Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã

Um ambicioso projeto arquitetônico tornado realidade para receber os visitantes de um resort em Phu Quoc, no Vietnã, está encantando pessoas de todo o mundo por sua imponência e complexidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para erguer o “Centro de Convivência”, foram necessários 42 mil caules de bambu, distribuídos ao longo de toda a sua estrutura de larga escala.

O projeto foi desenvolvido pelo estúdio vietnamita Vo Trong Nghia Architects, referência em design de edifícios no país asiático.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no VietnãA mega-estrutura fica na ilha de Phu Quoc, onde está um resort de mesmo nome com um complexo de lazer e entretenimento de 1000 hectares.

De acordo com o portal Arch Daily, o centro de convivência tem cerca de 11,5 mil metros quadrados (o equivalente a 230 residências comuns).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para erguê-lo usando primariamente bambu, a Vo Trong Nghia Architects precisou refinar seus métodos de construção ao longo de muitos anos.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã

Ao todo, foram necessários 42 mil caules ocos de bambu de espécies nativas do Vietnã, cujo clima tropical propicia o rápido crescimento delas.

Hoje completa, a estrutura impressiona por sua escala e visual – que salta aos olhos, – com arcos, cúpulas e grades pensadas de maneira milimétrica por seus arquitetos, ao passo que busca honrar a cultura vietnamita.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iluminação dos espaços internos é totalmente natural ao longo do dia, graças às grades usadas nas paredes e às claraboias de palha no telhado que também permitem a passagem da luz.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 3

As grades laterais também facilitam a ventilação do local, garantindo conforto térmico.

“A luz entra lindamente e, juntamente com a cor natural do bambu, cria uma atmosfera acolhedora e íntima, embora a estrutura seja muito aberta em termos de fluxo de ar”, disse Vo Trong Nghia, fundador do estúdio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 4

Para chegar ao centro de convivência, os turistas atravessam uma praça e uma estrada simples que divide o resort. Em sua entrada, há um salão em forma de lótus e um tambor de bronze.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 5

Para Vo Trong Nghia, o bambu é o “aço verde do século 21“, exaltando seu aspecto abundante e acessível (especialmente no Vietnã), além de sua flexibilidade na criação de espaços abertos ou áreas externas.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 6

Desde a fundação do estúdio Vo Trong Nghia, em 2006, seus arquitetos buscam encontrar soluções arquitetônicas de baixo custo e consumo de energia, além de incorporar plantas em seus projetos.

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 7

Recentemente, o estúdio também projetou uma residência de “fachada vazada” na vila de Bat Trang, Vietnã. O edifício de cinco andares aproveita a cerâmica típica da região em sua fachada, com vãos e jardins elevados que garantem a refrigeração.

Fonte: Arch Daily
Fotos: Hiroyuki Oki

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 8

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,981,416SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina acha bilhete de loteria e usa dinheiro para alimentar moradores em situação de rua

Ela encontrou o bilhete premiado no chão de um supermercado, enquanto fazia compras com a mãe.

[VÍDEO] Professora se veste de tubarão para ensinar matemática e viraliza

Se ensinar matemática nos dias de hoje já é um desafio, com o ensino remoto os professores estão precisando inventar mil artifícios para segurar...

Bi-campeão do mundo no futebol de areia usa o esporte para quebrar barreiras e transformar a vida de crianças da sua comunidade (RJ)

Bi-campeão do mundo com a seleção brasileira de futebol de areia, Daniel Souza, 34 anos, é uma prova de que o esporte pode transformar...

Para ajudar filha a lidar com ansiedade de separação, mãe cria ‘botão do abraço’

A postagem feita em setembro foi compartilhada mais de 45 mil vezes e recebeu centenas de comentários elogiando a iniciativa de Melissa.

Casas de passarinho inteligentes avisam quando há focos de incêndio na floresta

Os componentes eletrônicos dentro das casinhas enviam um sinal por GPS para os bombeiros, que dessa forma conseguem chegar à floresta antes do incêndio se alastrar e destruir milhares de hectares.

Instagram

Centro de convivência feito com 42 mil caules de bambu encanta turistas de resort no Vietnã 9