Cientistas de Manaus estudam animais da Amazônia para impedir novas pandemias

Antecipando-se ao surgimento de novas pandemias, em Manaus (AM), cientistas trabalham na descoberta de novos vírus examinando amostras de fezes, sangue e outros tecidos e fluídos de mais de 100 animais da floresta amazônica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Instalados em um antigo hotel militar, os pesquisadores são responsáveis por coletar e levar as amostras para o Biobanco Amazônia da Fiocruz, no escritório regional do instituto na Amazônia.

O vice-diretor de pesquisa e inovação do laboratório, Felipe Naveca, conduziu um dos primeiros estudos genéticos da variante do coronavírus que surgiu em Manaus. “Devemos trabalhar em busca de novas ameaças”, afirma.

cientistas analisam amostra sangue animal floresta amazônica
Foto: DADO GALDIERI/HILAEA MEDIA

Das 40 espécies de animais abrigadas no prédio, a maioria são macacos, morcegos e roedores, os mamíferos considerados mais propensos a transmitir doenças às pessoas. Há, ainda, espécies de insetos que podem transmitir patógenos para humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao examinar as amostras, os cientistas esperam poder evitar novas zoonoses, doenças que passam dos animais para os seres humanos, antes que fujam do controle e deem origem a uma nova pandemia, como a do novo coronavírus.

“O que eles estão fazendo é brilhante e importante”, diz Andrew Dobson, biólogo da Universidade de Princeton que estuda a ecologia de doenças na vida selvagem.

A síndrome respiratória aguda grave e a Covid-19 tiveram origem na China. Outra doença recente por coronavírus, a síndrome respiratória do Oriente Médio, foi encontrada pela primeira vez na Arábia Saudita.

Porém, muitos pesquisadores suspeitam que as florestas tropicais são o berço mais provável de novos patógenos perigosos.

Apenas na floresta amazônica estão cerca de 12% das 1.400 espécies de morcegos do mundo, conhecidas por hospedar uma gigantesca variedade de vírus. Os macacos e roedores da floresta também carregam inúmeras ameaças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ameaças cada vez mais próximas dos seres humanos devido à destruição do habitat desses animais. Cenário que torna ainda mais relevante o trabalho dos cientistas! 👏

Fonte: Science


Quer mais uma história para te inspirar? Temos! 
👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,784,743SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino faz carrinho para gato andar novamente e comove internautas

O pequeno João, paranaense de 9 anos, decidiu ajudar seu filhote de gato a voltar a andar e o vídeo dessa empreitada, que mostra...

Tatuagem interativa para diabéticos muda de cor conforme os níveis de glicose no sangue

A tecnologia - que é linda quando a assistimos em ação - é mais uma ferramenta revolucionária de monitoramento da saúde.

Inspirado por policial negra, homem decide remover tatuagens de suásticas

"Meu trabalho é ser uma pessoa positiva na vida de alguém"

Vizinhos italianos dão um jeito super criativo de fazer um brinde à distância; veja o vídeo

Quem quer arruma um jeito. Quem não quer arruma uma desculpa! 😆 Sorte que esses vizinhos italianos deram um jeito - super criativo por sinal...

Viúvo com 8 crianças mora em casa precária e comove internautas ao pedir ajuda em vídeo

Remivaldo Café, carinhosamente chamado de 'Sr. Café', é um morador muito conhecido na cidade de São João dos Patos, no sul do Maranhão. Recentemente...

Instagram