O Bamboo Sports Hall é o centro de esportes da Panyaden International School, uma escola de princípios educacionais budistas localizada na cidade de Chiang Mai, na Tailândia. Feito de bambu, ele é o casamento perfeito entre arquitetura e meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Como o clima na região é quente e úmido, era necessário criar uma arena esportiva ‘refrigerada’. Mas, nada de usar equipamentos de refrigeração: o bambu poderia cumprir essa função. O Bamboo Sports Hall foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Chiangmai Life Architec, segundo o CICLOVIVO.
Para botar de pé a estrutura, os arquitetos usaram treliças de bambu, com uma extensão de 17 metros, sem reforços ou conexões de aço. As treliças foram pré-fabricadas no local e erguidas com a ajuda de um guindaste.
Leia Mais
O local, resistente a ventos de alta velocidade e até terremotos, ocupa uma área de 782 m² e tem capacidade para abrigar 300 alunos de uma vez só. Ele se integra perfeitamente aos prédios antigos de barro e de bambu da escola, assim como à paisagem montanhosa que cerca a área.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A estrutura abriga quadras de futsal, basquete, vôlei e badminton, além de um palco que pode ser levantado de forma automática. O pano de fundo do palco é a parede de um depósito para equipamentos esportivo e de teatro. Em ambos os lados, as varandas oferecem espaço para que os pais e outros visitantes possam assistir a eventos ou shows
O design projetado e a matéria-prima usada oferecem um clima fresco e agradável durante o ano inteiro apenas com a ventilação natural e isolamento térmico. Deixando um pouco de lado a função prática, a estrutura por si só é um colírio para os olhos – lembra uma peça de artesanato, mas com proporções monumentais.
Totalmente ecológico, o centro de esportes da escola Panyaden emite 0% de CO2, na contramão de outros centros que encontramos por aí. Sua expectativa de vida é de pelo menos 50 anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
crédito das imagens: Reprodução/Panyaden International School
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.