Cientistas descobrem composto que “congela” célula do câncer

Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications revelou uma maneira totalmente nova de impedir que o câncer se espalhe para diferentes áreas do organismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao invés de matar a célula cancerígena, como atualmente acontece na maior parte das pesquisas em oncologia, os cientistas propõem “congelá-la”, com uma substância batizada de KBU2046. As informações são do G1.

O composto químico inibiu o movimento de quatro tipos de células do câncer: de mama, próstata, colorretal e de pulmão.

Leia também: Cuidadora conta como é a rotina com paciente com mieloma múltiplo

Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OGHSU Knight Cancer, nos Estados Unidos, explicou que o movimento das células cancerígenas dificulta todo o tratamento do paciente. “Podemos tratar, mas esse movimento vai tirar sua vida”, disse em nota.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele e sua equipe fizeram diversos estudos na química para pensar em um composto que inibiria apenas o movimento de células do câncer, preservando desse efeito as células saudáveis.

O KBU2046 foi desenvolvido no laboratório do professor de química e farmacologia Karl Scheidt, da Universidade de Nortwestern.

“Começamos com uma substância química que impedia as células de se moverem. Depois, sintetizamos o composto várias vezes para que ele fizesse um trabalho perfeito de parar as células sem efeitos colaterais”, explica Scheidt em nota. “Levamos anos para descobrir”, acrescenta.

A substância se conecta às proteínas das células para impedir seu movimento – nenhuma outra ação ocorre sobre as estruturas celulares, diminuindo os efeitos colaterais e a toxidade.

O próximo passo será desenvolver uma droga que possa ser administrada em cânceres iniciais, para diminuir ao máximo as chances do tumor se espalhar para o resto do corpo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os cientistas estimam que serão necessários dois anos e um investimento de 5 milhões de dólares para que os primeiros testes sejam realizados em seres humanos.

crédito da foto: Kristyna Wentz-Graff/OHSU

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,452,816SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa de tecnologia 3D doa prótese personalizada para criança com má formação congênita

A TechCD – empresa que fornece soluções de alta tecnologia, material e serviços de impressão 3D – e a Imprimindo Vida, ONG que dá...

Burger King doará parte de sua receita para o SUS

O Burger King Brasil anunciou que doará parte de sua receita líquida de março para o SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão é...

Motorista de ônibus para veículo e ajuda homem cego a atravessar a rua

Thaddaus Turner não aceita nenhum crédito especial pelo que fez.

Empresário vende casa em BH para comprar hotel que ajudará imigrantes e refugiados

O empresário Luís Cláudio Corsini, de 39 anos, vai transformar o prédio que ele comprou, em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, numa Casa...

Projeto “Arquitetura na Periferia” ensina mulheres a construir suas próprias casas

As mulheres são o concreto e o tijolo que fortificam os movimentos de luta por moradias em nosso país. Elas constituem maioria nas ocupações...

Instagram