Escoteiros ajudam na adaptação de jovens refugiados na Irlanda


Escoteiros ajudam na adaptação de jovens refugiados na Irlanda 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

O Scouting Ireland é um programa de escoteiros que está ajudando na integração social de 20 adolescentes refugiados que chegaram na Irlanda sem a companhia dos pais.

Os adolescentes participaram de um acampamento nas montanhas da capital Dublin, onde eles puderam conhecer adolescentes irlandeses e participar de atividades recreativas.

Apesar das barreiras linguísticas e culturais, eles viram que tinham muito mais coisas em comum do que pensavam. “Estávamos conversando sobre UFC e Conor McGregor mais cedo”, diz o adolescente Liam, de 17 anos.

Os adolescentes são de países como Afeganistão, Paquistão e Síria. Hoje, eles vivem em alojamentos temporários até encontrarem famílias que possam acolhê-los no conforto do seu lar.

PUBLICIDADE ANUNCIE

“Não há nada de tecnologia aqui: é acampar, sair e aprender juntos”, diz John Lawlor, chefe-executivo da Scouting Irlanda.

No processo, apesar das barreiras culturais e de idioma, os adolescentes percebem que tem muita mais coisas em comum do que eles imaginavam.

O modelo de integração é simples e poderia ser adotado por outros países, incluindo o Brasil. A experiência foi enriquecedora para ambos os lados, não custa nada tentar!

Leia também: Estudante recicla coletes salva-vidas abandonados na praia para criar mochilas para refugiados

Com informações do THE IRISH TIMES

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar