Bicicletas elétricas são uma ótima opção de deslocamento, agora imaginem que agora elas podem ser carregadas por uma árvore solar.
Um dos papéis das universidades – talvez o principal entre todos eles – é criar soluções criativas para os problemas que afetam a vida das pessoas, direta ou indiretamente. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, está cumprindo esse papel direitinho, pelo menos quando o assunto é “energia renovável”. Na terça-feira (21/02), o campus inaugurou uma ‘Árvore Solar’. O objetivo é abastecer as bicicletas elétricas do campus sem causar impacto no meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A árvore é formada por dez painéis fotovoltáicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica. Juntos, os painéis abastecem até 10 bicicletas elétricas.
Leia também:
Leia Mais
Alunos fazem emocionante surpresa para professor em último dia de aula
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Menina vira melhor amiga de idoso e o cura da depressão
Em Natal (RN), filho de 11 anos ensina mãe catadora de lixo a ler e escrever
Durante o dia, os painéis carregam as baterias das bicicletas enquanto elas estiverem conectadas à árvore. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore passará a energia para a rede pública, gerando créditos para a UECE usar posteriormente. À noite, a bicicleta que precisar de carga usará a energia da concessionária. Inicialmente, as bicicletas serão usadas exclusivamente pelo Núcleo de Segurança do campus.
A “Árvore Solar” é resultado de uma parceria da UECE, através do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), que tem o apoio técnico em arquitetura da Projec.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Frequentemente o Ceará tem aparecido por aqui no Razões com muitas boas notícias, como a da Prefeita que quitou dívidas do município, melhorou a educação e deixou 1,8 milhão em caixa – relembre aqui. Ou ainda do jovem que pediu água de presente de aniversário para distribuir no sertão do Ceará – relembre aqui.
Com informações do CICLOVIVO / Fotos: Divulgação/UECE
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.