Estudo diz que cetamina pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão e pensamentos suicidas

Não é de hoje que estudos apontam a eficiência da cetamina no tratamento de algumas doenças psicoemocionais. Agora em 2021, um experimento publicado na revista Translational Psychiatry aponta que o uso oral da substância pode ser determinante em pacientes crônicos com depressão e pensamentos suicidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Uma forma oral de cetamina que possa ser administrada com facilidade, e potencialmente de uma maneira mais frequente, é uma opção atraente para o tratamento da ideação suicida”, escrevem pesquisadores da Universidade da Costa do Sol (USC), na Austrália, em um novo estudo.

cetamina
Foto: Freepik

A grande importância desse último projeto se deu pelo fato de os cientistas conseguirem reduzir os custos do tratamento. Em pesquisas passadas, a cetamina mostrou efeitos positivos quando aplicada em dosagem intravenosa. Mas havia demora para se obter uma melhora mínima e essa forma é relativamente mais cara.

Agora, os pesquisadores testaram o composto de forma oral. Eles reuniram 32 pacientes adultos, todos diagnosticados com depressão e comportamento suicida crônico. Diariamente, esses pacientes tomavam pequenas doses de cetamina, misturadas em suco de laranja. Após seis semanas de testes, 69% dos voluntários apresentaram uma melhora considerável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Em média, os pacientes experimentaram uma redução significativa na ideação suicida, de um alto nível antes do ensaio para abaixo do limiar clínico na sexta semana do estudo”, diz Adem Can, psiquiatra responsável pelos testes.

cetamina
Foto: reprodução Anvisa

O único contraponto do estudo são os efeitos colaterais. Alguns pacientes apresentaram fadiga, tontura, inquietação e outros sintomas relacionados com o uso da cetamina. Os pesquisadores entendem que o composto realmente funciona, mas precisam de um estudo mais aprofundado para uma administração oral segura e eficiente.

“Até onde sabemos, o presente estudo é o primeiro a explorar a viabilidade, a segurança e a tolerabilidade da cetamina oral sobre a ideação suicida crônica em pacientes que apresentaram uma série de condições psiquiátricas, incluindo transtornos de humor, ansiedade e personalidade”, escrevem os autores.

Eles concluem que, no geral, a cetamina oral levou a melhoras significativas a curto prazo para quem tem ideação suicida crônica. Sintomas afetivos, bem-estar e funcionamento sócio-ocupacional também foram considerados para a avaliação e tiveram respostas positivas nos testes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas o que é a cetamina?

A cetamina é um anestésico utilizado na Medicina há mais de 50 anos. Geralmente é aplicada em procedimentos que necessitam de anestesia, pelo seu alto poder de relaxamento.

Quanto à sua eficácia para tratamentos de problemas de ordem emocional, o medicamento é utilizado em doses muito menores, mas que ainda necessitam de uma supervisão médica.

Fonte: Hypescience

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Estudo diz que cetamina pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão e pensamentos suicidas 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,170SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Rock por Aleppo terá shows com verba destinada às crianças sírias

Sabia que uma criança síria de até seis anos de idade nunca viu a paz? É isso mesmo. A guerra no país já dura...

Supermercado disponibiliza gratuitamente alimentos para quem tem fome

Segundo o IBGE, mais de 14 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Pensando nesse problema, o supermercado Royal, na cidade...

Criança de 11 anos que trabalha vendendo balas nas ruas do RJ com o pai ganha vaquinha

Matheus tem 11 anos e mora na Rocinha - RJ, com seus pais e seu irmãozinho de 2 anos. Seu pai, Francisco, era entregador de...

Após receber uma ‘câmara de ar remendada’ no lugar do presente, menino recebe apoio de internautas

“A reação dele foi apenas chorar e dizer que não tinha sido aquilo que ele pediu. Partiu o meu coração”, contou a mãe

Professora dança junto com aluna que tem paralisa cerebral em apresentação na escola

A professora de ensino fundamental Regina Madeira preparou uma apresentação especial das suas alunas para os pais na Escola Estadual Professora Maria Amélia Guimarães,...

Instagram

Estudo diz que cetamina pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão e pensamentos suicidas 2