Passeando pelas praias da costa leste da África, você pode se deparar com esculturas coloridas de elefantes, javalis, rinocerontes, leões e girafas, algumas em tamanho real, feitas com chinelos de borracha velhos encontrados no mar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A transformação desses materiais em peças de arte e moda é ideia da empresa Ocean Sole. Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o negócio reaproveita sandálias velhas e outras peças de borracha encontradas nas praias do país. O resultado do trabalho são criações lúdicas que chegam a ser vendidas para jardins zoológicos, aquários e lojas de nicho de 20 países.
“A poluição em todos os nossos cursos de água é um grande problema”, diz Church, nascida e criada no Quênia. “Os rios estão entupidos com plástico e borracha”, ela acrescenta. “Quando as pessoas dizem que o oceano é uma sopa de plástico, é porque o plástico não vai embora – ele só se decompõe em partes menores”.
Segundo os cientistas, o tempo de decomposição desses resíduos varia de 100 a 600 anos. Em grandes quantidades no fundo dos oceanos, são alguns dos principais vilões da vida marinha, responsáveis pela morte de peixes, crustáceos e outras espécies.
Leia Mais
Como tudo começou
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em 1997, Church trabalhava num projeto de preservação de tartarugas marinhas na ilha de Kiwayu, na fronteira do Quênia com a Somália.
Na época, Church ficou chocada com uma cena desoladora: praias inundadas por objetos de plástico que obstruiam a chegada das tartarugas aos seus locais de desova.
Mas foi lá também que ela viu crianças da região fazendo brinquedos com o lixo retirado do mar. Nesse dia, ela decidiu fundar uma empresa focada na solução de um problema ambiental grave.
Church pensou que poderia ajudar a limpar as praias e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento econômico e social daquela comunidade, incentivando moradores locais a recolher, lavar e processar materiais recicláveis para terem uma renda.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Confira as fotos:
Fotos: Reprodução/Ocean Sole
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Que lindo o resultado!
Demais né?
O mundo precisa de pessoas que tenha ideias criativas e inovadoras a fim de encontrar soluções para os problemas cada vez mais desafiadores. Pessoas capazes de construir a mudança, pessoas que olham para os desafios e imaginam as soluções
o mundo quer criativos, o mundo quer criatividade e soluções concebidas em catálogos com preços e pagar só o produto final e às prestações quando houverem verbas. Pessoas que gastem o tempo das suas vidas em freelancers, estágios, voluntariado, e depois vomitem soluções fantásticas e giras ao preço do chinês ou ao preço de que pode custar um produto e não todo o processo meses e anos de criação, investigação, aprendizagem. Querem artistas a participar em projectos, concursos, exposições que para além dos custos das obras serem dos artistas a aplicação, o transporte, a segurança dos trabalhos é tudo por responsabilidade do próprio artista. Se o artista tiver um emprego comum para sustentar este sistema de criação e for polivalente para trabalhar no emprego fazer vida normal de casa e ainda criar tudo bem né.. Mas as pessoas não são todas iguais e à aqueles que não resta tempo e energia para criatividades lindinhas e prontinhas a serem consumidas. Pelo menos em Portugal é assim.
Gostei bastante da ideia de reciclar as sandálias e transformar em brinquedos. Como posso saber mais detalhes sobre esse assunto? Esse projeto existe no Brasil? Bem que valeria apena instalar e colocar uns pontos de coleta em praias e postos de gasolina. Fica aí a sugestão.
Que eu saiba infelizmente ainda não tem Katia! Ótima sugestão! 😉
Animal!
Todos os outros países deveriam enviar verbas para manter e aumentar esse trabalho. Pois o lixo é de todo mundo.
Que encantadora proposta um grande exemplo! Realmente muito emocionante, pequenos gestos de grandes impactos positivos no planeta Terra! Amor e Luz!
Gostaria de ver relatos dos nativos. Quero saber como eles se sentem em relação ao projeto. Quero saber que tipo de relações de trabalho se estabeleceu com eles. Preserva-se a natureza e o homem dentro dela?
de tudo que já vi em reciclagem este projeto ganha longe! About all I´ve seen on recycling this project is by far the best!
Nossa que lindo!! Adorei a ideia!!
que coisa mais linda!
Ideia fantástica! Realização e produção fantásticas! Resultado final funtástico!!! 😉
Gostei da criatividade – parabens a empresa que deve estara ajudando muitas pessoas que realmente precisam de um emprego
Que trabalho incrível!
http://casemaker.com.br
fantastico!
Trabalho lindo pela criatividade e benefícios para o meio ambiente, especialmente, as águas tão maltratadas pelo homem. Fiquei pensando muito parecido com a Kátia em relação da existência de trabalho semelhante no Brasil.
Que linda iniciativa, eu tenho uma pequena fabrica de sandálias aqui em SP e geralmente sobra muito material (aproveito as sobras para fazer chaveiros), muito interessante a iniciativa!
As necessidades obrigam e a imaginação, rica e fértil, ajuda. Apenas me resta acrescentar. Fantástica utilização da lei de Lavoisier. …na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma…
Emprego e renda para nossos irmãos da África, além de trabalho de reequilíbrio ecológico.
awesome!
Comments are closed.