Cearense cria minicomputador programável a partir de sucatas de lixo

O professor Daniel Chagas queria melhorar  as aulas de programação que ministra em uma escola da rede pública em Fortaleza, para isso, criou o “Marminino“, uma placa de computador programável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A invenção feita a partir de sucata é capaz de desenvolver projetos, protótipos e até pequenos robôs com baixo custo e peças recicladas.

“Ao usar uma placa de prototipação, a lógica de programação se torna concreta no momento em que o aluno pisca seu primeiro led. Mas a burocracia em comprar essas placas, aliada ao alto custo de importação impede que possamos comprar para toda a escola”, explica o professor em entrevista à Tribuna do Ceara, que precisava de 40 placas para dar aulas, porém, o colégio tinha apenas de 10.”Daí veio a necessidade de criar as placas com materiais da própria instituição”.

A placa é feita de fenolite caseira, um processador, dois leds, uns poucos capacitores e resistores, e pinos de conexão. “A diferença maior é que ela é alimentada por pilhas, já que um aluno da rede pública não tem acesso a baterias de lítio ou algo parecido, que tem o custo bem mais elevado”, comenta. “O custo total não passa de R$ 20, enquanto que uma placa original Arduino pode passar de R$ 100”, informa.

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1901271_10203021825456250_2015443424_n

marminino

Fonte: Tribuna do Ceara

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,411,289SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jornalista almoça com idoso solitário e gesto comove a internet

O jornalista só queria comer uma feijoada para sentir que estava perto do pai dele, no Dia dos Pais, mas acabou ganhando um amigo.

Vacina contra demência por Alzheimer chega a estágio final e será testada em humanos

A tão sonhada vacina contra demência por Alzheimer chegou em sua última fase e agora será testada em humanos. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade da...

São Paulo vai incluir empatia e criatividade no currículo das escolas municipais

O novo currículo passa a valer a partir de 2018.

Ele com 94 anos e ela, 98, casaram-se depois de terem se conhecido na academia

Gertrude Mokotoff, de 98 anos e Alvin Mann, de 94, mostraram que o amor não tem idade. Os dois se conheceram em uma academia,...

Menina arrasa na coreografia de Aretha Franklin e quebra a internet essa semana

Uma vez publicamos aqui no RPA sobre uma menina que não segue a coreografia que havia sido ensaiado, e acaba dando um show, relembre...

Instagram