Primeiro-ministro canadense é visto como um “novo Mujica”


PUBLICIDADE ANUNCIE

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica e o novo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, tem trajetórias de vida completamente distintas uma da outra.

Mujica fez parte de um grupo guerrilheiro, lutou contra a ditadura em seu país, passou 13 anos na cadeia e se tornou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”.

Trudeau, diferente de Mujica, teve uma infância confortável, viajou o mundo, conheceu mais de 100 países e é o segundo político mais jovem a assumir o governo do seu país.

Mas, o projeto de governo de Trudeau se aproxima ao do ex-presidente uruguaio. O jovem político canadense pretende, por exemplo, legalizar a maconha e refundar as relações com os povos indígenas.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Logo depois que assumiu o cargo, em novembro do ano passado, Trudeau, que é filho do ex-primeiro ministro Pierre Trudeau (1919-2000), despertou a atenção do mundo todo ao receber pessoalmente refugiados sírios quando vários países, principalmente da Europa, barravam a entrada de imigrantes refugiados.

Trudeau levou o Partido Liberal ao poder após uma década de domínio conservador. A BBC Brasil listou as cinco principais plataformas de governo do novo primeiro-ministro canadense que tem atraído a simpatia dos setores progressistas e a reprovação dos conservadores.

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar