Cientistas desenvolveram técnica capaz de transformar qualquer sangue em universal

Um dos grandes problemas da transfusão de sangue é a incompatibilidade do tipo sanguíneo do doador e do receptor. Mas, esse problema parece estar com os dias contados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, estão desenvolvendo uma técnica que será capaz de converter o sangue tipo “A” e “B” em tipo “O”. O sangue tipo O é chamado de “sangue universal”, pois é o único que qualquer pessoa pode receber.

Uma das principais diferenças entre o sangue O, A e B é que estes dois últimos possuem uma molécula de açúcar que está ligada às células vermelhas do sangue. Se um indivíduo de sangue O recebe uma doação de sangue A, por exemplo, o sistema imunológico irá detectar e atacar a molécula, o que pode ser fatal.

O objetivo da pesquisa é conseguir remover essa molécula de açúcar. Para isso, os pesquisadores desenvolveram uma enzima especial usando uma bactéria, que, depois de cinco anos, tona-se forte e capaz de eliminar quase todos os vestígios da molécula de açúcar no sangue.

+Doadores de sangue da Suécia recebem SMS quando salvam uma vida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, os cientistas precisam fazer mais testes para que a técnica alcance a perfeição e possa transformar o tipo A ou B em tipo O, permitindo que qualquer pessoa possa receber sangue, independente do seu tipo sanguíneo.

Com informações do UpdateorDie!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,782,693SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo mostra a rotina de pais suecos que tiraram um ano de licença paternidade

Ontem mostramos o Ashton Kutcher, que fez uma petição reivindicando trocadores de fraldas em banheiros masculinos, relembre aqui. Pois, ainda dentro do assunto paternidade, a...

Padre salva cachorros de rua e os leva para missa, onde são adotados

O padre João Paulo é o chefe da Paróquia de Santana na cidade de Gravatá, Pernambuco. Ele leva para a missa os cães que encontra nas ruas para serem adotados pelos fiéis.

Fotógrafo captura foto de abelhas abraçadas, dormindo juntas em uma flor

O fotógrafo Joe Nelly e sua esposa Niccole foram colher flores de papoula em um campo florido para enfeitarem um ensaio fotográfico que fariam...

Estudantes de design restauram fotos danificadas das vítimas do furacão Harvey

No ano passado o furacão Harvey passou pelo sul dos Estados Unidos, causando inúmeros estragos. Entre eles, milhares de pessoas perderam suas casas e...

Dove monitora batimentos cardíacos de homens ao descreverem a beleza de modelos e pessoas amadas

Se tem uma coisa que nenhuma super modelo pode nos causar, é a emoção genuína de um laço afetivo.

Instagram