No Sri Lanka, cocô de elefantes vira papel artesanal

Muitas pessoas não fazem ideia de que é possível transformar esterco de elefantes em papel. Apesar da matéria-prima inusitada, a empresa Maximus, do Siri Lanka, mostra que é possível preservar o meio ambiente, evitar a extinção dos elefantes e gerar emprego ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A companhia começou a fabricar papel artesanal a partir da fibra presente no esterco desses animais há mais de vinte anos. Em idade avançada ou com problemas físicos, eles vivem no Orfanato de Elefantes de Pinnawala.

Leia também: Estudantes criam solução para óleo no mar com casca de coco verde

A Maximus primeiro lava as fezes dos elefantes para separar a fibra. Depois, o material é aquecido, para eliminar as bactérias e tirar o mau cheiro, até virar uma pasta e ser colocada em formas, onde é prensada e transformada em folhas.

cocô elefantes vira papel artesanal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

cocô elefantes vira papel artesanal

cocô elefantes vira papel artesanal

cocô elefantes vira papel artesanal

A cor do papel varia conforme o tipo de vegetação que o animal comeu. Assim como a textura depende do quanto o alimento foi mastigado. “A fibra totalmente digerida dá ao papel um acabamento suave, enquanto a fibra parcialmente digerida faz com que o papel seja mais grosso”, explica a empresa em seu site.

O papel vira caderno, bloco de notas, cartão de visita, porta-retratos, entre outros artigos de papelaria, exportados para mais de 30 países. Uma porcentagem do lucro das vendas é destinada para a Fundação Millenium Elephant, que administra o Orfanato de Elefantes de Pinnawala.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim, sem cortar uma só árvore, a Maximus gera empregos, cria novos negócios e protege os elefantes da extinção. Dá play no vídeo:

crédito das imagens: Reprodução/Facebook Nas Daily

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,067,715SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Michael Jordan doa mais de 8 milhões para vítimas do Florence

Maior nome da história do basquete mundial, Michael Jordan também faz bonito fora das quadras.

Casal passou três dias na rodoviária para conseguir embarcar com seu cachorro

A página Professor Kenny no Facebook postou a foto de um casal que passou três dias na rodoviária de Santos com seu cachorro que...

Ela foi citada no Enem 2015, mas quem foi Simone de Beauvoir?

Você sabe me dizer quem foi Simone de Beauvoir? A filósofa francesa será lembrada para sempre como um dos grandes nomes do Enem 2015, por...

Instagram

No Sri Lanka, cocô de elefantes vira papel artesanal 2