Cobrador de ônibus aprende Libras sozinho para se comunicar com passageiros surdos


Cobrador de ônibus aprende Libras sozinho para se comunicar com passageiros surdos 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Você já passou pela situação de viajar para um país do qual você não entende a língua e os outros não entendem a sua? Uma das coisas mais aflitivas da vida é querer se comunicar e não conseguir, não? Imagina então para os surdos, já que pouquíssimas pessoas sabem Libras. Mas, se depender de Gabriel Pinheiro da Fonseca as coisas não serão mais assim. Gabriel é cobrador de ônibus da empresa Laranjal e decidiu aprender Libras sozinho para poder se comunicar com os passageiros surdos que entram no ônibus.

Gabriel, que vive e trabalha em Pelotas – no Rio Grande do Sul, diz que se sentia mal de não conseguir se comunicar com essas pessoas e mais do que decidir aprender, ele aprendeu sozinho! Ele começou a assistir canais especializados no ensino de libras no YouTube e agora ele consegue se comunicar tranquilamente com os passageiros surdos. Ele trabalha há 4 anos como cobrador de ônibus, mas começou a usar a linguagem de sinais há 6 meses. Quando conversa com os passageiros surdos enquanto trabalha, ele aproveita para aprender coisas novas e aumentar seu vocabulário.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Ele acha que todo mundo deveria saber Libras e que essa deveria ser uma disciplina obrigatória ensinada na escola, nem que fosse o mínimo. Atualmente, a cidade de Pelotas aguarda pela sanção da Central de Interpretação de Pelotas, uma central de intérpretes para que exista acessibilidade para todo mundo. Qualquer instituição pública deveria ter no mínimo um funcionário com formação em Libras e eles partem deste princípio.

A criação da Central de Pelotas vai garantir o atendimento com profissionais de Libras qualificados em clínicas, hospitais, delegacias de polícia e etc… Se depender de Gabriel nunca mais existirão barreiras de comunicação!

Com informações de Diário Popular

Foto: Paulo Rossi – Diário Popular

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar