Cientistas criam aparelho que extrai água até mesmo do ar do deserto

E mais uma vez, viva a tecnologia! Isso porque, cientistas e pesquisadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Berkeley, na Califórnia – EUA, criaram um dispositivo capaz de extrair água do ar, mesmo em regiões extremamente secas, como os desertos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O melhor de tudo é que o MOF – Metal-organic framework (Moldura “metal-orgânica”) funciona a partir de uma mistura de partes orgânicas e de íons de metal e não precisa estar ligado a nenhuma fonte de energia, sendo totalmente passivo. Através de uma grande superfície de contato, ele é capaz de “prender” as moléculas de água do ar.

Relacionado: Brasileiros criam tecnologia de dessalinização de água que gasta menos energia

O funcionamento é mais ou menos esse: durante à noite, ele captura as moléculas de água presentes no ar, para então de dia, poder liberá-las para o reservatório usando a luz solar. Segundo teste feito no Arizona, uma das regiões mais secas dos Estados Unidos onde a umidade do ar é de apenas 10%, o MOF foi capaz de coletar 250 ml de água por quilo, ao longo de um dia.

Além do mais, este aparelho quase não oferece manutenção, dificilmente quebra e não deixa nenhum tipo de impureza na água coletada. A água coletada pode ser usada na agricultura ou até mesmo para outros usos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Evelyn Wang, que é uma das principais pesquisadoras envolvidas no projeto, o próximo passo é aperfeiçoar ainda mais o aparelho para que ele possa ser mais eficiente: “Esperamos ter um sistema capaz de produzir litros de água” A ideia, é justamente usá-lo para abastecer casas em regiões desérticas.

Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender como ele funciona:

Se o MOF for mesmo capaz de produzir uma grande quantidade de água, ele resolverá um dos maiores problemas da humanidade, que é a escassez de água em determinadas regiões. Estamos torcendo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de Olhar Digital

Foto: reprodução vídeo Youtube / UC Berkeley

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,637,823SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Campanha incentiva mulheres a passarem o legado positivo da autoestima para as filhas

Há mais de dez anos, a Dove começou uma conversa inovadora sobre a beleza real em um esforço para criar um mundo onde a...

Idoso adapta bicicleta para passear com esposa diagnosticada com Alzheimer

Para passear com sua esposa, Glad, diagnosticada com Alzheimer, Bill adaptou sua bicicleta acoplando uma espécie de cadeira de rodas à bike, que é...

Paola Carosella cozinha para alunos de escola ocupada em SP

Foto da chef e musa do MasterChef Brasil foi compartilhada pela página da Escola Estadual Fernão Dias Paes.

O homem que fez um colete para salvar a vida de seu peixe

Essa é uma daquelas histórias adoráveis para recuperar sua fé na humanidade. Leighton Naylor tem um peixe de estimação chamado Einstein. Ele fez um...

Aplicativo ‘Comida Invisível” combate desperdício de alimentos via geolocalização

O ‘Tinder de comida’ conecta restaurantes, bares, hotéis, buffets e pequenos mercados a creches, ONGs e até pessoas físicas que precisam de alimentos.

Instagram