Cientista brasileira desenvolve bioinseticida que mata larvas do mosquito Aedes aegypti

O alastramento da epidemia de dengue, zika e chikungunya representa um desafio para comunidade científica, que luta contra o tempo para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A novidade agora é um bioinseticida desenvolvido pela pesquisadora brasileira Rose Monnerat, da Embrapa Genéticos e Biotecnologia.

Segundo a cientista, o bioinseticida, apelidado de Inova-Bti, mata apenas as larvas do mosquito. Além disso, o produto não é tóxico e nem causa riscos à saúde humana ou de animais domésticos.

Os primeiros testes com o produto foram feitos nas cidades de Três Lagoas (MS), São Sebastião (DF), Rio das Ostras (RJ) e Sorriso (MT) e todos tiveram resultados positivos.

Leia também: Fábrica produz roupas de bebê com repelente contra Aedes Aegypti

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Inova-Bti é o segundo inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa para combater as larvas do mosquito. O primeiro, o Bt-horus, está no mercado desde 2005, mas não é produzido em larga escala no país.

A cientista explica que os dois são biológicos. A diferença é que o Inova-Bti foi formulado com adjuvantes modernos de alta eficiência.

“A formulação é um pouco diferente do primeiro bioinseticida, mas ambos têm os mesmos princípios e são excelentes produtos”, ressalta Monnerat. “Os testes toxicológicos do Inova-Bti estão em fase final e então submeteremos o dossiê com toda a documentação à Anvisa”.

via [CICLOVIVO]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,818,590SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grupo Boticário doa 216 toneladas de itens de higiene à população: coronavírus

Para ajudar na prevenção da Covid-19 e aumentar o acesso a itens de higiene à população, o Grupo Boticário intensificou a produção e o...

[VÍDEO] Jovem pula em lago e salva araras-azuis que se afogavam, em Rio Verde (GO)

Diego Rafael é um jovem estudante de biologia e recentemente provou que será um excelente profissional! Ele salvou duas araras-azuis que se afogavam em um...

Animação simpática mostra situações que fazem parte do cotidiano dos amigos

Uma definição interessante desse vídeo mostra muito sobre o tema: “Um amigo é alguém com quem você tem uma ligação de afeto mútuo, e...

Com 4º lugar em Maratona, corredora usa prêmio para ampliar escola no Quênia

A maratonista queniana Nancy Kiprop, de 40 anos, ficou em quarto lugar na Maratona de Nova York, realizada no dia 3 de novembro. A sua...

Instagram

Cientista brasileira desenvolve bioinseticida que mata larvas do mosquito Aedes aegypti 2