Cientista brasileira desenvolve bioinseticida que mata larvas do mosquito Aedes aegypti

O alastramento da epidemia de dengue, zika e chikungunya representa um desafio para comunidade científica, que luta contra o tempo para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A novidade agora é um bioinseticida desenvolvido pela pesquisadora brasileira Rose Monnerat, da Embrapa Genéticos e Biotecnologia.

Segundo a cientista, o bioinseticida, apelidado de Inova-Bti, mata apenas as larvas do mosquito. Além disso, o produto não é tóxico e nem causa riscos à saúde humana ou de animais domésticos.

Os primeiros testes com o produto foram feitos nas cidades de Três Lagoas (MS), São Sebastião (DF), Rio das Ostras (RJ) e Sorriso (MT) e todos tiveram resultados positivos.

Leia também: Fábrica produz roupas de bebê com repelente contra Aedes Aegypti

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Inova-Bti é o segundo inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa para combater as larvas do mosquito. O primeiro, o Bt-horus, está no mercado desde 2005, mas não é produzido em larga escala no país.

A cientista explica que os dois são biológicos. A diferença é que o Inova-Bti foi formulado com adjuvantes modernos de alta eficiência.

“A formulação é um pouco diferente do primeiro bioinseticida, mas ambos têm os mesmos princípios e são excelentes produtos”, ressalta Monnerat. “Os testes toxicológicos do Inova-Bti estão em fase final e então submeteremos o dossiê com toda a documentação à Anvisa”.

via [CICLOVIVO]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,289,873SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Impedido de visitar esposa grávida, pai orgulhoso escreve mensagens de amor em frente ao hospital

A norte americana Shona Moeller está grávida e internada há 6 semanas, e seu marido Robert Conlin está impedido de visitá-la devido ao risco...

Pais rifam Fusca doado para custear tratamento do filho e ganhadora devolve o prêmio

O fusca foi doado, roubado, encontrado, rifado e devolvido. A história pode parecer maluca de entender, mas foi isso mesmo que aconteceu com o veículo.

O cão herói de 10 meses que salvou seus donos de um incêndio

Os nossos animais de estimação sempre nos surpreendem e a história Araya não foi diferente. Esta Husky de apenas 10 meses, percebeu que algo estranho...

Canal no Instagram encoraja mulheres a comemorar suas estrias

Duas mulheres, mães, criaram uma conta no Instagram chamada Love Your Lines (Ame suas Linhas), para incentivar as mulheres para postar fotos de suas estrias e comemorar o seus...

As 12 fotografias mais felizes da história

Seleção original feita pela Revista Bula: As 10 fotografias selecionadas, que contemplam períodos distintos, cobrindo um itinerário que vai de 1926 a 1999, são referências...

Instagram

Cientista brasileira desenvolve bioinseticida que mata larvas do mosquito Aedes aegypti 2