Cientistas criam espuma que retira agrotóxicos de alimentos

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criaram uma espuma capaz de detectar e absorver agrotóxicos presentes na água de frutas, legumes e verduras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A descoberta que promete diminuir o risco de problemas de saúde trazidos por essas substâncias, como o câncer, foi publicada no periódico Journal of Hazardous.

Existia a preocupação da espuma de poliuretano extrair os nutrientes dos alimentos. Os cientistas então realizaram testes que comprovaram que o produto retira apenas os agrotóxicos sem prejudicar as propriedades nutricionais dos alimentos.

Leia também: Agricultura do futuro terá fazendas verticais sem pesticidas e com 95% menos água

Traduzindo, o poliuretano é um tipo de matéria plástica usada para criar esponjas, espumas isolantes térmicas e acústicas e solados de calçados, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A espuma desenvolvida pelos pesquisadores da UFMG foi criada a partir de resíduos da indústria petroquímica e componentes naturais, como o óleo de mamona. A combinação facilitou a interação de grupos químicos com os pesticidas e possibilitou a identificação dos agrotóxicos.

A equipe também testou a capacidade de regeneração da espuma. Ela removeu o contaminante e recuperou o produto, que resistiu a cinco ciclos de reutilização sem chegar a saturar.

Leia também: Curso online e gratuito ensina sobre alimentação consciente para revolucionar hábitos

“A eficiência é em torno de 90% da espuma com resíduo, e como resíduo puro chega a 95% da remoção do pesticida”, explicou Lena Braga, engenheira química e pós-doutoranda da UFMG, ao site do jornal O Tempo.

Os resultados são animadores, mas os cientistas afirmam que a técnica ainda precisa ser aprimorada. No caso da alface, por exemplo, se a folha for colocada na água com a espuma, o pesticida não vai passar para o líquido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia dos cientistas é desenvolver um filme plástico a partir do material da espuma que, ao envolver o alimento, consiga retirar os pesticidas.

crédito da foto: Pixabay

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,211SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garis salvam gatinho que estava quase morrendo soterrado debaixo de 5 toneladas de lixo

O que parecia ser apenas mais um dia comum para 3 funcionários de uma companhia de limpeza urbana, nos Estados Unidos, foi o dia...

Mãe faz apelo na internet e menina doa Pato Donald para filho autista

A pequena Beatriz, 5 anos, abriu mão de um dos seus bichinhos de pelúcia favoritos, o Pato Donald, para encerrar a tristeza de um...

Mulher encontra cãozinho perdido e recusa carro oferecido como recompensa

O chihuahua Benji já estava desparecido desde o dia 07 de novembro. E isso deixou a família dele desolada. Eles chegaram a oferece um...

Em busca de histórias de migrantes, artistas se oferecem para escrever cartas

O coletivo "Estopô Balaio" lançou um convite e 15 pessoas toparam: sessões gratuitas de escrita de cartas. "Sente com a gente, conte uma história, tome um café...

Homem registra por 4 anos sua evolução pós alcoolismo. A transformação é impressionante!

Kenny Dunn começou a exagerar na bebida quando estava na faculdade. É como quase todo mundo faz. Depois da aula, cervejinha com amigos, algumas...

Instagram