opção de deslocamento, agora imaginem que agora elas podem ser carregadas por uma árvore solar.

Um dos papéis das universidades – talvez o principal entre todos eles – é criar soluções criativas para os problemas que afetam a vida das pessoas, direta ou indiretamente. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, está cumprindo esse papel direitinho, pelo menos quando o assunto é “energia renovável”. Na terça-feira (21/02), o campus inaugurou uma ‘Árvore Solar’. O objetivo é abastecer as bicicletas elétricas do campus sem causar impacto no meio ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A árvore é formada por dez painéis fotovoltáicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica. Juntos, os painéis abastecem até 10 bicicletas elétricas.

bicicletas elétricas podem ser carregadas

Leia também:

Alunos fazem emocionante surpresa para professor em último dia de aula

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Menina vira melhor amiga de idoso e o cura da depressão

Em Natal (RN), filho de 11 anos ensina mãe catadora de lixo a ler e escrever

Durante o dia, os painéis carregam as baterias das bicicletas enquanto elas estiverem conectadas à árvore. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore passará a energia para a rede pública, gerando créditos para a UECE usar posteriormente. À noite, a bicicleta que precisar de carga usará a energia da concessionária. Inicialmente, as bicicletas serão usadas exclusivamente pelo Núcleo de Segurança do campus.

A “Árvore Solar” é resultado de uma parceria da UECE, através do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), que tem o apoio técnico em arquitetura da Projec.

bicicletas elétricas podem ser carregadas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Frequentemente o Ceará tem aparecido por aqui no Razões com muitas boas notícias, como a da Prefeita que quitou dívidas do município, melhorou a educação e deixou 1,8 milhão em caixa – relembre aqui. Ou ainda do jovem que pediu água de presente de aniversário para distribuir no sertão do Ceará – relembre aqui.

Com informações do CICLOVIVO / Fotos: Divulgação/UECE

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,275,963SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora salva avó de aluna após reconhecer sinais de derrame durante aula on-line

A vida de uma avó foi salva graças a agilidade da professora de sua neta. Cynthia Phillips sofria um derrame quando atendeu a ligação...

Inglaterra testa estradas que recarregam carros elétricos durante a viagem

Imagine não ter que parar em um posto de gasolina no meio da estrada para abastecer o seu carro. É isso o que a...

Marido faz ensaio de gestante hilário para pedir desculpas à esposa

Quando sua segunda filha nasceu, o espanhol Francisco 'Paco' Pérez foi ao cartório registrar o nome dela. A esposa foi enfática: ela se chamaria...

Pedido de casamento no meio do show de Marcelo Jeneci

Já postamos aqui no site falando sobre o clipe colaborativo que o Marcelo Jeneci fez por conta da música Pra Sonhar, se não lembram...

Instagram

Universidade do Ceará inaugura 'Árvore Solar' que abastece até 10 bicicletas elétricas 2