Cientistas produzem polímero para a reciclagem infinita do plástico

Não restam dúvidas de que a reciclagem do plástico é um processo extremamente importante para a preservação do meio ambiente. Mas, você sabia que o material pode ser reciclado apenas algumas vezes?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pode ser que isso mude daqui um tempo, graças a uma descoberta de um grupo de químicos da Universidade do Estado do Colorado. Os cientistas anunciaram avanços na direção de um polímero que pode ser reciclado inúmeras vezes e sem produtos químicos tóxicos.

O material é mais forte, resistente ao calor e leve, na comparação com os plásticos feitos a partir de derivados de petróleo. Eles acreditam que a descoberta é um passo importante para a produção de materiais sustentáveis e que, no futuro, o material poderá competir com os plásticos poluentes.

RELACIONADO: Senado aprova projeto que prevê a proibição de plástico descartável no Brasil

plástico-garrafa-pet-mato
Foto: Pixabay Creative Commons

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A descoberta foi publicada na conceituada revista Science, na semana passada. Os cientistas veem nela o início de futuro com “plásticos verdes”, que podem ser “colocados em um reator e, em linguagem química, recuperar seu valor polimerizado, o que não é possível para os plásticos de hoje”.

“Isso traria o material de volta ao seu ponto de partida química, para que pudesse ser utilizado de novo, e de novo e de novo”, disse o professor Eugene Chen, principal autor do estudo. “Os polímeros podem ser quimicamente reciclados e reutilizados, em princípio, infinitamente.”

Porém, Chen enfatizou que a tecnologia foi testada em laboratório – ampliação de um avanço que anunciou em 2015 – e que mais estudos são necessários para a produção da descoberta em escala industrial.

“Seria o nosso sonho ver esta tecnologia de polímeros quimicamente reciclável materializar no mercado”, finaliza Chen.

Foto de capa: Bill Cotton/Colorado State University

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,263,267SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Antes queria ser a Rapunzel, agora quer ser a Miss Universo”, diz mãe

"Confesso que nunca havia ligado muito para representatividade até me tornar mãe", diz a mãe em um post no Facebook.

Vovó arrasa em looks inspirados nas flores do jardim de casa e viraliza

As fotos da idosa já reúnem mais de 170 mil curtidas e 30 mil comentários, e inspirou outros jovens a compartilhar fotos de seus avós estilosos.

Biólogo indonésio cria sacola plástica solúvel em água

Kevin Kumala, biólogo de Bali, na Indonésia, criou a solução para um dos maiores problemas relacionados à poluição mundial: o pesquisador inventou uma sacola...

Repórter ‘dá bronca’ em torcedor ao vivo por ter usado termo homofóbico

Durante uma entrada ao vivo no programa 'Bate-Bola', a repórter Gabriela Moreira entrevistou um torcedor do Palmeiras. Ao palpitar sobre o resultado do jogo,...

Vendedor de empadas tem mercadoria jogada no chão e passageiros se unem para cobrir prejuízo

O vendedor de empadas Igor Rodrigues de Sousa Soares, 23 anos, teve sua mercadoria jogada no chão do Terminal de Carapina, em Serra, no...

Instagram

Cientistas produzem polímero para a reciclagem infinita do plástico 2