Jovens piauienses criam app adaptado para daltônicos e são finalistas em prêmio da UNICEF e Samsung

Um grupo de alunos do Instituto Federal do Piauí é finalista da Maratona UNICEF Samsung 2020, com um projeto muito bacana!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles criaram o “Cientistas Temporais”, que é um app que combina conteúdos de História e Ciências, e tudo de uma maneira bastante intuitiva e lúdica. Indo além, a equipe ainda adaptou o aplicativo para pessoas com daltonismo. 🤍

Tivemos esse cuidado em apresentar pelo menos um recurso de acessibilidade para o aplicativo. Assim, o jogo está todo adaptado para daltônicos. Outra preocupação que tivemos foi não criar um conteúdo básico, que apenas transmitisse informações para os alunos. A ideia é fazer com que professores e estudantes usem o app dentro e fora da sala de aula e fiquem mais próximos graças a um formato lúdico e gamificado”, explica Duany Dreyton Bezerra Sousa, professor responsável pelo projeto.

cientistas temporais
Reprodução: Samsung

Idealizadores são estudantes do ensino médio

E o que torna o app mais atrativo é o fato dele ter sido desenvolvido por estudantes do ensino médio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Beatriz Siqueira Santos, Paulo Roberto Araújo Leal e Pedro Henrique da Cruz Dourado ainda estão terminando a escola, mas já mostram talento para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas. O último integrante do grupo, Matheus Araújo Dantas já está no ensino superior e também cursa a escola técnica do estado, junto com os demais.

A ideia do jogo é fazer o usuário viajar no tempo e conhecer grandes nomes da ciência e lugares importantes da história, como a Grécia Antiga.

cientistas temporais jogo
Reprodução: Samsung

Leia também: Pesquisador desenvolve filtro de água que usa sementes de açaí e garrafa pet

A Samsung se posiciona cada vez mais a favor dessas ideias e iniciativas. “A partir de nossa visão global de Responsabilidade Social, ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, acreditamos que as pessoas precisam do máximo de incentivo e estímulos para desenvolver habilidades e competências. E os trabalhos por projetos da Maratona UNICEF Samsung têm importante papel nessa transformação”, explica Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além do Cientistas Temporais, há ainda mais 18 equipes participando da fase final da Maratona UNICEF Samsung. Você pode conhecer todos os grupos e invenções neste link.

Caso queira fazer o download do app Cientistas Temporais, ele está disponível para dispositivos Android, neste link.

A gente já falou da Maratona UNICEF Samsung aqui no Razões, quando contamos que a UNICEF e Samsung lançam 2ª edição de maratona voltada à criação de APPs para escolas.

[VEJA TAMBÉM]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É com muita emoção que apresentamos para vocês o final da história do Kauã, gente! 💜Foi com lágrimas nos olhos que conhecemos o início do sonho desse garoto incrível, e é com o coração explodindo de alegria que contamos que DEU TUDO CERTO! 🎉⠀Lançamos a vaquinha na e graças a vocês, mudamos essa história, arrecadando mais de R$200 mil.⠀Voaa, Kauã.⠀Seguimos acreditando!

 

FONTE: Samsung

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,786SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Motorista decora ônibus, veste-se de palhaço e distribui doces para passageiros

Ele vê na ação uma forma de incentivar as pessoas a fazer o bem umas às outras.

Projeto de consumo colaborativo faz brechó grátis em São Paulo

O “clothing swap”, ou troca de roupas, é um conceito de consumo colaborativo e uma tendência mundialmente conhecida e muito praticada na Europa, EUA...

Foto de casal de idosos ajudando jovem a dar nó na gravata viraliza na internet

Na correria do dia a dia, pouca gente presta atenção em quem está do seu lado, ainda mais numa estação de trem, onde só...

Conheça as mágicas fotos das crianças no Festival Burning Man

A cidade não tem futuro sem seus filhos e isso vale para Black Rock City também, onde acontece o Burning Man, um lugar repleto...

Engenheira civil cria projeto que traduz músicas em Libras para surdos

O canal 'Pra Surdo Ouvir' traz clássicos e hits do momento em Libras para diminuir a distância entre os surdos e o universo musical.

Instagram

Jovens piauienses criam app adaptado para daltônicos e são finalistas em prêmio da UNICEF e Samsung 2