Cientistas desenvolveram técnica capaz de transformar qualquer sangue em universal

Um dos grandes problemas da transfusão de sangue é a incompatibilidade do tipo sanguíneo do doador e do receptor. Mas, esse problema parece estar com os dias contados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, estão desenvolvendo uma técnica que será capaz de converter o sangue tipo “A” e “B” em tipo “O”. O sangue tipo O é chamado de “sangue universal”, pois é o único que qualquer pessoa pode receber.

Uma das principais diferenças entre o sangue O, A e B é que estes dois últimos possuem uma molécula de açúcar que está ligada às células vermelhas do sangue. Se um indivíduo de sangue O recebe uma doação de sangue A, por exemplo, o sistema imunológico irá detectar e atacar a molécula, o que pode ser fatal.

O objetivo da pesquisa é conseguir remover essa molécula de açúcar. Para isso, os pesquisadores desenvolveram uma enzima especial usando uma bactéria, que, depois de cinco anos, tona-se forte e capaz de eliminar quase todos os vestígios da molécula de açúcar no sangue.

+Doadores de sangue da Suécia recebem SMS quando salvam uma vida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, os cientistas precisam fazer mais testes para que a técnica alcance a perfeição e possa transformar o tipo A ou B em tipo O, permitindo que qualquer pessoa possa receber sangue, independente do seu tipo sanguíneo.

Com informações do UpdateorDie!

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,835,148SeguidoresSeguir
24,725SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem barbeiro improvisa salão na garagem de casa e recebe apoio de internautas

Aos 19 anos, o jovem barbeiro pediu desculpas pela simplicidade do local e relato comoveu milhares de pessoas. Para ajudá-lo na reforma do espaço, foi lançada uma vaquinha!

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Eles largaram o trabalho convencional para fazer o que realmente amam

O projeto continuecurioso é uma websérie que documenta a vida de pessoas que largaram o osso das 9h às 18h pra fazer o que realmente gostam. A ideia...

Inovador sistema de blocos de concreto reduz em 50% tempo de construção

Um novo sistema de blocos de concreto promete reduzir pela metade o tempo de construção de edificações verticais e residências, além dos custos com...

Causa da Educação, representada por Fernanda Gentil, é a grande vencedora da promoção Ganhou, Causou da Nestlé

Com mais de 2 milhões de produtos cadastrados, a causa apoiada por Fernanda Gentil foi a mais votada pelos consumidores participantes.

Instagram

Cientistas desenvolveram técnica capaz de transformar qualquer sangue em universal 3