Cientistas descobrem proteína que regenera cartilagem e pode ajudar quem sente dores nas articulações

Cientistas da Universidade de Stanford, EUA, publicaram estudo que pode resolver o problema de quem sofre com dores nas articulações. Eles analisaram uma proteína que consegue regenerar a cartilagem que facilita o movimento entre os ossos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe utilizou sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas, durante o processo de cicatrização das lesões na cartilagem – nos humanos, essas microlesões ocorrem no processo de desgaste da substância.

A cartilagem tem potencial regenerativo praticamente zero na idade adulta, então, uma vez ferida ou desgastada, o que podemos fazer pelos pacientes tem sido muito limitado. É extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido“, conta o professor Charles Chan, coordenador da equipe.

Fazendo a cartilagem crescer

Charles já realiza pesquisas há algum tempo. Ele descobriu que a proteína morfogenética óssea 2 (BMP2), consegue realizar o processo de regeneração e favorecer os movimentos após lesões.

Ele percebeu que. à medida que o osso se desenvolve, as células devem primeiro passar por um estágio de cartilagem, antes de se transformar em osso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles descobriram então, que encorajando as células-tronco esqueléticas da articulação a iniciar um caminho para se transformarem em osso, mas interrompendo o processo no estágio de cartilagem, o resultado esperado seria alcançado.

Chegamos a uma cartilagem feita do mesmo tipo de células da cartilagem natural, com propriedades mecânicas comparáveis, ao contrário da fibrocartilagem que geralmente obtemos,” contou Chan.

O próximo estágio da pesquisa será conduzir os últimos experimentos antes de iniciar os testes clínicos em pacientes reais.

Para Charles, “é extremamente gratificante encontrar uma maneira de ajudar o corpo a regenerar este importante tecido”.

Que maravilha, hein?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Diário da Saúde.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal e seu bebê fazem ensaio inspirado no filme da saga ‘Star Wars’

O ensaio aconteceu em um local com dunas no estado de Utah, nos Estados Unidos, onde a família mora. “Foram quatro horas dirigindo, com trechos off road para chegar lá”, explicou Victor. “Definitivamente foi como se estivéssemos em Jakku.”

Você sabe a real importância de um professor?

"Professor é um dom, uma vocação". São com essas palavras que o jornalista Alexadre Garcia fala sobre a importância do professor na vida de...

Jovem de Caruaru (PE) consegue emprego no mesmo dia que pediu trabalho no sinal

Mikael Silva conseguiu emprego numa pizzaria no mesmo dia que apareceu desesperado numa avenida pedindo trabalho.

Ilustrações nos lembram que o amor está nas pequenas coisas

Nada mais gratificante do que usar seus talentos e conhecimentos para espalhar felicidade. Foi exatamente isso que levou a ilustradora indiana Nidhi Chanani a fazer uma série de...

Mulher compra estoque de loja de brinquedos para doar a crianças carentes de NY

A norte-americana Carol Suchman comprou todo o estoque de brinquedos de uma loja de brinquedos que estava quase falindo para doá-lo a instituições de caridade de...

Instagram

Cientistas descobrem proteína que regenera cartilagem e pode ajudar quem sente dores nas articulações 2