Como um movimento está promovendo a causa do voluntariado no Brasil e no mundo


PUBLICIDADE ANUNCIE

Certa vez publicamos um relato da Raquel Caprara, onde ela fala de sua experiência fazendo trabalho voluntário e o quanto essa experiência transformou (e transforma) sua vida de forma profunda, onde fica a certeza que fazemos mais bem para nós mesmos do que para as pessoas que estamos ajudando.

É exatamente desse poder de transformação do voluntariado que o #MovimentoBemFazer se inspira. Ele é uma campanha de conscientização e mobilização que acontece a partir deste ano, por meio de grandes ações voluntárias que serão realizadas em dez países, por empresas, institutos e organizações da sociedade civil.

movimento bem fazer

O movimento surgiu como uma ampliação do Dia do Bem-Fazer, que é realizado desde 2009, e desde então tem tomado grandes proporções, para vocês terem uma ideia, na última edição em 2015, mais de 200 ações realizadas em 13 países, mobilizando 15 mil voluntários e beneficiando o expressivo número de 110 mil pessoas. Por estar ficando cada vez maior e por visarem beneficiar ainda mais pessoas, foi criado o #MovimentoBemFazer.

9767_NN_IIC_MBF_LOGO

Em 2016 a ideia é melhorar o feito. Entre as datas estipuladas, cada país promoverá, a sua maneira, suas ações. No Brasil, já existem mais de 100 ações voluntárias confirmadas e a grande celebração deste movimento é agora, domingo, dia 28 de agosto (confira programação abaixo).


PARQUE DO POVO

Organizadores: voluntários de empresas dos condomínios São Paulo Corporate Towers e E-Tower

Beneficiados: Projeto Casulo; ONG Vivendo com Arte; Spirit of Football e a comunidade da Rua Coliseu

Horário: 9 às 14 horas

Local: Parque Municipal Mário Pimenta Camargo (Parque do Povo) – Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi.

Atividades: Apresentação do Coral Vivendo com Arte; apresentação de teatro da comunidade da Rua do Coliseu; Apresentação da Cia 7 Artes; aulas de alongamento; visitas guiadas sobre a botânica do parque; oficina de pintura de corpos dos índios Pankararus; oficina de pintura de caixinhas; workshow de hip hop; workshow de sertanejo; partidas de futebol; gincana circuito de velocidades; e brincadeiras livres.


BLOCO DO BECO

Organizadores: voluntários do Instituto InterCement e da InterCement

Beneficiados: Bloco do Beco e a comunidade do Jardim Ibirapuera

Horário: 9 às 15 horas

Local: Rua Acédio José Fontanete, 86, Jardim Ibirapuera

Atividades: Aulas de alongamento, zumba e ginástica laboral; apresentação de Maracatu, Capoeira, Grupo Baque Atitude e Umoja; pintura do jardim, quadra, academia e parquinho; jardinagem suspensa, da quadra e do bloquinho; oficinas de fotografia, origami, turbantes e tranças, pintura de rosto; orientação financeira; e recreação infantil.


JARDIM SANTA CECILIA

Organizadores: voluntários da Santista S.A.

Beneficiados: Associação de Moradores do Jardim Santa Cecilia

Horário: 8 às 13horas

Local: Rua Humberto Miranda, nº 3, Jardim Cristália

Atividades: pintura do muro da Associação; doação de brinquedos e montagem da brinquedoteca; cobertura da quadra; recreação infantil (pintura facial e brincadeiras).


THEATRO MUNICIPAL

Organizadores: voluntários do Instituto Camargo Corrêa e da Camargo Corrêa

Beneficiados: Promove; Santo Dias; Associação Casa da Criança; Casa dos Meninos I; Instituto Alana; Igreja Nossa Senhora da Paz; Espaço Urbano; Pró-saber; Coletivo Dedo Verde; CCA Nossa Arte

Horário: 9 às 13h00

Local: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

Atividades: Tendas com as organizações beneficiadas divulgando seus trabalhos sociais; visita de jovens dos bairros Tucuruvi, Rio Pequeno, Guaianases, Parelheiros e Jd. Pantanal para assistir ao espetáculo “Orquestra Experimental de Repertório” no próprio Theatro. Além disso, deste local no Centro sairão vans com voluntários para realizarem atividades nas sedes das organizações beneficiadas, sendo elas:

PUBLICIDADE ANUNCIE
  • Liberdade: Dia de Lazer com atividades culturais e recreativas com os refugiados da Missão Paz, na Casa do imigrante (Rua do Glicério, 225, das 9h às 15h).
  • Cidade Tiradentes: limpeza do terreno, plantio de horta, pintura de muros, reforma do playground, formação de grupo de cuidadores da horta no CCA Arte Nossa (Rua Francisco José Viana, 382, das 9h às 15h);
  • Nova Jaguaré: palestras e reflexão sobre sexualidade, drogas e perspectivas de vida; oficinas sobre a valorização da beleza natural para o empoderamento do jovem; atividades circenses, shows e aulas de dança na ONG Espaço Urbano (Av. Kenkiti Simomoto, 80, das 9h às 15h);
  • Paraisópolis: apresentações, dinâmicas e trocas de experiências sobre a formação e o mercado profissional no Instituto Pró-Saber (Rua Manoel Antônio Pinto, 974, das 13h às 17h);
  • Capão Redondo: melhorias na Casa de Educação e Cultura São Luis, com limpeza do terreno, pintura do muro, montagem de horta e reforma do playground (Rua José Manoel Camisa Nova, 30, das 9h às 15h).

Observação: Clique aqui para conferir a programação completa do Brasil.

Quer ter uma ideia do poder da mobilização e corrente do bem? Dá uma olhada nesse vídeo:

Espera-se neste ano reunir mais de 15 mil voluntários, que se organizam em grupos e criam ações voluntárias em prol das comunidades onde vivem ou trabalham (imagina o impacto incrível dessas ações!). A ideia é que estas ações também aconteçam ao longo do ano e aumente junto com o número de voluntários, por isso, nada mais apropriado como tema deste ano: ‘Semeando o bem, a gente vai além’,

O objetivo é que o movimento cresça cada vez mais, sempre em prol da causa do voluntariado. Por esse motivo, o tema da campanha do Dia do Bem-Fazer 2016 é “Contagiar/Espalhar”, representado pela imagem de uma flor dente-de-leão. Quando soprada, ela se desfaz com facilidade e suas sementes são levadas pelo vento, se espalham e no momento certo florescem novamente.

objetivos

Faça parte do #MovimentoBemFazer

Aproveitando a comemoração do Dia Nacional do Voluntariado, o #MovimentoBemFazer está realizando o Agosto Laranja, campanha que visa chamar a atenção da sociedade sobre a importância do voluntariado e agradecer às pessoas que atuam voluntariamente, por conta disso, alguns monumentos em São Paulo serão iluminados na cor laranja, dentre eles Ponte das Bandeiras, Viaduto do Chá e Biblioteca Mário de Andrade. Vejam:

Biblioteca-Mario-de-Andrade Ponte-das-Bandeirasviaduto-do-cha1

Nós aqui no Razões ficamos muito feliz em poder contar mostrar iniciativas tão relevantes com essa, e que mostram que o voluntariado tem força e faz diferença na vida das pessoas, você nem imagina o quanto! Participe.

banner_patrocinado

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar