Cientistas descobrem quase 2 bilhões de árvores no deserto do Saara

Cientistas europeus descobriram a existência de 1,8 bilhão de árvores no meio do Deserto do Saara. Um dos locais mais improváveis para o surgimento de floresta, está agora com uma imensa e promissora área verde!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

deserto do saara
Foto: Adam Jones, Ph.D. | Wikimedia Commons

Campanha para distribuir coletores menstruais as mulheres nigerianas que vivem em condições insalubres. Contribua para essa vaquinha!

Foi uma grande surpresa descobrir que algumas árvores são capazes de crescer no deserto do Saara, uma região onde a maioria das pessoas acreditava que isso não seria possível – até agora.”, conta Martin Brandt, geógrafo da Universidade de Copenhagen que liderou o estudo.

Martin coordena uma equipe de pesquisadores que vieram da Alemanha, França, Senegal, Bélgica e da Nasa, somente para entender e estudar essa nova floresta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles utilizaram imagens de um satélite de alta precisão e inteligência artificial para identificar as árvores e os pontos certos que elas surgiram.

Árvores fora das áreas ocupadas por florestas não são comuns dentro dos modelos climáticos que usamos e sabemos muito pouco sobre a sua capacidade de estocar carbono. Elas são um elemento desconhecido no ciclo do carbono”, explica Martin.

deserto
Foto: Dr. Martin Brandt

Novas possibilidades

Para a ciência, a descoberta destas árvores é uma grande surpresa da natureza. Nos últimos anos, vários cientistas realizaram um censo e descobriram que há cerca de 3 trilhões de árvores no mundo, divididas em 60 mil tipos.

No caso das árvores do deserto, elas podem representar novas espécies, que favoreceriam o cenário de mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, é muito mais simples criar planos de ação para conservar as grandes áreas verdes do planeta, do que desenvolver ações para reflorestamento.

Sem esta tecnologia, não poderíamos ter descoberto e mensurado o tamanho desta floresta. Acredito que este pode ser o início de uma nova era nas pesquisas científicas”, explica Martin.

FONTE: CicloVivo

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“As dificuldades acontecem como uma oportunidade de levar a nossa alma para o encontro do nosso propósito”, com essa frase pra lá de impactante trazemos hoje mais uma história no #cafezoom

Pega um café, dá o play e prepara o lencinho! <3

A importância do acolhimento: Ep 04

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,268,037SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Frequência cardíaca dos cães dispara quando seus donos dizem ‘Eu te amo’

Se existe uma afirmação que todo mundo concorda é de que não existe amizade mais verdadeira do que aquela que temos com nossos cachorros....

“Ela o enxergou e o fez importante”: policial mineira faz compras para morador de rua em necessidade

Lindo gesto de humanidade! ❤️ Alguns dias atrás, Katia Oliveira estava em um supermercado de Belo Horizonte (MG) quando avistou uma policial militar fazendo compras...

Homem em situação de rua recusa proposta de R$ 2 mil para vender seu cão, Santos (SP)

Amor não se vende! Luiz Fernando Gomes de Araújo vive em situação de rua em Santos, litoral de São Paulo. Ele recusou uma proposta...

[VÍDEO] Menino abre mão de presentes de aniversário e doa centenas de alimentos a crianças com câncer

Qual criança não sonha ganhar presentes no seu aniversário? Mas o sonho do Luiz Augusto era outro e ele realizou: doar alimentos para crianças...

Conheça a escola que oferece feira gratuita para famílias de baixa renda da comunidade

Por Jéssica Miwa Manter uma alimentação saudável é um desafio ainda mais difícil quando a grana está curta. E é justamente aí que mora o...

Instagram