Cientistas brasileiros identificam espécie de peixe-boi extinta há 40 mil anos

A fauna brasileira é muito rica e mais uma vez conseguimos provas disso! Pesquisadores brasileiros identificaram uma espécie de peixe-boi que está extinta há pelo menos 40 mil anos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Trichechus hesperamazonicus viveu pelas águas do Rio Madeira, em Rondônia, mas não se tinha registros dele até então.

A pesquisa teve início nos anos 80 e somente agora os cientistas conseguiram descobrir mais sobre a espécie. Todo o estudo foi direcionado por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Museu Estadual de Rondônia.

Leia também: Pela 1ª vez em 240 anos, águias-rabalvas dadas como extintas são vistas na Inglaterra

Já as informações sobre as pesquisas estão publicadas no periódico Journal of Vertebrate Paleontology, dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trichechus hesperamazonicus nadando
O Trichechus hesperamazonicus viveu já mais de 40 mil anos na região do Amazonas. Foto: reprodução/ilustração Marco Anacleto / Folha de São Paulo

Pesquisas

No final dos anos 80, garimpeiros que estavam nas margens do Rio Madeira encontraram uma mandíbula e um pedaço de crânio de um animal até então desconhecido.

Logo nos primeiros estudos os cientistas confirmaram ser de um peixe-boi, devido a formação dentária, mas não conseguiram identificar a espécie, visto que os traços encontrados no fóssil apresentava algumas diferenças.

Leia também: Cinco anos após ser declarada extinta, espécie rara de leopardo é vista em Taiwan

Hoje há três espécies de peixe-boi viventes: o Trichechus senegalensis, que vive nos rios e costa ocidental da África; o Trichechus manatus, que vive nos mares da Flórida (EUA), costa do Caribe e costa brasileira; e o Trichechus inunguis, encontrado no rio Amazonas, nos estados do Pará e Amazonas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Trichechus hesperamazonicus, descoberto recentemente, vivia no oeste da Amazônia e foi a primeira espécie de peixe-boi registrada pela Ciência. De acordo com cientistas envolvidos na pesquisa, a mudança nos regimes dos rios da região pode ter contribuído para a extinção do peixe-boi Trichechus hesperamazonicus.

FONTE: Paraná Portal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,411,289SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Websérie debate relação da sociedade com a pessoa com deficiência

A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings lançou uma nova Websérie, que tem como objetivo trazer a público o debate sobre a relação da...

Crianças praticam o desapego em feira de trocas em SP, mas são os pais que aprendem mais

Durante uma feira de trocas em São Paulo, presenciamos crianças praticando o desapego e ensinando aos pais o verdadeiro valor das coisas. Muito provavelmente você...

Professor se monta de drag para falar sobre gênero e sexualidade aos alunos de cursinho

O professor de português Jonathan Chasko, do cursinho pré-vestibular oferecido pela Unioeste, em Cascavel, Paraná, vê a sala de aula como um espaço onde...

Amigos caem em golpe do aluguel falso e dono do apartamento toma atitude louvável

Sete amigos de São Paulo alugaram um apartamento no Rio de Janeiro pela internet. Chegando lá, descobriram que foram vítimas de um golpe.

Instagram