Estudo diz que cetamina pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão e pensamentos suicidas

Não é de hoje que estudos apontam a eficiência da cetamina no tratamento de algumas doenças psicoemocionais. Agora em 2021, um experimento publicado na revista Translational Psychiatry aponta que o uso oral da substância pode ser determinante em pacientes crônicos com depressão e pensamentos suicidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Uma forma oral de cetamina que possa ser administrada com facilidade, e potencialmente de uma maneira mais frequente, é uma opção atraente para o tratamento da ideação suicida”, escrevem pesquisadores da Universidade da Costa do Sol (USC), na Austrália, em um novo estudo.

cetamina
Foto: Freepik

A grande importância desse último projeto se deu pelo fato de os cientistas conseguirem reduzir os custos do tratamento. Em pesquisas passadas, a cetamina mostrou efeitos positivos quando aplicada em dosagem intravenosa. Mas havia demora para se obter uma melhora mínima e essa forma é relativamente mais cara.

Agora, os pesquisadores testaram o composto de forma oral. Eles reuniram 32 pacientes adultos, todos diagnosticados com depressão e comportamento suicida crônico. Diariamente, esses pacientes tomavam pequenas doses de cetamina, misturadas em suco de laranja. Após seis semanas de testes, 69% dos voluntários apresentaram uma melhora considerável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Em média, os pacientes experimentaram uma redução significativa na ideação suicida, de um alto nível antes do ensaio para abaixo do limiar clínico na sexta semana do estudo”, diz Adem Can, psiquiatra responsável pelos testes.

cetamina
Foto: reprodução Anvisa

O único contraponto do estudo são os efeitos colaterais. Alguns pacientes apresentaram fadiga, tontura, inquietação e outros sintomas relacionados com o uso da cetamina. Os pesquisadores entendem que o composto realmente funciona, mas precisam de um estudo mais aprofundado para uma administração oral segura e eficiente.

“Até onde sabemos, o presente estudo é o primeiro a explorar a viabilidade, a segurança e a tolerabilidade da cetamina oral sobre a ideação suicida crônica em pacientes que apresentaram uma série de condições psiquiátricas, incluindo transtornos de humor, ansiedade e personalidade”, escrevem os autores.

Eles concluem que, no geral, a cetamina oral levou a melhoras significativas a curto prazo para quem tem ideação suicida crônica. Sintomas afetivos, bem-estar e funcionamento sócio-ocupacional também foram considerados para a avaliação e tiveram respostas positivas nos testes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas o que é a cetamina?

A cetamina é um anestésico utilizado na Medicina há mais de 50 anos. Geralmente é aplicada em procedimentos que necessitam de anestesia, pelo seu alto poder de relaxamento.

Quanto à sua eficácia para tratamentos de problemas de ordem emocional, o medicamento é utilizado em doses muito menores, mas que ainda necessitam de uma supervisão médica.

Fonte: Hypescience

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,518,910SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cachorrinha com uma orelha só encanta a web: ‘Parece um unicórnio’

Uma lesão acidental durante o nascimento da cachorrinha Rae obrigou os veterinários a amputarem sua orelha direita. Com o passar dos anos, a orelha...

Para fugir da guerra, casal sírio se muda para o Brasil e recomeça a vida vendendo comida árabe

A Razan nasceu em Aleppo, na Síria, e, por conta das guerras, decidiu se mudar com o marido para o Brasil, em 2014. Hoje,...

Kobra transforma cilindro de oxigênio inativo em arte e doa dinheiro da venda para o Amazonas

Foi inspirado no atual momento difícil que enfrentamos no Brasil, onde há escassez de oxigênio em hospitais, que o muralista Eduardo Kobra criou a...

De forma lúdica, professora orienta crianças onde pode e onde não pode tocar

A discussão está em alta sobre a questão dos abusos sexuais de crianças e adolescentes e uma professore resolveu ajudar a criar nos meninos...

Cozinheiro de 16 anos distribuirá marmitas aos moradores em situação de rua em campanha de Natal

O Natal está chegando e sempre encontramos algumas ações lindas, de pessoas bem especiais, como o Paulo, de 16 anos. Ele é cozinheiro e...

Instagram