Cidade americana paga R$ 45 para moradores de rua recolherem lixo

Se o governo oferecesse uma maneira fácil e prática de ajudar os moradores de rua a se reerguerem e, de quebra, ainda eliminar, aos poucos, o lixo jogado na cidade, você acharia uma boa ideia? Pois a cidade de San Jose, na Califórnia, começou um projeto muito interessante como afirma o Mercury News.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A cidade que contém uma arte e arquitetura brilhantes, infelizmente sofre com o tanto de lixo jogado pelas ruas. Por isso, foi decidido criar uma maneira de acabar com isso ajudando também os moradores de rua. O projeto pretende começar em novembro com um pagamento de R$45 para cerca de 25 moradores recolherem lixo em pelo menos 40 pontos principais da cidade.
Leia também: Estudantes de Odontologia atendem moradores de rua em BH
“Nós estamos trabalhando para transformar vidas”, revelou o prefeito Sam Liccardo durante uma conferência no Downtown Streets Team’s San Jose Office para anunciar o novo programa. A organização que trabalha para acabar com a falta de moradia e a GoodWill, empresa sem fins lucrativos que fornece treinamento profissional, irão contratar e gerir os trabalhadores. O objetivo é ajudar os participantes da transição para um emprego integral.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Relacionado: Chuveiro itinerante dá “ducha” de dignidade para moradores de rua
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os moradores deverão fazer a ronda em alguns pontos que já foram, inclusive, motivo de reclamação de moradores pela quantidade de lixo pairando em meio as ruas da região. O presidente da Associação do Bairro Monterey Senter, Jonathan Fleming, revelou estar animado para o projeto. Ele já havia proposto um programa parecido esse ano, mas acabou não vingando. E agora ver que ele pode dar aos participantes um senso de ‘propósito’ realmente é algo incrível. O presidente espera que, assim, eles consigam talvez até mesmo conversar com os moradores dos acampamentos nas região perto e convencê-los a manter a região limpa.
Para Jonathan, é muito claro que as pessoas tendem a colocar a culpa de todo o lixo nos próprios moradores de rua quando, na verdade, ele vem de todos os lugares. A vítima de violência doméstica que perdeu sua casa depois de enfrentar um vício em drogas e passou a morar em casas temporárias, Christine Gonzalez revelou que tem feito trabalho voluntário com o Downtown Streets Team por vários anos e tem recebido em troca gift cards para atender suas necessidades básicas, mas a oportunidade de receber algo mais como um cheque pode fazer toda diferença.
“Você não percebe como é difícil se reerguer”, conta Gonzalez. “Isso (o programa) irá trazer de volta a confiança e a auto-estima.” Inicialmente, o programa será financiado por um subsídio de $200,000 dólares para abatimento de lixo aprovado pelo Conselho da Cidade, mas não há data final definida e as autoridades gostariam que o programa continuasse.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo o vice-presidente de serviços de missão na GoodWill de Silicon Valley, o programa será capaz de criar um ambiente de suporte que possa ajudar na transição das pessoas de rua para um trabalho real futuramente. E você? O que acha? Será que essa ideia daria certo se fosse implementada em alguma região do Brasil?
Fotos: Ray Chavez/Bay Area News Group.
Fonte: Mercury News.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.