Cientistas criam espuma que retira agrotóxicos de alimentos

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criaram uma espuma capaz de detectar e absorver agrotóxicos presentes na água de frutas, legumes e verduras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A descoberta que promete diminuir o risco de problemas de saúde trazidos por essas substâncias, como o câncer, foi publicada no periódico Journal of Hazardous.

Existia a preocupação da espuma de poliuretano extrair os nutrientes dos alimentos. Os cientistas então realizaram testes que comprovaram que o produto retira apenas os agrotóxicos sem prejudicar as propriedades nutricionais dos alimentos.

Leia também: Agricultura do futuro terá fazendas verticais sem pesticidas e com 95% menos água

Traduzindo, o poliuretano é um tipo de matéria plástica usada para criar esponjas, espumas isolantes térmicas e acústicas e solados de calçados, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A espuma desenvolvida pelos pesquisadores da UFMG foi criada a partir de resíduos da indústria petroquímica e componentes naturais, como o óleo de mamona. A combinação facilitou a interação de grupos químicos com os pesticidas e possibilitou a identificação dos agrotóxicos.

A equipe também testou a capacidade de regeneração da espuma. Ela removeu o contaminante e recuperou o produto, que resistiu a cinco ciclos de reutilização sem chegar a saturar.

Leia também: Curso online e gratuito ensina sobre alimentação consciente para revolucionar hábitos

“A eficiência é em torno de 90% da espuma com resíduo, e como resíduo puro chega a 95% da remoção do pesticida”, explicou Lena Braga, engenheira química e pós-doutoranda da UFMG, ao site do jornal O Tempo.

Os resultados são animadores, mas os cientistas afirmam que a técnica ainda precisa ser aprimorada. No caso da alface, por exemplo, se a folha for colocada na água com a espuma, o pesticida não vai passar para o líquido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia dos cientistas é desenvolver um filme plástico a partir do material da espuma que, ao envolver o alimento, consiga retirar os pesticidas.

crédito da foto: Pixabay

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,984,295SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Youtuber paraguaio constrói casa para seus pais publicando vídeos de receitas típicas

Os pais trabalham duro para dar o melhor aos filhos. Em alguma fase da vida, os papéis se invertem e cabem aos filhos cuidar...

Após mãe ter ficado cega, filho aprende fazer suas unhas e cabelo para tirá-la da depressão

Saulo Luz de Albuquerque é conhecido em Cabo de Santo Agostinho (PB) por ajudar as pessoas e pelo exemplo de amor e carinho com...

Menina com leucemia deixa carta para voluntária: ‘Obrigada por vir me ver’

De partir o coração. Júlia, de apenas 8 anos, deixou uma carta para Gabriella Pereira, voluntária em um abrigo para crianças, agradecendo-a pela companhia e...

Tatuadora cobrirá, de graça, desenhos feitos em vítimas por assediador de BH

A tatuadora Isadora Carvalho, proprietária do estúdio Isa Tattoo Arts, em Belo Horizonte, se comprometeu a fazer gratuitamente a cobertura das tatuagens das mulheres que...

Ensaio fotográfico registra adolescentes trans que estão passando por transição

O site Mashable organizou um ensaio fotográfico estrelado apenas por adolescentes trans que vivem nos Estados Unidos em processo de transformação. O objetivo da série é que cada...

Instagram