Cientistas descobrem 4 novas espécies de peixe em Fernando de Noronha

Considerada patrimônio natural mundial pela riqueza da biodiversidade, a ilha de Fernando de Noronha é lar de milhares de espécies, mas um grupo de cientistas acaba de anunciar a descoberta de pelo menos 4 novas espécies de peixe.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A boa notícia veio após uma expedição marítima realizada por cientistas brasileiros e norte-americanos, que também registraram 15 espécies pela primeira vez na região.

novas especies noronha 1
Foto: Mauritius V Bell

Liderada pela Associação Ambiental Voz da Natureza, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o trabalho ocorreu em duas etapas, sendo que o grupo chegou a dedicar mais de 12 meses à taxonomia das espécies.

A prática cataloga características morfológicas de outras espécies, para poder comparar e comprovar animais até então inéditos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

novas especies noronha 2
Psilotris sp. Foto: Luiz A Rocha

As novas espécies descobertas são: o peixe gobídeo (Psilotris sp.), o peixe-pedra (Scorpaena sp.), o peixe-lagarto (Synodus sp.) e o peixe-afrodite (Tosanoides sp.).

novas especies noronha 3
Scorpaena sp. Foto: Luiz A Rocha

Fernando de Noronha possui muitos recifes profundos e um dos objetivos da expedição era justamente pesquisar a vida nestes ambientes pouco conhecidos. Para isso, a equipe usou tecnologias de ponta para descer a 140 metros abaixo da superfície e observar a biodiversidade local.

novas especies noronha 4
Synodus sp. Foto:Luiz A Rocha

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem chefiou a equipe foi Hudson Pinheiro, que  é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN). Segundo ele, a pesquisa permitiu de fazer inúmeras descobertas. “Pudemos entender melhor os ecossistemas profundos da ilha, o seu estado de preservação, as ameaças e a relação entre a biodiversidade do fundo e do raso”, afirmou.

novas especies noronha 5
Foto: Mauritius V Bell

De acordo com o cientista, cerca de metade das espécies da ilha habitam nas profundezas. “Cerca de 50% das espécies que nós encontramos lá no fundo são registros novos para o arquipélago”, explicou. E para quem acha que precisa viajar longe para explorar diferentes ecossistemas, Pinheiro alerta que isso não é preciso.

novas especies noronha 6
Foto:Luiz A Rocha

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O Brasil possui uma extensa e larga plataforma continental composta por grande diversidade de ecossistemas, como recifes de corais, montes e bancos submarinos, mas ainda assim a maior parte das unidades de conservação marinhas têm focado na proteção de ambientes rasos”, diz o cientista.

novas especies noronha 7
Foto:Luiz A Rocha

novas especies noronha 8
Foto:Luiz A Rocha

novas especies noronha 9
Foto: Mauritius V Bell

novas especies noronha 10
Foto: João Lui Gasparini

O Brasil possui um dos ecossistemas mais ricos do mundo, mal podemos esperar para poder viajar e exploras as belezas de nosso país novamente!

Fonte: Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conferência cristã acontecerá em SP com objetivo de desconstruir o estereótipo midiático

Aqui no Razões já abordamos temas relacionados ao cristianismo de forma bastante abrangente, pois nosso intuito é mostrar que nem todos evangélicos, por exemplo,...

Soldado dá tênis para idosa ferida por causa de chinelo arrebentado

A soldado Julia deu um tênis de presente para a dona Maria, após socorrer a idosa com escoriações em uma das mãos.

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

Turbinas instaladas em postes transformam vento produzido por veículos em energia elétrica

“Quando você está ao lado de uma rodovia e passa um caminhão, dá para sentir o ar que ele movimenta". E foi a partir...

Filho sem braços usa boca para alimentar mãe de 91 anos

A devoção desse com sua mãe está além de qualquer história que já contamos aqui. Chen Xingyin, um agricultor de 48 anos de idade, da aldeia de...

Instagram