Cientistas criam aparelho que extrai água até mesmo do ar do deserto

E mais uma vez, viva a tecnologia! Isso porque, cientistas e pesquisadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Berkeley, na Califórnia – EUA, criaram um dispositivo capaz de extrair água do ar, mesmo em regiões extremamente secas, como os desertos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O melhor de tudo é que o MOF – Metal-organic framework (Moldura “metal-orgânica”) funciona a partir de uma mistura de partes orgânicas e de íons de metal e não precisa estar ligado a nenhuma fonte de energia, sendo totalmente passivo. Através de uma grande superfície de contato, ele é capaz de “prender” as moléculas de água do ar.

Relacionado: Brasileiros criam tecnologia de dessalinização de água que gasta menos energia

O funcionamento é mais ou menos esse: durante à noite, ele captura as moléculas de água presentes no ar, para então de dia, poder liberá-las para o reservatório usando a luz solar. Segundo teste feito no Arizona, uma das regiões mais secas dos Estados Unidos onde a umidade do ar é de apenas 10%, o MOF foi capaz de coletar 250 ml de água por quilo, ao longo de um dia.

Além do mais, este aparelho quase não oferece manutenção, dificilmente quebra e não deixa nenhum tipo de impureza na água coletada. A água coletada pode ser usada na agricultura ou até mesmo para outros usos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Evelyn Wang, que é uma das principais pesquisadoras envolvidas no projeto, o próximo passo é aperfeiçoar ainda mais o aparelho para que ele possa ser mais eficiente: “Esperamos ter um sistema capaz de produzir litros de água” A ideia, é justamente usá-lo para abastecer casas em regiões desérticas.

Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender como ele funciona:

Se o MOF for mesmo capaz de produzir uma grande quantidade de água, ele resolverá um dos maiores problemas da humanidade, que é a escassez de água em determinadas regiões. Estamos torcendo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de Olhar Digital

Foto: reprodução vídeo Youtube / UC Berkeley

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,847,081SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ex-dançarina irá pagar formação completa de jovem bailarino que dançava na chuva

O mundo inteiro ficou impressionado com o talento do pequeno bailarino nigeriano Anthony Mmmesoma Madu, que viralizou dançando descalço e debaixo da chuva. Uma das...

Menino de 7 anos tem sua própria empresa de reciclagem

Quando ele tinha três anos e meio, Ryan Hickman visitou um centro de reciclagem na Califórnia e encontrou uma paixão. No dia seguinte, anunciou para...

Boko Haram liberta 82 meninas sequestradas na Nigéria

Em abril de 2014, 276 garotas foram sequestradas de uma escola em Chibok, na Nigéria, pelo Boko Haram, um grupo terrorista que tem como...

Prefeita abre mão do salário para custear auxílio para 100 famílias de baixa renda no Ceará

A prefeita Auxiliadora Fechine, de Barreira, no norte cearense, anunciou que abriu mão de seu salário para custear um programa de transferência de renda...

Instagram