Cientistas criam anticorpos que podem matar 99% das variações de cepas de HIV

A invenção de um “super-anticorpo” aproxima a humanidade da eliminação do vírus HIV, causador da Aids.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, ligado à empresa farmacêutica Sanofi, criou anticorpos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. A notícia merece ser comemorada, pois o anticorpo é capaz até mesmo de prevenir a infecção em primatas.

A mutação do vírus é o principal problema enfrentado por pessoas soropositivas, já que ela dificulta o controle do vírus. O efeito disso é que o sistema imunológico fica sobrecarregado, pois está sempre lutando contra um número de cepas bastante variado.

Os anticorpos considerados de ocorrência natural têm uma taxa de sucesso de 90% na prevenção da infecção pelo HIV. Os anticorpos utilizados no estudo são, na verdade, uma combinação de três anticorpos capazes de atacar cepas diferentes.

Cientistas criam anticorpos que podem matar 99% das variações de cepas de HIV 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Os animais que receberam qualquer um dos dois anticorpos HIV-1 amplamente neutralizantes individualmente ficaram infectados, mas a imunização passiva dos primatas com os dois anticorpos conferiu uma proteção de 100%”, diz a Associação Americana para o Avanço da Ciência.

“Eles são mais potentes e têm uma amplitude maior do que qualquer anticorpo natural que tenha sido descoberto”, disse Gary Nabel, o diretor científico da Sanofi e um dos responsáveis pelo estudo, à BBC. “Estamos conseguindo cobertura de 99% e com concentrações muito baixas do anticorpo.”

Os testes em humanos devem começar em 2018.

Foto: Pixabay

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,272,726SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

800 cientistas brasileiros integram a lista dos mais influentes do mundo

Como a gente mede o impacto e a importância a ciência? Quando recebemos a notícia maravilhosa que 800 nomes de cientistas brasileiros estão presentes...

Facebook proíbe venda de animais dentro da rede social

O Facebook resolveu proibir dentro da rede social a venda de animais  para evitar a prática de comércio ilegal e ainda incentivar a adoção. Com...

Relógio solar digital projeta horas na sombra

As primeiras tentativas de medir o tempo através do movimento do sol eram relógios de sombra criados pelos egípcios e babilônios. Os relógios solares foram...

Evento arrecada fundos para abrigo que acolhe mulheres trans em situação de rua em SP

Evento realizado pela POC de Cultura e a Toriba Podcasts, o 'Dia das Pocs', no dia 26 de maio, no Castro Burguer, em São Paulo, vai arrecadar fundos para o Centro de Acolhida Florescer.

Instagram

Cientistas criam anticorpos que podem matar 99% das variações de cepas de HIV 5