Cientistas criam espuma que retira agrotóxicos de alimentos

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criaram uma espuma capaz de detectar e absorver agrotóxicos presentes na água de frutas, legumes e verduras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A descoberta que promete diminuir o risco de problemas de saúde trazidos por essas substâncias, como o câncer, foi publicada no periódico Journal of Hazardous.

Existia a preocupação da espuma de poliuretano extrair os nutrientes dos alimentos. Os cientistas então realizaram testes que comprovaram que o produto retira apenas os agrotóxicos sem prejudicar as propriedades nutricionais dos alimentos.

Leia também: Agricultura do futuro terá fazendas verticais sem pesticidas e com 95% menos água

Traduzindo, o poliuretano é um tipo de matéria plástica usada para criar esponjas, espumas isolantes térmicas e acústicas e solados de calçados, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A espuma desenvolvida pelos pesquisadores da UFMG foi criada a partir de resíduos da indústria petroquímica e componentes naturais, como o óleo de mamona. A combinação facilitou a interação de grupos químicos com os pesticidas e possibilitou a identificação dos agrotóxicos.

A equipe também testou a capacidade de regeneração da espuma. Ela removeu o contaminante e recuperou o produto, que resistiu a cinco ciclos de reutilização sem chegar a saturar.

Leia também: Curso online e gratuito ensina sobre alimentação consciente para revolucionar hábitos

“A eficiência é em torno de 90% da espuma com resíduo, e como resíduo puro chega a 95% da remoção do pesticida”, explicou Lena Braga, engenheira química e pós-doutoranda da UFMG, ao site do jornal O Tempo.

Os resultados são animadores, mas os cientistas afirmam que a técnica ainda precisa ser aprimorada. No caso da alface, por exemplo, se a folha for colocada na água com a espuma, o pesticida não vai passar para o líquido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia dos cientistas é desenvolver um filme plástico a partir do material da espuma que, ao envolver o alimento, consiga retirar os pesticidas.

crédito da foto: Pixabay

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cientistas descobrem células que causam leucemia e possibilitam tratar a doença antes que se manifeste

Mais um avanço surpreendente da ciência: um estudo do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Portugal, identificou células que estão na origem do desenvolvimento...

Mulher ajuda jovem desesperada a chegar até o local da prova do Enem

Enquanto a administradora Maria do Carmo Veras procurava a casa da prima, no bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina (PI), ela encontrou uma...

[VÍDEO] Avó tem reação maravilhosa ao descobrir que vai morar com o neto

E a vozinha GB, que não cansa em ser fofa, dessa vez foi surpreendida pelo neto. Ela já apareceu por aqui quando se declarou...

Cachorro “pede benção” ao dono todo dia quando ele chega do trabalho

Acabamos de assistir um lindo vídeo, que mostra o amor incondicional dos bichos pelo ser humano. No vídeo, vemos Daniel Anjos, que disse que todo...

Bruna Marquezine recebe meninas refugiadas em sua casa no Rio com muita diversão

No último domingo (18), a atriz Bruna Marquezine, 24 anos, recebeu um grupo de meninas refugiadas em sua casa, na Barra da Tijuca, Zona...

Instagram