Chinelos velhos viram brinquedos na África e já tiraram mais de 400 toneladas de lixo do Oceano

Passeando pelas praias da costa leste da África, você pode se deparar com esculturas coloridas de elefantes, javalis, rinocerontes, leões e girafas, algumas em tamanho real, feitas com chinelos de borracha velhos encontrados no mar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A transformação desses materiais em peças de arte e moda é ideia da empresa Ocean Sole. Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o negócio reaproveita sandálias velhas e outras peças de borracha encontradas nas praias do país. O resultado do trabalho são criações lúdicas que chegam a ser vendidas para jardins zoológicos, aquários e lojas de nicho de 20 países.

“A poluição em todos os nossos cursos de água é um grande problema”, diz Church, nascida e criada no Quênia. “Os rios estão entupidos com plástico e borracha”, ela acrescenta. “Quando as pessoas dizem que o oceano é uma sopa de plástico, é porque o plástico não vai embora – ele só se decompõe em partes menores”.

Segundo os cientistas, o tempo de decomposição desses resíduos varia de 100 a 600 anos. Em grandes quantidades no fundo dos oceanos, são alguns dos principais vilões da vida marinha, responsáveis pela morte de peixes, crustáceos e outras espécies.

Como tudo começou

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 1997, Church trabalhava num projeto de preservação de tartarugas marinhas na ilha de Kiwayu, na fronteira do Quênia com a Somália.

Na época, Church ficou chocada com uma cena desoladora: praias inundadas por objetos de plástico que obstruiam a chegada das tartarugas aos seus locais de desova.

Mas foi lá também que ela viu crianças da região fazendo brinquedos com o lixo retirado do mar. Nesse dia, ela decidiu fundar uma empresa focada na solução de um problema ambiental grave.

Church pensou que poderia ajudar a limpar as praias e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento econômico e social daquela comunidade, incentivando moradores locais a recolher, lavar e processar materiais recicláveis para terem uma renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira as fotos:

4

4e20e9de659880a817bf0c82668bde3b1114781000art12b992dbb3776e56f29ee9d22e9e790950ef369844c4db386268076b4c2d1cc1f0ocean-sole-1

Fotos: Reprodução/Ocean Sole

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,826SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mesmo não sendo mais casados, mulher cuida de ex-marido com Alzheimer até o fim da vida

Recentemente, começamos alguns posts de histórias que os leitores tem nos enviado, já contamos aqui e aqui.  Conheçam abaixo a história da Izabela e sua...

Experimento inédito melhora sintomas em pacientes com leucemia

Um estudo inédito promete melhor os sintomas de pacientes com leucemia. Cerca de 94% dos participantes com leucemia linfoblástica aguda (LLA) disseram que os sintomas...

Menina cria campanha COmVIDa-20 e arrecada 4 toneladas de alimentos para famílias carentes

A Manu tem apenas 11 anos, mas já fez mais para combater a Covid-19 do que muito marmanjo por aí. Chega mais que eu...

Hospital infantil libera jogos do Brasil para a diversão de crianças internadas

Por 90 minutos, mais os acréscimos, os pequenos esquecem seus problemas de saúde.

Garotinho de quatro anos ganha festa do caminhão de lixo

O blim-blém da buzina é o sinal. Sandálias nos pés, no colo da mãe e com os olhos voltados para a rua, através da...

Instagram

Chinelos velhos viram brinquedos na África e já tiraram mais de 400 toneladas de lixo do Oceano 3