Pela primeira vez, cientistas produzem coração completo em impressora 3D

Direto do laboratório de biologia molecular e biotecnologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, um grupo de cientistas conquistou um feito inédito! Pela primeira vez, um laboratório conseguiu a proeza de produzir um coração completo (com vascularização) em uma impressora 3D.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O trabalho foi publicado no periódico científico Advanced Science. “Esta é a primeira vez que alguém em qualquer lugar conseguiu projetar e imprimir um coração inteiro repleto de células, vasos sanguíneos, válvulas, ventrículos e câmaras”, afirmou o professor Tal Dvir, professor da Universidade de Tel Aviv e ‘cabeça’ da equipe.

Anteriormente, cientistas já haviam conseguido produzir corações 3D, mas apenas envolvendo tecidos simples e de outros animais, sem condições de adequação para substituir o órgão original.

Como é feito o coração em impressora 3D

“Este coração é feito de células humanas e materiais biológicos específicos do paciente. Em nosso processo, esses materiais servem como biotintas, substâncias feitas de açúcares e proteínas, que são usadas para impressão 3D de modelos complexos de tecidos”, explicou o professor em um comunicado da instituição.

Para a construção do órgão, os pesquisadores retiraram de pacientes selecionados uma biópsia do tecido adiposo. In vitro, as células extraídas foram reprogramadas para se tornarem células-tronco do tipo “pluripotentes”, isto é, que poderiam ser diferenciadas de células cardíacas e endoteliais (dos vasos sanguíneos).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pela primeira vez, cientistas são capazes de produzir coração completo em impressora 3D

Aos poucos, diferentes tipos de células foram desenvolvidas para se misturarem com as biotintas e substâncias imunocompatíveis (inofensivas) específicas para o paciente dentro da impressora 3D.

Ao longo desse trabalho descomunal, um coração completo foi formado. Ele não tem o mesmo tamanho de um órgão humano, estando na escala do coração de um coelho, mas segundo os responsáveis pelo trabalho, com o conhecimento adquirido, eles já podem fabricar o órgão em escala humana.

Leia também: 

O próximo passo é “treinar” os corações “imprimidos” para se comportarem como órgãos vivos e funcionais – ao final dessa etapa, serão realizados os primeiros transplantes – inicialmente em animais, depois em seres humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Nossos resultados demonstram o potencial da engenharia personalizada para substituição de órgãos no futuro”, analisou Dvir. “Em 10 anos, haverá impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo, e esses procedimentos serão conduzidos rotineiramente”, profetizou.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Terra/Fotos: Reprodução/DINO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,984,295SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grávida recebe doações após perder enxoval da bebê durante chuva em BH

Grávida de nove meses, a auxiliar de cozinha Andréa Pereira Santos, 23 anos, perdeu todo o enxoval da filha, Helena, durante a chuva que...

Jovem que arrecadou mais de R$ 800 mil em menos de 48h faz cirurgia e se recupera bem

A família de Breno Jun recebeu a notícia que tanto esperava. Após quase 100 dias internado, vários procedimentos e a necessidade de um equipamento...

Programa do YouTube promove empatia e impacto positivo no mundo

O 'Creators for Change' reúne um time de produtores de conteúdo que abrem mentes e inspiram compreensão.

Em foto hilária, mãe recria desenho da filha com maquiagem e viraliza

Gente, olha que demais! A mamãe americana Denise Esktrand estava pintando as paredes de casa quando se deparou com o desenho feito pela sua...

Como vivem as mulheres na Islândia, o país mais igualitário do mundo

Quando você pensa em um país mais igualitário do mundo, você imagina em quais aspectos? A jornalista freelancer brasileira, Beatriz Portugal, vive nessa ilha no topo do Atlântico...

Instagram