Engenheiros criam óculos que corrigem visão automaticamente

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram óculos capazes de corrigir automaticamente o foco e restaurar a visão de pessoas que precisariam utilizar lentes progressivas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A novidade foi desenvolvida através de uma tecnologia de rastreamento ocular, que controla um par de lentes com capacidade de autofoco. Vem daí o nome: óculos autofocais.

“Mais de um bilhão de pessoas têm presbiopia e criamos um par de lentes autofocais que poderão um dia corrigir sua visão de forma muito mais eficaz do que os óculos tradicionais,” disse Gordon Wetzstein, da Universidade de Stanford.

Engenheiros criam óculos autofocais que corrigem visão automaticamente

A “presbiopia” é problema na visão que atormenta boa parte das pessoas acima dos 45 anos de idade. Ela aparece porque as lentes naturais dos olhos, que são chamadas de cristalino, perdem a elasticidade necessária para focalizar os objetos mais próximos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Em Macaé, (RJ) estudante cria óculos que detecta obstáculos e emite alertas para cegos

A única solução para a maioria das pessoas atingidas é utilizar lentes progressivas, ou multifocais, que exigem que a pessoa alinhe a cabeça para enxergar adequadamente. Uma lente artificial, capaz de focalizar os objetos de forma dinâmica, contudo, pode ser uma solução melhor.

Protótipo

O primeiro protótipo desenvolvido pelos pesquisadores se assemelha a um óculos de realidade virtual.

No entanto, eles esperam reduzir seu tamanho e simplificar sua estrutura para torná-los mais acessíveis ao uso cotidiano. As lentes com autofoco funcionam semelhantemente à lente do olho: lentes cheias de fluido dilatam-se e contraem-se à medida que o campo de visão muda.

Engenheiros criam óculos autofocais que corrigem visão automaticamente

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Usando a técnica da triangulação, sensores de rastreamento ocular detectam para onde a pessoa está olhando e calculam a distância precisa até o objeto de interesse.

Leia também: Garoto usa dinheiro da mesada para comprar óculos para amigo daltônico ver as cores

Os rastreadores e as lentes líquidas já existiam antes. A novidade desenvolvida é um sofisticado sistema que aproveita esses dados de rastreamento ocular para manter as lentes cheias de fluido em foco constante e perfeito.

Engenheiros criam ‘óculos autofocais’, que corrigem visão automaticamente

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O próximo estágio é a “miniaturização” dos óculos, permitindo sua fabricação em massa e um uso doméstico sem complicações.

O professor Wetzstein acredita que essa etapa poderá levar mais alguns anos, mas garante que eles serão eficientes e elegantes. Este é o futuro da correção definitiva da visão humana!

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: Universidade de Stanford

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,121,804SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com guarda-chuva, garoto protege técnicos em dia de chuva e eles retribuem a gentileza

As crianças ainda dão jeito nesse mundo! A generosidade e a empatia desses pequenos é algo inexplicável. Os técnicos da ITRR, indústria de transformadores...

Brasil terá banco de células-tronco compatível com 90% da população

As células-tronco podem se transformar em qualquer tecido do corpo humano!

Aluno dá lição de moral na professora e vídeo faz sucesso na internet

Infelizmente, não são apenas nossas escolas brasileiras que tem um ensino defeituoso, este aluno americano cansou de ver a professora fazendo corpo mole em...

Gari doou R$ 76 mil para colocar crianças pobres na escola nos últimos 30 anos na China

O chinês Zhao Yongjiu também vendeu a casa onde morava para ajudar os mais necessitados.

De frutas a chicletes: Ford recicla diversos materiais para serem aplicados nos carros

Já falamos algumas vezes aqui da fabricante de automóveis Ford que está fazendo estudos sobre como nos locomoveremos no futuro, relembre aqui. Mas e com...

Instagram

Engenheiros criam óculos que corrigem visão automaticamente 2