Cientistas descobrem composto que “congela” célula do câncer

Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications revelou uma maneira totalmente nova de impedir que o câncer se espalhe para diferentes áreas do organismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao invés de matar a célula cancerígena, como atualmente acontece na maior parte das pesquisas em oncologia, os cientistas propõem “congelá-la”, com uma substância batizada de KBU2046. As informações são do G1.

O composto químico inibiu o movimento de quatro tipos de células do câncer: de mama, próstata, colorretal e de pulmão.

Leia também: Cuidadora conta como é a rotina com paciente com mieloma múltiplo

Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OGHSU Knight Cancer, nos Estados Unidos, explicou que o movimento das células cancerígenas dificulta todo o tratamento do paciente. “Podemos tratar, mas esse movimento vai tirar sua vida”, disse em nota.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele e sua equipe fizeram diversos estudos na química para pensar em um composto que inibiria apenas o movimento de células do câncer, preservando desse efeito as células saudáveis.

O KBU2046 foi desenvolvido no laboratório do professor de química e farmacologia Karl Scheidt, da Universidade de Nortwestern.

“Começamos com uma substância química que impedia as células de se moverem. Depois, sintetizamos o composto várias vezes para que ele fizesse um trabalho perfeito de parar as células sem efeitos colaterais”, explica Scheidt em nota. “Levamos anos para descobrir”, acrescenta.

A substância se conecta às proteínas das células para impedir seu movimento – nenhuma outra ação ocorre sobre as estruturas celulares, diminuindo os efeitos colaterais e a toxidade.

O próximo passo será desenvolver uma droga que possa ser administrada em cânceres iniciais, para diminuir ao máximo as chances do tumor se espalhar para o resto do corpo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os cientistas estimam que serão necessários dois anos e um investimento de 5 milhões de dólares para que os primeiros testes sejam realizados em seres humanos.

crédito da foto: Kristyna Wentz-Graff/OHSU

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dia Internacional da Luta Contra o Machismo

O Dia Internacional da Mulher não é um dia de flores e bombons.

Menina de Caxias celebra recomeço após ser salva por doação de medula do irmão

Os laços entre Alicia Carolinne Tabares, 7 anos, e Natanael Adalberto Tabares, 10 anos, só se tornaram mais fortes após o transplante de medula...

Empresa recupera gravação de voz da esposa de homem que perdeu a mulher há 14 anos

Quando falamos aqui no RPA sobre empresas que veem seus consumidores não apenas como número, mas sabendo que existe um ser humano por trás...

Menino de 15 anos, que cuida sozinho da casa e da mãe doente, comove desconhecidos e ganha vaquinha

Quinze anos e já com a responsabilidade de um chefe de família. Essa é a idade do José, sozinho, o adolescente cuida da mãe...

VÍDEO: Com barco, trem e trator, bombeiros resgatam casal de idosos de enchente no RS

Bombeiros da região serrana do Rio de Janeiro precisaram montar uma verdadeira força-tarefa para resgatar um casal de idosos e a cuidadora dele. O resgate...

Instagram

Cientistas descobrem composto que “congela” célula do câncer 2