Ceará vai receber a primeira cidade inteligente do Brasil para pessoas de baixa renda

O conceito de “cidade inteligente” é novo para muitas pessoas. Resumindo, são cidades que utilizam a tecnologia no seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Songdo, na Coreia do Sul, Copenhague, na Dinamarca e Santa Ana, nos Estados Unidos, são bons exemplos de cidades inteligentes no mundo hoje. Elas são altamente criativas, tecnológicas e sustentáveis.

No Brasil, a primeira cidade inteligente está sendo construída no município de Gonçalo do Amarante, no Ceará. Apesar de estar em território nacional, a iniciativa, chamada de Laguna Ecopark, foi proposta por duas organizações italianas, a Planet e SocialFare, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv (StarATU), de Israel.

O local vai permitir que pessoas de baixa renda deixem as áreas mais afastadas para viver em uma região com WI-Fi liberado, aplicativos específicos para os moradores, compartilhamento de bikes e motos. A Laguna Ecopark também terá um sistema de reaproveitamento de água e um controle inteligente da iluminação pública – a energia poderá ser gerada com equipamentos esportivos especiais localizados nas praças da cidade.

Parte do empreendimento deve ficar pronta ainda neste ano e contará com 150 casas, além de toda infraestrutura proposta. E tem mais: os moradores poderão realizar cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas, buscando uma melhor integração com o espaço.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja o vídeo do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=Msw0j-mhJbw

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,635,437SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pink para show e abraça fã que perdeu a mãe

A cantora parou o show e desceu do palco para abraçar a fã.

Agricultor se torna astronauta após 11 tentativas fracassadas, inspira crianças e ganha filme na Netflix

É ele, José Hernandez! O norte-americano, que realizou o sonho de ser astronauta e decolou com a tripulação do Ônibus Espacial Discovery em 2009,...

Estudante que vendia brigadeiro para pagar cursinho é aprovado em Medicina

O estudante brasiliense Lucas Carvalho, 17 anos, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). O jovem, que passou em segundo...

Berlim cria primeira mesquita, sinagoga e igreja que ficam sob o mesmo teto

Berlim está prestes a se tornar o lar da primeira mesquita-sinagoga-igreja do mundo, um espaço de oração partilhada, destinada a reunir os membros das...

Neto tatua símbolo de amor dos avós e eles se emocionam com a homenagem [VÍDEO]

É muito bom poder desfrutar do amor de vô e vó, né?! E quando eles nutrem uma relação de amor como casal até os...

Instagram