Cientistas descobrem proteína que regenera cartilagem e pode ajudar quem sente dores nas articulações

Cientistas da Universidade de Stanford, EUA, publicaram estudo que pode resolver o problema de quem sofre com dores nas articulações. Eles analisaram uma proteína que consegue regenerar a cartilagem que facilita o movimento entre os ossos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe utilizou sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas, durante o processo de cicatrização das lesões na cartilagem – nos humanos, essas microlesões ocorrem no processo de desgaste da substância.

A cartilagem tem potencial regenerativo praticamente zero na idade adulta, então, uma vez ferida ou desgastada, o que podemos fazer pelos pacientes tem sido muito limitado. É extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido“, conta o professor Charles Chan, coordenador da equipe.

Fazendo a cartilagem crescer

Charles já realiza pesquisas há algum tempo. Ele descobriu que a proteína morfogenética óssea 2 (BMP2), consegue realizar o processo de regeneração e favorecer os movimentos após lesões.

Ele percebeu que. à medida que o osso se desenvolve, as células devem primeiro passar por um estágio de cartilagem, antes de se transformar em osso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles descobriram então, que encorajando as células-tronco esqueléticas da articulação a iniciar um caminho para se transformarem em osso, mas interrompendo o processo no estágio de cartilagem, o resultado esperado seria alcançado.

Chegamos a uma cartilagem feita do mesmo tipo de células da cartilagem natural, com propriedades mecânicas comparáveis, ao contrário da fibrocartilagem que geralmente obtemos,” contou Chan.

O próximo estágio da pesquisa será conduzir os últimos experimentos antes de iniciar os testes clínicos em pacientes reais.

Para Charles, “é extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido”.

Que maravilha, hein?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Diário da Saúde.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após ser alvo de bullying, casal cria canal no YouTube para falar sobre HIV e combater o preconceito

HIV e AIDS são a mesma coisa? Para responder a essa e outras perguntas em torno de temas cercados de preconceito, de forma descontraída...

E se a Terra nos tratasse da mesma forma que a tratamos? Assista

Pergunta interessante não?! Pois bem, um grupo de adolescentes fez um vídeo muito bem humorado sobre o tema. Por mais que seja um assunto muito delicado e...

Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo vacina contra o coronavírus

Professores, cientistas e pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) estão trabalhando em uma vacina contra o coronavírus (Covid-19). A estratégia...

Tartarugas aparecem nadando em água cristalina da Baía de Guanabara no RJ

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem gravando um trecho da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), tal qual...

Campanha no metrô de SP chama atenção para causa da educação

Epson, Casa do Zezinho e Avery Dennison chamam atenção de usuários do metrô de São Paulo para causa da educação.

Instagram