Cientistas de Manaus estudam animais da Amazônia para impedir novas pandemias

Antecipando-se ao surgimento de novas pandemias, em Manaus (AM), cientistas trabalham na descoberta de novos vírus examinando amostras de fezes, sangue e outros tecidos e fluídos de mais de 100 animais da floresta amazônica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Instalados em um antigo hotel militar, os pesquisadores são responsáveis por coletar e levar as amostras para o Biobanco Amazônia da Fiocruz, no escritório regional do instituto na Amazônia.

O vice-diretor de pesquisa e inovação do laboratório, Felipe Naveca, conduziu um dos primeiros estudos genéticos da variante do coronavírus que surgiu em Manaus. “Devemos trabalhar em busca de novas ameaças”, afirma.

cientistas analisam amostra sangue animal floresta amazônica
Foto: DADO GALDIERI/HILAEA MEDIA

Das 40 espécies de animais abrigadas no prédio, a maioria são macacos, morcegos e roedores, os mamíferos considerados mais propensos a transmitir doenças às pessoas. Há, ainda, espécies de insetos que podem transmitir patógenos para humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao examinar as amostras, os cientistas esperam poder evitar novas zoonoses, doenças que passam dos animais para os seres humanos, antes que fujam do controle e deem origem a uma nova pandemia, como a do novo coronavírus.

“O que eles estão fazendo é brilhante e importante”, diz Andrew Dobson, biólogo da Universidade de Princeton que estuda a ecologia de doenças na vida selvagem.

A síndrome respiratória aguda grave e a Covid-19 tiveram origem na China. Outra doença recente por coronavírus, a síndrome respiratória do Oriente Médio, foi encontrada pela primeira vez na Arábia Saudita.

Porém, muitos pesquisadores suspeitam que as florestas tropicais são o berço mais provável de novos patógenos perigosos.

Apenas na floresta amazônica estão cerca de 12% das 1.400 espécies de morcegos do mundo, conhecidas por hospedar uma gigantesca variedade de vírus. Os macacos e roedores da floresta também carregam inúmeras ameaças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ameaças cada vez mais próximas dos seres humanos devido à destruição do habitat desses animais. Cenário que torna ainda mais relevante o trabalho dos cientistas! 👏

Fonte: Science


Quer mais uma história para te inspirar? Temos! 
👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,518,910SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Essas fotos de avós conhecendo seus netos irão animar a sua semana

Você não tem que se esforçar para encontrar conteúdos na internet que te emocionem, hoje em dia, mas poucas coisas são capazes de nos comover...

Estudantes criam roupas para mulheres idosas com foco na acessibilidade

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram roupas confortáveis e acessíveis para mulheres idosas.

Uma vez por mês, este empresário vira cozinheiro para 800 mendigos em SP

Sylvio Bispo é casado, pai de família e trabalha como gestor de uma empresa chamada Shamah Mundi, uma corretora de seguros de São Paulo....

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Instagram