Cientistas descobrem quase 2 bilhões de árvores no deserto do Saara

Cientistas europeus descobriram a existência de 1,8 bilhão de árvores no meio do Deserto do Saara. Um dos locais mais improváveis para o surgimento de floresta, está agora com uma imensa e promissora área verde!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

deserto do saara
Foto: Adam Jones, Ph.D. | Wikimedia Commons

Campanha para distribuir coletores menstruais as mulheres nigerianas que vivem em condições insalubres. Contribua para essa vaquinha!

Foi uma grande surpresa descobrir que algumas árvores são capazes de crescer no deserto do Saara, uma região onde a maioria das pessoas acreditava que isso não seria possível – até agora.”, conta Martin Brandt, geógrafo da Universidade de Copenhagen que liderou o estudo.

Martin coordena uma equipe de pesquisadores que vieram da Alemanha, França, Senegal, Bélgica e da Nasa, somente para entender e estudar essa nova floresta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles utilizaram imagens de um satélite de alta precisão e inteligência artificial para identificar as árvores e os pontos certos que elas surgiram.

Árvores fora das áreas ocupadas por florestas não são comuns dentro dos modelos climáticos que usamos e sabemos muito pouco sobre a sua capacidade de estocar carbono. Elas são um elemento desconhecido no ciclo do carbono”, explica Martin.

deserto
Foto: Dr. Martin Brandt

Novas possibilidades

Para a ciência, a descoberta destas árvores é uma grande surpresa da natureza. Nos últimos anos, vários cientistas realizaram um censo e descobriram que há cerca de 3 trilhões de árvores no mundo, divididas em 60 mil tipos.

No caso das árvores do deserto, elas podem representar novas espécies, que favoreceriam o cenário de mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, é muito mais simples criar planos de ação para conservar as grandes áreas verdes do planeta, do que desenvolver ações para reflorestamento.

Sem esta tecnologia, não poderíamos ter descoberto e mensurado o tamanho desta floresta. Acredito que este pode ser o início de uma nova era nas pesquisas científicas”, explica Martin.

FONTE: CicloVivo

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“As dificuldades acontecem como uma oportunidade de levar a nossa alma para o encontro do nosso propósito”, com essa frase pra lá de impactante trazemos hoje mais uma história no #cafezoom

Pega um café, dá o play e prepara o lencinho! <3

A importância do acolhimento: Ep 04

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,983SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garoto internado e cachorrinha se despedem um do outro em hospital de Brasília

Com a permissão do Hospital Santa Helena, na Asa Norte de Brasília, Ricardo, de 9 anos, pôde se despedir de sua cachorrinha, que iria...

Bombeiro dá água a filhote de tatu em área devastada por incêndio no MT

As matas de uma fazenda entre os municípios de Nova Mutum e São José do Rio Claro, no Mato Grosso, foram atingidas por um forte...

O aposentado que construiu uma casa com materiais naturais e recuperados por menos de 600 reais

A casa parece algo saído da Terra-Média e a história por trás dela é quase tão fantástica quanto. Michael Buck, um professor aposentado, passou oito...

Menino que foi denunciado por vender água recebe apoio de internautas e vaquinha bate R$ 82 mil

E conseguimos mais uma vez! O Gabriel vendia água na rua para ajudar no sustento da família, em Mossoró (RN). Só que alguém o...

“Tio do Lanche” recebe apoio nas vendas após foto viralizar nas redes sociais

Os moradores de Corumbá (MS) provavelmente receberam uma imagem na segunda-feira (13), pelo WhatsApp ou Redes Sociais, pedindo ajuda para o Sr Wadinho, ou...

Instagram

Cientistas descobrem quase 2 bilhões de árvores no deserto do Saara 2