Cientistas brasileiros identificam espécie de peixe-boi extinta há 40 mil anos
A fauna brasileira é muito rica e mais uma vez conseguimos provas disso! Pesquisadores brasileiros identificaram uma espécie de peixe-boi que está extinta há pelo menos 40 mil anos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Trichechus hesperamazonicus viveu pelas águas do Rio Madeira, em Rondônia, mas não se tinha registros dele até então.
A pesquisa teve início nos anos 80 e somente agora os cientistas conseguiram descobrir mais sobre a espécie. Todo o estudo foi direcionado por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Museu Estadual de Rondônia.
Leia também: Pela 1ª vez em 240 anos, águias-rabalvas dadas como extintas são vistas na Inglaterra
Leia Mais
Já as informações sobre as pesquisas estão publicadas no periódico Journal of Vertebrate Paleontology, dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pesquisas
No final dos anos 80, garimpeiros que estavam nas margens do Rio Madeira encontraram uma mandíbula e um pedaço de crânio de um animal até então desconhecido.
Logo nos primeiros estudos os cientistas confirmaram ser de um peixe-boi, devido a formação dentária, mas não conseguiram identificar a espécie, visto que os traços encontrados no fóssil apresentava algumas diferenças.
Leia também: Cinco anos após ser declarada extinta, espécie rara de leopardo é vista em Taiwan
Hoje há três espécies de peixe-boi viventes: o Trichechus senegalensis, que vive nos rios e costa ocidental da África; o Trichechus manatus, que vive nos mares da Flórida (EUA), costa do Caribe e costa brasileira; e o Trichechus inunguis, encontrado no rio Amazonas, nos estados do Pará e Amazonas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Trichechus hesperamazonicus, descoberto recentemente, vivia no oeste da Amazônia e foi a primeira espécie de peixe-boi registrada pela Ciência. De acordo com cientistas envolvidos na pesquisa, a mudança nos regimes dos rios da região pode ter contribuído para a extinção do peixe-boi Trichechus hesperamazonicus.
FONTE: Paraná Portal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.