Escola da Tailândia ergue centro esportivo feito de bambu

O Bamboo Sports Hall é o centro de esportes da Panyaden International School, uma escola de princípios educacionais budistas localizada na cidade de Chiang Mai, na Tailândia. Feito de bambu, ele é o casamento perfeito entre arquitetura e meio ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como o clima na região é quente e úmido, era necessário criar uma arena esportiva ‘refrigerada’. Mas, nada de usar equipamentos de refrigeração: o bambu poderia cumprir essa função. O Bamboo Sports Hall foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Chiangmai Life Architec, segundo o CICLOVIVO.

Para botar de pé a estrutura, os arquitetos usaram treliças de bambu, com uma extensão de 17 metros, sem reforços ou conexões de aço. As treliças foram pré-fabricadas no local e erguidas com a ajuda de um guindaste.

centro esportes feito bambu escola tailândia

O local, resistente a ventos de alta velocidade e até terremotos, ocupa uma área de 782 m² e tem capacidade para abrigar 300 alunos de uma vez só. Ele se integra perfeitamente aos prédios antigos de barro e de bambu da escola, assim como à paisagem montanhosa que cerca a área.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estrutura abriga quadras de futsal, basquete, vôlei e badminton, além de um palco que pode ser levantado de forma automática. O pano de fundo do palco é a parede de um depósito para equipamentos esportivo e de teatro. Em ambos os lados, as varandas oferecem espaço para que os pais e outros visitantes possam assistir a eventos ou shows

centro esportes feito bambu escola tailândia

O design projetado e a matéria-prima usada oferecem um clima fresco e agradável durante o ano inteiro apenas com a ventilação natural e isolamento térmico. Deixando um pouco de lado a função prática, a estrutura por si só é um colírio para os olhos – lembra uma peça de artesanato, mas com proporções monumentais.

centro esportes feito bambu escola tailândia

Totalmente ecológico, o centro de esportes da escola Panyaden emite 0% de CO2, na contramão de outros centros que encontramos por aí. Sua expectativa de vida é de pelo menos 50 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

centro esportes feito bambu escola tailândia

centro esportes feito bambu escola tailândia

centro esportes feito bambu escola tailândia

crédito das imagens: Reprodução/Panyaden International School

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,387SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vizinhos constroem casa para idosos que viviam em situação precária

Em poucas semanas, arrecadaram materiais de construção e móveis para o casal de idosos que vivia em uma casinha de madeira sem banheiro.

Menino sofre bullying por causa de lancheira ‘feminina’ e seu tio responde

Ryker sofreu intimidações de garotos da escola que diziam que sua lancheira é 'de menina', só porque ela tem desenhos de gatos coloridos.

Menina de 7 anos ensina a própria babá a ler e escrever em SC

Uma menina de apenas 7 anos, recém-alfabetizada, está ajudando a própria babá, de 54 anos, a ler e escrever. As aulas começaram depois que Celanira...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Dia do Livro: Eliana, sobrevivente de poliomielite, aprendeu a escrever com a boca e lançou sua autobiografia

Hoje é dia do livro e nossa homenagem vai para a Eliana, uma das poucas sobreviventes de poliomielite que se tem registro, em 1974,...

Instagram

Escola da Tailândia ergue centro esportivo feito de bambu 2