Cientistas desenvolveram técnica capaz de transformar qualquer sangue em universal

Um dos grandes problemas da transfusão de sangue é a incompatibilidade do tipo sanguíneo do doador e do receptor. Mas, esse problema parece estar com os dias contados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, estão desenvolvendo uma técnica que será capaz de converter o sangue tipo “A” e “B” em tipo “O”. O sangue tipo O é chamado de “sangue universal”, pois é o único que qualquer pessoa pode receber.

Uma das principais diferenças entre o sangue O, A e B é que estes dois últimos possuem uma molécula de açúcar que está ligada às células vermelhas do sangue. Se um indivíduo de sangue O recebe uma doação de sangue A, por exemplo, o sistema imunológico irá detectar e atacar a molécula, o que pode ser fatal.

O objetivo da pesquisa é conseguir remover essa molécula de açúcar. Para isso, os pesquisadores desenvolveram uma enzima especial usando uma bactéria, que, depois de cinco anos, tona-se forte e capaz de eliminar quase todos os vestígios da molécula de açúcar no sangue.

+Doadores de sangue da Suécia recebem SMS quando salvam uma vida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, os cientistas precisam fazer mais testes para que a técnica alcance a perfeição e possa transformar o tipo A ou B em tipo O, permitindo que qualquer pessoa possa receber sangue, independente do seu tipo sanguíneo.

Com informações do UpdateorDie!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,562,206SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Preso injustamente perdoa mãe que o acusou de assassinato

Um ato de grandeza e humildade de um jovem preso injustamente, acusado de assassinato, emocionou pessoas de todo o país neste último domingo, 27. Leonardo...

‘Gangue’ de motoqueiras entrega leite materno para bebês prematuros

As motoqueiras entregam leite materno para bebês prematuros ou qualquer criança que necessita desse alimento vital para a sua saúde.

Termelétrica produz energia com lixo suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes em SP

A Termoverde Caieiras é a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário no Brasil.

Cadelinha cuida de ‘irmã’ poodle que ficou cega devido à diabetes

A amizade entre cãezinhos é sempre tão linda, né?! Os animais têm uma capacidade de se apegar a outro ser - da mesma espécie...

Uber pagará motorista que parar por conta do coronavírus

E vamos de mais uma boa iniciativa? A Uber informou na terça-feira (17) que os motoristas que pararem por conta do coronavírus receberão ajuda...

Instagram