Cientistas descobrem proteína que regenera cartilagem e pode ajudar quem sente dores nas articulações

0
2530
cartilagem recuperada

Cientistas da Universidade de Stanford, EUA, publicaram estudo que pode resolver o problema de quem sofre com dores nas articulações. Eles analisaram uma proteína que consegue regenerar a cartilagem que facilita o movimento entre os ossos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe utilizou sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas, durante o processo de cicatrização das lesões na cartilagem – nos humanos, essas microlesões ocorrem no processo de desgaste da substância.

A cartilagem tem potencial regenerativo praticamente zero na idade adulta, então, uma vez ferida ou desgastada, o que podemos fazer pelos pacientes tem sido muito limitado. É extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido“, conta o professor Charles Chan, coordenador da equipe.

Fazendo a cartilagem crescer

Charles já realiza pesquisas há algum tempo. Ele descobriu que a proteína morfogenética óssea 2 (BMP2), consegue realizar o processo de regeneração e favorecer os movimentos após lesões.

Ele percebeu que. à medida que o osso se desenvolve, as células devem primeiro passar por um estágio de cartilagem, antes de se transformar em osso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles descobriram então, que encorajando as células-tronco esqueléticas da articulação a iniciar um caminho para se transformarem em osso, mas interrompendo o processo no estágio de cartilagem, o resultado esperado seria alcançado.

Chegamos a uma cartilagem feita do mesmo tipo de células da cartilagem natural, com propriedades mecânicas comparáveis, ao contrário da fibrocartilagem que geralmente obtemos,” contou Chan.

O próximo estágio da pesquisa será conduzir os últimos experimentos antes de iniciar os testes clínicos em pacientes reais.

Para Charles, “é extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido”.

Que maravilha, hein?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Diário da Saúde.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.