Bahia usará camisa ‘manchada de óleo’ para protestar contra vazamento

O tricolor baiano publicou um manifesto exigindo a investigação e punição dos culpados pelo vazamento de óleo nas praias do Nordeste: “Quem derramou esse óleo?"


camisa Bahia manchas óleo
PUBLICIDADE ANUNCIE

“Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?”, questiona o Bahia referindo-se ao vazamento de óleo nas praias do Nordeste. Buscando respostas, os jogadores do clube vestirão uma camisa com manchas de óleo na partida contra o Ceará pelo Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (21).

O tricolor baiano publicou em seu Twitter um manifesto exigindo a investigação e punição dos culpados pelo vazamento.

“É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver”, continua o manifesto.

“O problema é seu. O problema é nosso.

Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.”

Vazamento de óleo atingiu 15 unidades de preservação

Do Maranhão à Bahia, o vazamento de óleo começou em setembro e já afeta 194 pontos, incluindo 15 unidades de preservação. Considerada inédita no Brasil pela Marinha, devido à extensão geográfica e o tempo de duração, a catástrofe ambiental atingiu cerca de 2.250 km de extensão da costa.

As causas e os responsáveis ainda não foram descobertos. No entanto, sabe-se que o material é petróleo cru: não é produzido nem processado no país.

Mutirões de limpeza

Os nordestinos não esperam por justiça de braços cruzados! Nos últimos dias, começaram a circular nas redes sociais fotos e vídeos de moradores das praias afetados pelo vazamento recolhendo as manchas de óleo ‘no braço’. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

PUBLICIDADE ANUNCIE

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

Não é só futebol

Não é a primeira vez que o Bahia se posiciona sobre questões que extrapolam a esfera do futebol. Recentemente, o clube fez uma manifestação pública contra a homofobia: durante um jogo contra o Fortaleza, o clube usou bandeiras arco-íris nas linhas de escanteio.

Nas redes sociais, o vídeo da campanha traz um torcedor homossexual que expõe os preconceitos vivenciados por conta da sua orientação sexual, enquanto costura uma bandeira arco-íris para ser usada em campo.

torcedor bahia segura bandeira arco-íris

Em outro momento, o Bahia fez uma campanha de conscientização e combate à violência nos estádios.

Símbolo da campanha, a “Camisa Camuflada” possui um design neutro: a peça ganha as cores do clube quando o torcedor chega em segurança ao estádio, prevenindo possíveis confusões no percurso até o estádio onde o clube manda os seus jogos.

camisa bahia

“Pedir para que o torcedor se disfarce que só se revele quando chega no estádio, é na verdade uma grande crítica. Não podemos deixar o futebol brasileiro chegar a esse ponto”, diz Lênin Franco, gerente de negócios do clube.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: R7/Fotos: Reprodução/Esporte Clube Bahia

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar