Ceará vai receber a primeira cidade inteligente do Brasil para pessoas de baixa renda

O conceito de “cidade inteligente” é novo para muitas pessoas. Resumindo, são cidades que utilizam a tecnologia no seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Songdo, na Coreia do Sul, Copenhague, na Dinamarca e Santa Ana, nos Estados Unidos, são bons exemplos de cidades inteligentes no mundo hoje. Elas são altamente criativas, tecnológicas e sustentáveis.

No Brasil, a primeira cidade inteligente está sendo construída no município de Gonçalo do Amarante, no Ceará. Apesar de estar em território nacional, a iniciativa, chamada de Laguna Ecopark, foi proposta por duas organizações italianas, a Planet e SocialFare, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv (StarATU), de Israel.

O local vai permitir que pessoas de baixa renda deixem as áreas mais afastadas para viver em uma região com WI-Fi liberado, aplicativos específicos para os moradores, compartilhamento de bikes e motos. A Laguna Ecopark também terá um sistema de reaproveitamento de água e um controle inteligente da iluminação pública – a energia poderá ser gerada com equipamentos esportivos especiais localizados nas praças da cidade.

Parte do empreendimento deve ficar pronta ainda neste ano e contará com 150 casas, além de toda infraestrutura proposta. E tem mais: os moradores poderão realizar cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas, buscando uma melhor integração com o espaço.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja o vídeo do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=Msw0j-mhJbw

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,089,429SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alicia Keys defende filho de 4 anos envergonhado por gostar de pintar as unhas

Alicia afirmou que acredita que todas as pessoas têm energia feminina e masculina dentro de si e que cada uma deve explorá-las à sua maneira.

Após 24 anos de buscas família encontra filha desaparecida, na China

É praticamente impossível imaginar o desespero para os pais quando perdem os seus filhos e foi isso o que aconteceu com o casal, Wang...

Medalhas com guizos possibilitam que atletas paralímpicos possam escutá-las

As Paralimpíadas Rio 2016 estão emocionantes e extremamente vibrantes com o tanto de gente reunida para torcer na Cidade Olímpica. Agora uma novidade que deixou...

Projeto transforma o #tbt em hashtag oficial da luta contra o Alzheimer

Projeto ‘Tbt Alzheimer’ quer dar mais visibilidade ao Alzheimer com as hashtags #tbt e #alzheimer associadas.

Sobrevivente de câncer cria cartões honestos e divertidos para ajudar outros pacientes

A artista Emily McDowell criou uma série de cartões postais que são engraçados, mas muito significativos também. McDowell, uma sobrevivente de câncer, criou os Cartões da Empatia...

Instagram

Ceará vai receber a primeira cidade inteligente do Brasil para pessoas de baixa renda 4