Cientistas italianos descobrem anticorpo que bloqueia metástase, evitando que câncer se espalhe pelo corpo

A comunidade médica e científica vem dedicando décadas e mais décadas de estudos em busca da cura do câncer e ela parece, enfim, estar cada vez mais próxima de nós. Isso porque, cientistas da Unidade de Oncologia Médica do Hospital Universitário Campus Bio-Medico, da Universidade de Roma, acabam de anunciar que descobriram um anticorpo que bloqueia a metástase.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O anticorpo monoclonal chama-se Volociximab e foi capaz de bloquear a metástase óssea após o tratamento de um câncer de mama. Depois de uma série de testes em laboratório, o grupo concluiu a alta taxa de eficácia do anticorpo capaz de impedir que o câncer se espalhe, um dos maiores desafios de qualquer tratamento contra o câncer.

anticorpo bloqueia metastase 2
Foto: Unsplash

Funciona assim: após identificarem a proteína alfa5 através de uma triagem no genoma de pacientes com câncer de mama, os pesquisadores viram que o Volociximab pode bloqueá-la; ela representa um dos principais fatores na criação de metástases ósseas, ou seja, do reaparecimento do câncer.

De acordo com os cientistas, a descoberta abre uma série de novas possibilidades, uma vez que afeta um aspecto importante do processo de metástase, nunca explorado até então.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

anticorpo bloqueia metastase - foto de Francesco Pantano, responsável pelo estudo
Foto: reprodução/ Universidade de Roma

“A proteína alfa5 é o ‘gancho’ com o qual a célula cancerosa se liga à fibronectina, que está altamente presente no microambiente ósseo. Ele é bloqueado pelo Volocixamab, que fica no caminho das duas moléculas e impede que o tumor se espalhe para o osso. O resultado é muito promissor, também, porque o medicamento a partir do anticorpo é seguro, já foi testado e não é tóxico”, garante Francesco Pantano, responsável pelo estudo.

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai realiza último desejo de filho ao reunir mais de 1.000 carros em encontro

Em um sábado do fim do ano passado, mais de 1.000 automóveis se reuniram na Inglaterra para atender o desejo de Connor, um garoto...

Mãe que deu à luz enquanto estava internada com COVID-19 chama enfermeira para ser madrinha de seu bebê

Em tempos de pandemia, os profissionais de saúde nunca foram tão enaltecidos, afinal, eles merecem! E para mostrar a importância da gratidão à estas...

Hospital cultiva alimentos frescos e os oferta a pacientes de baixa renda

A despensa comunitária também oferece gratuitamente outros alimentos industrializados, com o intuito de oferecer os nutrientes necessários às necessidades de cada paciente.

Mesmo sem braços e pernas, pai cria as duas filhas sozinho: “Melhor pai do mundo”

O paraguaio Pablo Acuña não tem nem pernas nem braços. Porém, as limitações não impediram esse pai de criar as filhas da melhor maneira...

Filhote é salva da eutanásia e se recupera completamente

Uma filhotinha ia ser sacrificada por causa de sua doença de pele, mas uma ONG a resgatou assim que soube dessa crueldade. Ela sofria de demodicose...

Instagram