Cientistas anunciam exame de sangue que detecta melanoma

0
1734
cientistas australianos exame sangue detecta melanoma

Cientistas australianos anunciaram a descoberta de um teste de sangue capaz de detectar o melanoma em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura do câncer de pele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O exame poderá ajudar os médicos a detectar a doença antes que se propague para o resto do corpo, segundo os pesquisadores da Universidade Edith Cowan – o trabalho foi publicado pela revista Oncotarget.

O teste foi aplicado em 105 pacientes com melanoma e em 104 pacientes saudáveis. O procedimento permitiu diagnóstico precoce da doença em 79% dos casos.

“Este teste sanguíneo é muito promissor como detector potencial porque pode identificar o melanoma em sua etapa inicial, quando ainda por ser tratado”, destaca Pauline Zaenker, pesquisadora líder da descoberta, em um comunicado.

“Os pacientes cujo melanoma é detectado em um estado precoce têm uma taxa de sobrevida de cinco anos entre 90% e 99%”, acrescenta Zaenker.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A taxa de sobrevivência cai para 50% quando a doença é descoberta tardiamente.

Hoje, o melanoma é detectado mediante um exame clínico realizado por um médico, que, em caso de lesão suspeita, realiza uma extração para a realização da biópsia.

Zaenker e sua equipe está preparando um trabalho clínico que irá durar três anos para validar as conclusões do estudo e chegar a um teste que possa ser utilizado pelos médicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada três tipos de câncer é de pele. A Austrália é o país com uma das maiores taxas de melanoma no mundo.

Leia também!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estudantes de Medicina doam dinheiro arrecadado da formatura para hospital

Aplicativo ajuda deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar

Adolescente de 16 anos cria anel capaz de monitorar tremores de Parkinson

Aos 12 anos, ele já tinha plantado 1 milhão de árvores. Aos 20, sua meta é plantar 1 trilhão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito da foto: Via

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.