Cientistas descobrem quase 2 bilhões de árvores no deserto do Saara

Cientistas europeus descobriram a existência de 1,8 bilhão de árvores no meio do Deserto do Saara. Um dos locais mais improváveis para o surgimento de floresta, está agora com uma imensa e promissora área verde!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

deserto do saara
Foto: Adam Jones, Ph.D. | Wikimedia Commons

Campanha para distribuir coletores menstruais as mulheres nigerianas que vivem em condições insalubres. Contribua para essa vaquinha!

Foi uma grande surpresa descobrir que algumas árvores são capazes de crescer no deserto do Saara, uma região onde a maioria das pessoas acreditava que isso não seria possível – até agora.”, conta Martin Brandt, geógrafo da Universidade de Copenhagen que liderou o estudo.

Martin coordena uma equipe de pesquisadores que vieram da Alemanha, França, Senegal, Bélgica e da Nasa, somente para entender e estudar essa nova floresta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles utilizaram imagens de um satélite de alta precisão e inteligência artificial para identificar as árvores e os pontos certos que elas surgiram.

Árvores fora das áreas ocupadas por florestas não são comuns dentro dos modelos climáticos que usamos e sabemos muito pouco sobre a sua capacidade de estocar carbono. Elas são um elemento desconhecido no ciclo do carbono”, explica Martin.

deserto
Foto: Dr. Martin Brandt

Novas possibilidades

Para a ciência, a descoberta destas árvores é uma grande surpresa da natureza. Nos últimos anos, vários cientistas realizaram um censo e descobriram que há cerca de 3 trilhões de árvores no mundo, divididas em 60 mil tipos.

No caso das árvores do deserto, elas podem representar novas espécies, que favoreceriam o cenário de mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, é muito mais simples criar planos de ação para conservar as grandes áreas verdes do planeta, do que desenvolver ações para reflorestamento.

Sem esta tecnologia, não poderíamos ter descoberto e mensurado o tamanho desta floresta. Acredito que este pode ser o início de uma nova era nas pesquisas científicas”, explica Martin.

FONTE: CicloVivo

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“As dificuldades acontecem como uma oportunidade de levar a nossa alma para o encontro do nosso propósito”, com essa frase pra lá de impactante trazemos hoje mais uma história no #cafezoom

Pega um café, dá o play e prepara o lencinho! <3

A importância do acolhimento: Ep 04

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Cientistas descobrem quase 2 bilhões de árvores no deserto do Saara 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,075,725SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem que deixou dinheiro voar conta com a honestidade dos pedestres em Salvador

O jovem caminhava pela Passarela do Iguatemi quando o vento levou seu dinheiro.

Quatro irmãs que foram separadas no nascimento se encontram após 30 anos sem contato; assista

As irmãs Camila, Julia, Juliana e Bianca foram separadas logo após o nascimento. Adotadas por famílias diferentes, passaram 30 anos longe uma da outra....

Enfermeiro cubano salva bebê com o método da “mãe canguru”, na Argélia

A solidariedade tomou conta de todo mundo durante essa quarentena. A gente tem amado compartilhar esse momentos de empatia e, dessa vez, o motivo...

As conexões que movem a vida

A palestra do Marcelo Sales é um daqueles conteúdos que devemos prestar atenção por contar uma história de sucesso milionário citando seus acertos e também...

Samsung abre inscrições para 9º edição do Solve For Tomorrow no Brasil

A Samsung anuncia a abertura das inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow. O programa, que tem coordenação geral realizada pelo Cenpec, estimula...

Instagram

Cientistas descobrem quase 2 bilhões de árvores no deserto do Saara 2