Jovem transforma bairro violento num dos lugares mais inovadores e empreendedores de AL

A ‘ONG MandaVer’ tem visibilidade nacional e leva às comunidades carentes do bairro, esporte, cultura, qualificação profissional e geração de renda.


morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo
PUBLICIDADE ANUNCIE

A vontade de transformar o lugar em que vive, num lugar melhor e de oportunidades, fizeram com que Carlos Jorge, morador do bairro Vergel do Lago, em Maceió (AL), criasse a ONG MandaVer, levando às comunidades carentes de um dos bairros mais violentos da cidade, informação, cultura, empreendedorismo e inovação! Desde 2015 o projeto vem transformando o Vergel do Lago num dos lugares mais inovadores da cidade, mudando de vez a imagem negativa que o bairro tinha.

O projeto MandaVer começou num local pequeno, com uma barra de ballet usada e um livro. Hoje, em parceria com a ONG paulista Gerando Falcões, o objetivo é atender um número maior de crianças.

“O Vergel sempre foi conhecido pelo contexto da violência, e parte da minha proposta com o projeto é o resgate da imagem do bairro. Era muito triste. Associavam o bairro a tragédia. Começamos esse trabalho de resgate e hoje recebemos visitas de grandes empreendedores que querem conhecer o projeto”, afirmou Carlos.

[Um grande incêndio queimou todo o algodão do projeto Central Veredas, que vem transformando a vida de artesãs da região Noroeste de Minas Gerais. Criamos uma vaquinha para que essas mulheres possam comprar sua matéria-prima e principal fonte de renda, clique aqui para apoiar.]

Atualmente, mais de 210 crianças participam das oficinas (ballet, coral, teatro, jiu-jitsu e futebol) no Polo Cultural e Esportivo do MandaVer. Até o final do ano, segundo Carlos, a meta é dobrar o número de beneficiários diretos, contemplando mais de 400 crianças da comunidade que vivem em situação de extrema pobreza.

morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo
A ONG leva as comunidades carentes do bairro, esporte, cultura, qualificação profissional e geração de renda

morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo

PUBLICIDADE ANUNCIE

Mudando a própria realidade

Carlos contou ao Razões que teve uma infância muito difícil que envolvia violências física e psicológica. Ele sempre viveu no bairro. Foi quando teve a chance de escolher o caminho certo através da solidariedade de uma moradora, a dona Maria e de um mentor, que dedicaram anos de suas vidas à educação e futuro dele.

“Foi quando eu tive a certeza do meu propósito. Queria que as crianças daqui tivessem a mesma oportunidade que eu tive. Minha dedicação é de ver essa transformação na comunidade e que possamos resgatar a beleza das pessoas e todo o potencial do bairro”, disse.

morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo
A vontade de transformar o lugar em que vive, num lugar melhor e de oportunidades, fizeram com que Carlos Jorge, morador do bairro Vergel do Lago em Maceió (AL) criasse a ‘ONG MandaVer’

Projeto conhecido nacionalmente

A ONG MandaVer ficou conhecida nacionalmente após a repercussão de uma ação do Carlos para atender vítimas do surto de “bicho-de-pé” na favela Sururu de Capote na passagem de 2016 para 2017.

“É um bicho rural que virou uma epidemia, fizemos uma campanha que mobilizou milhares de calçados e alimentos, movimentamos o poder público para ajudar nesta ação. Recebemos doações de vários estados. E resolvemos o problema com a ação. Hoje supervisionamos”, explicou.

morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo

Voluntários

Siim, a ONG precisa de voluntários. Quem quiser participar deste incrível projeto, só mandar uma mensagem nas redes sociais da ONG (Facebook e Instagram).

Toda ajuda é muito bem-vinda! Parabéns pelo projeto Carlos!

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

morador transformando bairro violento espaco oportunidade empreendedorismo

crédito das fotos: Carlos Jorge/Arquivo pessoal

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar